Buscar

Trabalho de Gestão de Serviços em TI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Gestão de Serviços em TI
Conceito de TIR (Taxa Interna de Rendibilidade)
A taxa interna de Rendibilidade (TIR) representa de Rendibilidade gerada por determinado investimento (muito utilizada com um dos indicadores chave em estudos de análise de viabilidade), ou seja, representa uma taxa de juro tal, que se o capital investido tivesse sido colocado a essa taxa, obteríamos exatamente a mesma taxa de Rendibilidade final. Por outras palavras, representa uma taxa que se utilizada como taxa de desconto, torna o VAL (Valor Atual Líquido) igual à zero. A partir do momento em que a Rendibilidade dos projetos de investimento seja conhecida, o critério de decisão sobre o investimento consiste simplesmente em aceitar os que apresentam uma TIR superior ao custo de financiamento acrescido de uma determinada taxa de risco que lhes esteja associada. 
Fórmula de cálculo:
CFI = Cash-flow no ano i 
t = Taxa Interna de Rendibilidade 
Conceito de VPL
O valor presente líquido (VPL), ou método do valor atual, é a fórmula matemático-financeira de se determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o cálculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente. É preciso considerar o conceito de valor do dinheiro no tempo, exemplificando: R$ 1 milhão hoje, não valeria R$ 1.000.000,00 daqui a um ano, em consequência do custo de oportunidade de colocar tal montante na poupança para render juros.
Trata-se de um método padrão em contabilidade para a conversão de balanços para a chamada demonstração em moeda constante, de forma a expurgar dos valores os efeitos da inflação e das oscilações do câmbio. Também é um dos métodos utilizados no cálculo do goodwill, quando então é usado o demonstrativo financeiro conhecido como fluxo de caixa descontado para análise do orçamento de capitais - planejamento de investimentos a longo prazo.
O método VPL é usado em um projeto de investimento potencial para verificar a sua viabilidade: o projeto é viável quando o valor presente de todas as entradas de caixa menos o valor presente de todas as saídas de caixa (que iguala o valor presente líquido) for maior que zero. Se o VPL for igual à zero, o investimento é indiferente, pois o valor presente das entradas é igual ao valor presente das saídas de caixa. E se o VPL for menor do que zero, significa que o investimento não é economicamente atrativo, já que o valor presente das entradas de caixa é menor do que o valor presente das saídas de caixa.
Para o cálculo do valor presente das entradas e saídas de caixa é utilizada a taxa mínima de atratividade (TMA) como taxa de desconto. Se esta for igual à taxa de retorno esperada pelo acionista, e o VPL > 0, significa que a sua expectativa de retorno foi superada e que os acionistas estarão aguardando um lucro adicional a qualquer investimento que tenha valor presente igual ao VPL.
Conceito de Payback
O PayBack é uma das técnicas de análise de investimento mais comuns que existem. Consiste em umas das alternativas mais populares ao VPL. Sua principal vantagem em relação ao VPL consiste em que a regra do Payback leva em conta o...
O Payback é uma das técnicas de análise de investimento mais comuns que existem. Consiste em umas das alternativas mais populares ao VPL. Sua principal vantagem em relação ao VPL consiste em que a regra do PayBack leva em conta o tempo do investimento e consequentemente é uma metodologia mais apropriada para ambientes com risco elevado.
Este método visa calcular o nº de períodos ou quanto tempo o investidor irá precisar para recuperar o investimento realizado. Um investimento significa uma saída imediata de dinheiro. Em contrapartida se espera receber fluxos de caixa que visem recuperar essa saída. O Payback calcula quanto tempo isso irá demorar.
Conceito de ROI
O termo ROI (sigla da expressão inglesa return on investments e que em português pode ser traduzido por rácio de Rendibilidade dos investimentos ou das aplicações) é um indicador de Rendibilidade muito utilizado nas análises económicas e financeiras das empresas e que procura avaliar a eficiência e capacidade de gestão dos investimentos (ou aplicações) efetuados pela empresa em termos de produção de resultados financeiros, independentemente da forma como foram financiados. Quanto maior o valor do ROI, melhor será a performance da empresa na utilização dos seus investimentos. Assim definido, o ROI pode ser calculado pelo rácio entre os resultados líquidos expurgados dos custos de financiamento e o valor dos investimentos totais da empresa, isto é, os seus ativos líquidos.
ROI = (RL + CFIN) / A
Em que RL = Resultados Líquidos, CFIN = Custos Financeiros de Financiamento e A = Ativo Líquido.

Outros materiais