Buscar

educação basica5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA	
Exercício: CEL0362_EX_A5_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 09/10/2015 22:26:37
 1a) Questão (Ref.: 201402175113)O conceito de mais-valia desenvolvido por Karl Marx significa:
 Certo	a mais valia é obtida pela parte da riqueza produzida pelo trabalhador que fica com o capitalista
 2a )Questão (Ref.: 201402175698)Prolongamento do mais-trabalho corresponderia à redução do trabalho necessário, ou seja, uma parte do tempo de trabalho que o trabalhador até agora utilizava de fato, para si mesmo, transforma-se em tempo de trabalho para o capitalista. O que teria mudado não seria a jornada de trabalho, mas a sua divisão em trabalho necessário e mais-trabalho. (Karl Marx. O Capital, Vol. 1, Livro 1, 1980, p. 250). A partir do trecho acima, pode-se inferir que se trata do conceito de
 Certo	Mais-Valia Relativa.
 3a) Questão (Ref.: 201402186702) Segundo a Wikipédia: Modo de produção em economia, é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários à produção ( instrumentos ou ferramentas, máquinas, oficinas, fábricas, etc.)
A seguir, faremos uma breve sinopse do filme ¿Tempos Modernos¿, de Charles Chaplin
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e , logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado, mas com a eterna ameaça de estafa que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria...
Marque o modo de produção, que está descrito no filme:
 Certo	
 Capitalista
 4a) Questão (Ref.: 201402769002)No capitalismo, com a divisão social e técnica do trabalho, o trabalhador não tem mais o conhecimento do processo produtivo do seu trabalho. Não consegue mais reconhecer o seu trabalho no produto final. Além disso, o trabalhador não tem condições de se apropriar do objeto que é fruto do seu trabalho. Esse processo que retirou do trabalhador o fruto e o reconhecimento do seu trabalho é chamado por Marx de:
 Certo	Alienação
 5a) Questão (Ref.: 201402288557)Toda mercadoria é um objeto que tem uma utilidade, um valor de uso. Pode-se mesmo afirmar que as mercadorias diferenciam-se umas das outras por seu valor de uso, uma vez que cada necessidade corresponde a uma mercadoria com características específicas. Entretanto, para que os objetos possam ser mercadorias eles devem ter também valor de troca, ou simplesmente valor. Valor é o que permite que uma mercadoria seja trocada de mãos no mercado. Alguns bens existem de forma abundante na natureza. O ar que respiramos, por exemplo, é um bem que, apesar de essencial para a nossa sobrevivência, está disponível para todos. É possível afirmar então que o ar possui:
 Certo	um valor de uso, mas não de troca
 6a )Questão (Ref.: 201402306410) Para Marx, o capitalismo tem como característica a mercantilização da força de trabalho, ou seja, a força de trabalho se torna uma mercadoria. Para melhor entendimento, Marx definiu mercadoria como um objeto externo que satisfaz as necessidades humanas de qualquer natureza. Nesse sentido, ele dizia que a riqueza no capitalismo é a "imensa acumulação" de mercadorias, pela exploração da força de trabalho. Neste sentido, Marx acreditava que o trabalhador:
 Certo	produz um valor muito superior ao que recebe de salário, e que essa diferença, a mais valia, é a origem da acumulação de capital.

Outros materiais