Buscar

questões de aprendizagem motora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmica: Cláudia Elizandra Lemke
Aprendizagem Motora.
Quais são as fontes de informação sensorial? Conceitue cada uma delas e explique a sua importância em relação a vida cotidiana das pessoas, e em relação a vida de um atleta.
As fontes de informação sensorial são: exterocepção, propriocepção e intercepção. De fontes exteroceptivas são chamadas as informações que “colhemos” externamente, estas são captadas principalmente pela visão, e audição, podendo ser ainda pelo tato, olfato e paladar. Já as informações sensórias proprioceptivas são como nosso corpo ou organismo administra as informações externas recebidas, ou ainda, como o nosso corpo ( interno) tem consciência do que estamos executando e de como estamos fazendo isso, estas fontes são contidas nas articulações, nos músculos, etc.. As informações sensoriais interoceptivas são aquelas que são totalmente internas, nossas sensações por exemplo a fome, o sono.
Na vida cotidiana as informações sensoriais são importantes para os indivíduos para poder executar tarefas simples como por exemplo atravessar uma rua, o individuo devera perceber a se um carro está vindo em sua direção, velocidade de um carro que esta vindo, que seriam informações exteroceptivas capatadas principalmente pela visão, as informações proprioceptivas nesse caso seriam se eu ando rápido ou devagar, se eu devo esperar para atravessar. As informações interoceptivas são fundamentais para a vivencia do individuo.
No caso de um atleta de uma modalidade de corrida por exemplo, as informações exteroceptivas seriam os demais colegas, a pista, a velocidade de cada um, o chefe de pista, o jacaré. As informações proprioceptivas seriam a sua velocidade, se ele deve elevar mais o joelho, se ele deve ser mais veloz, se ele deve correr por dentro ou por fora da curva, se a corrida for balizada, ele deve correr entre aquelas linhas, já as informações interoceptivas seriam se ele está cansado, com déficit de oxigênio, se ele irá entrar em fadiga.
Quais são os receptores que proporcionam ao sistema neuromuscular informações sobre a cinestesia?
São eles o aparelho vestibular, os fusos musculares, o órgão tendinoso de Golghi, e os receptores cutâneos.
Explique o sistema de circuito aberto e o sistema de circuito fechado com a função de suas respectivas partes.
Circuito fechado: é uma maneira de como nós utilizamos as informações sensoriais recebidas em que será executada habilidades de longa duração ou de formas mais lentas, este sistema proporciona uma “oportunidade” para refazer algo que você esteja errando, este sistema funciona através do input ou estimulo que chega até você e então age o executor onde ele identifica o estimulo e seleciona uma resposta que é enviado ao efetor, onde acha a solução motora para a execução dessa resposta e então acontece a ação ou ouput que seria a resposta, ela é analisada pelo feedback da pessoa que então me dirá se esta sendo executado com sucesso ou não, e então age o comparador onde este reavalia o movimento e o meu erro reenviando o estimulo para que ocorra o processo estimulo, executor, efetor e resposta novamente, porém desta vez com o estimulo correto.
Circuito aberto: é a maneira de como nós utilizamos as informações sensoriais recebidas onde serão executadas habilidades rápidas e de rápida duração, onde não é possível refazer o movimento durante sua execução, sendo possível somente sua correção quando este for executado novamente. O sistema funciona com o input ou estimulo que é enviado, após isso há a identificação desse estimulo e a seleção da resposta e o ouput onde ocorre a resposta, a comparação existe após o termino do movimento, então quando eu for executá-lo novamente vou tentar retirar este erro.
Explique a teoria do programa motor generalizado. E explique também porque ela é importante na prática de várias habilidades.
Descreva as limitações do sistema de circuito fechado. Explique cada uma delas.
As limitações do circuito fechado são os três estágios de processamento de informação, o primeiro onde há identificação do estimulo, a seleção da resposta e a programação da resposta, este chamado de executivo. O segundo é o efetor onde o programa motor age fazendo o movimento ou a habilidade, após a resposta começa a agir o feedback que nos dirá se a resposta foi bem executada ou contem algum erro, caso aconteça o sistema comparador acha onde ele está acontecendo e manda um novo estimulo onde está a terceira parte do processo.
Quais dos circuitos o pescador esta utilizando para controlar os seguintes movimentos a)colocar a isca no anzol, lançar a linha, enrolar a linha, pegar o peixe com a rede, tirar o peixe da rede, e jogar o peixe de volta a agua.
Para colocar a isca no anzol, lançar a linha, enrolar a linha e jogar o peixe de volta na água ele utiliza o circuito fechado e para pegar o peixe com a rede e tirar o peixe da rede o circuito aberto.
O que significa programa motor?
Planejamento de movimento que temos antes de executar uma ação, o que definira os músculos e articulações do corpo que serão usados na habilidade,.
Quais são os fatores limitantes do controle de circuito fechado ?
O Tempo é um fator limitador do circuito fechado, pois as habilidades executadas incluem três estágios de processo de informação, o que torna o controle lento, não sendo adequado para a execução de habilidades de duração breve. Outro fator limitante para o circuito fechado são tarefas que requeiram habilidades continuas, porque alguma coisa pode mudar continuamente, em questão de segundo e o sistema ira processar as informações como elas foram planejadas, não podendo modifica-las rapidamente.
Para um profissional do movimento, quais são as vantagens de identificar os sistemas de circuito fechado e circuito aberto?
Ao identificar se o circuito é aberto ou fechado na habilidade podemos auxiliar o aluno ou o atleta no percurso de sua habilidade, se por exemplo este esta executando uma tarefa que utiliza o circuito fechado podemos melhorar sua performance dentro dessa tarefa com um simples auxilio mostrado por gestos ou falado onde o aluno irá usar seu sistema sensorial e identificará o estimulo processando o movimento de forma correta.
Esta identificação nos beneficia na seleção dos conteúdos que vamos abordar em nossas aulas e como vamos ensinar. Explique a afirmação.
Sim pois os conteúdos abordados poderão vir a ser colocados de forma separadas como o circuito fechada estimulando o aluno e aos colegas pensar em soluções de problemas para o erro que esta acontecendo e dentro do circuito aberto ele trabalhará a sua tomada de decisão rápida.
Crie uma situação qualquer e responda quais os benefícios que a resposta que realizar a situação terá em fazer uma antecipação e quais os malefícios que ela terá em realizar uma antecipação negativa.
Durante a cobrança de uma falta em uma jogada ensaiada no futsal , o aluno cobrador da falta fingira que irá chutar a bola na barreira e tocará para o aluno que está ao lado para este chutar em gol, o aluno defensor que não faz parte da barreira percebe esta situação e tenta fazer esta antecipação , ocasionando uma interceptação do passe para o companheiro do lado, se este acertar a antecipação ele poderá além de evitar uma jogada de perigo ao seu time, armar um contra-ataque rápido ou até mesmo chutar ao gol se reparar que o goleiro esta mau posicionado, já se ele errar esta antecipação além de propiciar uma situação real de gol para a equipe adversária, ele poderá deixar seus companheiros perdidos na questão da marcação caso não ocorra gol, isso temporariamente.
Como você acha que acontece o processamento de informação sob os altos níveis de ativação?
Quando se esta com alto nível de ativação, os alunos devem processar as informações pelo processo de circuito aberto de movimento, deve acontecer de forma rápida e imediata as respostas as situações.

Outros materiais