Buscar

Texto humanização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Texto humanização
Atualmente, o processo de cuidar, na área da saúde, tem-se pautado em inúmeras questões que objetivam melhorar a assistência propiciando-a de forma humanizada. Para esta deve-se fazer reflexão acerca dos princípios da prática, pressupondo um cuidado digno e solidário, que possa abranger o individuo como um todo. Para isso, a enfermagem deve estabelecer metas que promovam o bem estar físico, psicossocial do paciente, observando-o como um ser autônomo que possui vontades, medos, necessidades entre outros aspectos.
 Neste estudo foi realizada uma revisão literária, na qual foram selecionados oito artigos publicados nos últimos dez anos e cujo contexto voltava-se para a humanização da assistência.
Este conteúdo enfatizará, como um dos principais instrumentos, a “arte da comunicação”, fundamental para o estabelecimento de um laço de confiança entre equipe de enfermagem e pacientes, e que irá permitir através da comunicação direta (o diálogo) e indireta (expressões corporais) o entendimento, pela equipe enfermagem, as necessidades reais de cuidado desse cliente. 
Faz-se necessário pela equipe de enfermagem desenvolver novas técnicas que proporcionem o aprofundamento dos processos comunicativos garantindo um cuidado com maior zelo, atenção, empenho, dedicação, consolidando um conjunto de ações que irão preconizar a valorização da vida desse paciente de forma global- individuo família, equipe profissional, sobressaindo assim a assistência humanizada.
Concluí se que esse estudo não visa produzir um novo conhecimento, mas sim enaltecer a comunicação direta e indireta como instrumentos importantes para se estabelecer, pela equipe de enfermagem, os parâmetros da humanização, ou seja, um cuidado humanizado.
Palavras - chave: Cuidado, enfermagem, comunicação direta e indireta, humanização.

Outros materiais