Buscar

Alfabetização e Letramento

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0547_AV_201202086764 » MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201202086764 - KAMYLA CAROLINE DE PAULA ALVES 
	Professor:
	ANGELA MARIA PAIVA GAMA
	Turma: 9002/AA
	Nota da Prova: 6,2 Nota de Partic.: 1,5 Data: 06/11/2013 21:10:42
	
	1a Questão (Ref.: 201202140043)
	3a sem.: CONSTRUTIVISMO
	Pontos:0,8 / 0,8
	Abaixo, tem-se afirmativas acerca das concepções empirista e construtivista do conhecimento. Qual delas descreve corretamente o pressuposto da teoria analisada?
		
	
	No construtivismo, a escrita é concebida como simples transcrição do sonoro para um código visual.
	
	No empirismo, a criança participa de forma ativa no processo de aprendizagem: suas experiências culturais (não-escolares) com a leitura e a escrita são valorizadas pela escola.
	
	No construtivismo a escrita é aprendida pela criança como um código a ser treinado e codificado de forma correta e alfabética desde os primeiros dias da alfabetização.
	
	No empirismo, rompe-se com a visão inatista de conceber a alfabetização como ensinamento do código alfabético: identifica-se a natureza alfabética da escrita.
	
	No construtivismo, a criança é um sujeito em permanente construção do seu conhecimento e não se considera que há erro e sim um processo de aprendizagem em andamento.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201202167216)
	4a sem.: Psicogênese
	Pontos:0,8 / 0,8
	As fases de desenvolvimento da escrita pesquisadas por Emília Ferreiro foram respectivamente: 
		
	
	Pré-silábila, silábica, silábico alfabética e alfabética.
	
	Silábica, pré-alfabética,alfabética e pós-alfabética.
	
	Pré-silábica, silábica, alfabética e pós-alfabética.
	
	Pré-silábica, pré-alfabética, alfabética e pós-silábica.
	
	Silábica, silábico-alfabética, pré-alfabética e alfabética.
	
	
	3a Questão (Ref.: 201202167251)
	3a sem.: MÉTODO
	Pontos:0,8 / 0,8
	Na reunião de planejamento pedagógico Eulália - uma professora recém-chegada na escola Marquês de Abreu questionou a utilização da escrita espontânea para a produção de palavras, pois achava que se a criança não aprendesse a escrever de forma ortográfica, não aprenderia mais e poderia ficar persistindo no erro. Sua orientadora falou sobre a capacidade que as crianças tinham de refletir sobre a escrita durante o seu processo de construção. A concepção de escrita como um sistema de representação da realidade faz parte de qual concepção de conhecimento? 
		
	
	Construtivista
	
	Método fônico
	
	Sintética 
	
	Empirista
	
	Sócio-construtivista
	
	
	4a Questão (Ref.: 201202167238)
	1a sem.: MÉTODO
	Pontos:0,0 / 0,8
	Sr. Paulo está preenchendo o cadastro para busca de empregos no setor de construção civil. Quando perguntado sobre sua condição de escolaridade, ele respondeu que era alfabetizado. Entretanto ao preencher as habilidades/competências que têm relacionadas com a leitura e a escrita, o seu nível de alfabetismo foi considerado rudimentar. Marque a opção em que aparecem as características do alfabetismo rudimentar. 
		
	
	Podem ler e escrever desde que a informação esteja em letra bastão e com poucas palavras, pois se orientam mais pelas figuras que pelas palavras.
	
	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário. 
	
	Lê e escreve de forma rápida podendo fazer inferências, elaborar argumentos e tecer conclusões.
	
	Capaz de fazer cálculos com algumas variáveis abstratas além de fazer a transformação de um sistema de medida para o outro.
	
	Não consegue resolver tarefas simples que envolvam palavras e pequenas frases, mas são capazes de conhecer e operar com números familiares.
	
	
	5a Questão (Ref.: 201202167229)
	2a sem.: CARTILHA
	Pontos:0,8 / 0,8
	De acordo com Barbosa (1994, 54), no livro Alfabetização e Leitura: "A cartilha limita-se então ao ensino de uma técnica de leitura, entendendo-se essa técnica como a decifração de um elemento gráfico em um elemento sonoro". Neste trecho, qual a concepção de leitura que se apresenta no texto da cartilha?
		
	
	Leitura é decodificação de fonemas.
	
	Leitura é um ato significativo e singular.
	
	Leitura é diálogo entre subjetividades.
	
	Leitura é resultado de um processo discursivo.
	
	Leitura depende do sentido encontrado no texto.
	
	
	6a Questão (Ref.: 201202139940)
	2a sem.: ALFABETIZAÇÃO
	Pontos:0,0 / 0,8
	Há diferentes métodos sintéticos de alfabetização. Sobre esses métodos, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	O método da fonação trabalha com a emissão e a aglutinação de fonemas, mas representa um problema quando se considera que podemos ter mais de uma letra para representar o mesmo som.
	
	Os métodos da fonação e da silabação permitem que o aluno perceba o todo estudado, desenvolvendo assim uma compreensão global.
	
	O método da soletração enfatiza a ideia que as letras representam sons, juntam-se e formam sílabas e as sílabas formam palavras.
	
	A decodificação é o mecanismo mais importante da leitura utilizado no momento de averiguar se o leitor está de fato alfabetizado.
	
	O método da silabação separa alfabetização e letramento já que acredita que a compreensão da leitura vem depois do processo de decodificação.
	
	
	7a Questão (Ref.: 201202139958)
	4a sem.: ALFABETIZAÇÃO
	Pontos:0,8 / 0,8
	A partir dos estudos de Jean Piaget, Emília Ferreiro desenvolveu uma pesquisa na qual observou a escrita de crianças. Suas observações são trazidas para o universo da alfabetização sob o nome de Construtivismo. Podemos dizer que NÃO faz parte dos pressupostos teóricos desse tipo de construtivismo:
		
	
	Desenvolver práticas pedagógicas sob medida para cada degrau de amadurecimento intelectual da criança: as crianças constroem o próprio conhecimento e o erro faz parte do processo de aprendizagem. 
	
	Acreditar que aprender a escrever, assim como aprender a somar, é ensinado: esse não seria um saber construído. 
	
	Desafiar a criança a superar a lógica que utiliza na elaboração da lógica usada para escrever e adotar uma lógica cada vez mais sofisticada até chegar na hipótese alfabética e ortográfica.
	
	Condenar a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.
	
	Considerar a alfabetização como a associação rigorosa entre a aprendizagem da leitura e da escrita e a aquisição única da habilidade psicomotora.
	
	
	8a Questão (Ref.: 201202141748)
	7a sem.: alfabetização e letramento
	Pontos:0,8 / 0,8
	Das atividades abaixo, qual NÃO contempla a proposta de alfabetização como prática de letramento para os dias atuais? Marque a resposta correta.
		
	
	Análise de uma música cantada na comunidade que fala sobre o perigo de soltar balões.
	
	Cópia dos nomes dos amigos que formam a classe de alfabetização.
	
	Classificação dos produtos apresentados no encarte do jornal em produtos de limpeza, de higiene pessoal, de alimentos não perecíveis e perecíveis após análise dos rótulos. 
	
	Leitura de jornais diariamente pela turma e criação da coluna de futebol para informação dos acontecimentos no final de semana.
	
	Leitura e elaboração de síntese oral do texto lido.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201202145362)
	5a sem.: VYGOTSKY
	DESCARTADA
	Lev Vygotsky considera que há relação entre pensamento e linguagem e, como consequência, afirma que a linguagem percorre um duplo percurso entre sujeito e realidade. Assim, quando aplicamos suas ideias ao processo de alfabetização temos que: 
		
	
	expor o aluno a diversos tipos de textos.
	
	adotar uma cartilha colorida e cheia de desenhos.
	
	avaliar a fase da escrita em que o alunose encontra.
	
	treinar habilidades psicomotoras.
	
	atrelar o ensino da leitura à silabação para termos uma boa estrutura da língua
	
	
	10a Questão (Ref.: 201202144901)
	5a sem.: CARTILHA
	Pontos:0,7 / 0,8
	Em se tratando da perspectiva sócio-interacionista como concepção de conhecimento que fundamenta a prática de alfabetização, quais são os problemas em se utilizar a cartilha no processo de alfabetização de crianças? 
		
	
Resposta: As cartilhas são antigas e não trazem significado com o conhecimento dos alunos,isso dificulta o aprendizado pois os alunos não consegem fazer relações com os que já sabem e o que vão aprender.Os alunos tem ser levados a refletir e relacionar seus conhecimentos com os conteúdos dados em sala de aula. O professor que utiliza as cartilhas estão aprisonando seus alunos em olhar somente para um lado,não estão formando alunos reflexivos e questionadores da realidade,mas estão impondo uma prática de aceitar o que esta posto. O educando que é alfabetizado por cartilhas muitos deles não tem habilidades de leituras,simplesmente aprende a atividade de leitura, não constrõem habilidades de leituras,ou seja,não compreendem o que estão lendo. O ato de alfabetizar é levar os alunos a se relacionar com os acontecimentos da sociedade,letramento e alfabetização são ações inceparavéis.O conhecimento de mundo é necessário para o processo de alfabetização.
	
Gabarito: A cartilha apresenta a língua de modo que o aluno não adquire conhecimento e nem consegue desenvolver habilidades de leitura e escrita. Isso acontece porque o aluno alfabetizado pela cartilha não é exposto a diversos tipos de texto e assim não aprende que a língua é uma forma de expressão do pensamento e com a cartilha, esse objetivo é perdido de vista. Utilizando a cartilha, o aluno não é capaz de compreender que a atividade de escrita envolve meta e planejamento por parte de quem escreve. O método da cartilha não permite que o aluno perceba que ler e escrever são produtos de um processo e o resultado desse processo é um texto, uma unidade significativa para o aluno. Além disso, ler e escrever envolvem uma relação cooperativa emissor e receptor, ou seja, há transmissão de intenções e conteúdos.
	
	
	11a Questão (Ref.: 201202144920)
	7a sem.: LETRAMENTO
	Pontos:0,7 / 0,8
	Ao trabalhar textos com crianças não-alfabetizadas, uma importante atividade desenvolvida é a atividade de pré-leitura. Explique o que é essa atividade e exemplifique como ela pode ser utilizada. 
		
	
Resposta: Quando o professor lê um texto para os alunos que não são alfabetizados ele está apresentando o que vai ser trabalhado,ou seja,esta utilisando uma prática de letramento.Esta leitura vai mecher com os conhecimentos de mundo dos alunos, assim, levando os alunos a relacionar várias coisas que ouviram com coisas que já vivenciaram. O docente pode pedir para os alunos desenharem o que eles mais gostaram do texto e o professor pode escolher um desses desenhos para se iniciar uma palavra geradora do processo de alfabetização. Pode fazer o reenconto oral com os alunos para descobrir se ouve compreenção do eles escutaram.
	
Gabarito: Na atividade de pré-leitura, acredita-se que quanto mais o leitor souber sobre o gênero e o autor do texto lido, mais informações ele terá para interpretar a obra. Assim, é importante resgatar os conhecimentos prévios que as crianças têm sobre o gênero, o autor e o texto. Podem-se trabalhar os objetivos da leitura, pois há uma grande variedade de textos que oferecem informações diferenciadas. Uma atividade de pré-leitura desenvolve na criança, por exemplo, a estratégia de leitura da antecipação, a checagem de hipóteses, a possibilidade de comparação. 
	
	
	Período de não visualização da prova

Continue navegando