Buscar

AVA EXERCICIOS

Prévia do material em texto

1 º BIMESTRE – AVA – AVALIAÇÃO VIRTUAL 1
“Nós humanos fazemos parte da natureza. Comemos, bebemos, respiramos, temos filhos, envelhecemos. (...). Porém apenas os seres humanos são capazes de produzir cultura”.
O texto acima nos remete ao conceito antropológico de homem. O termo antropologia (anthropos, homem; logos, estudo) significa o estudo do homem. Classificada como ciência da humanidade, preocupa-se em conhecer o ser humano na sua totalidade, o que abriu em três campos distintos de pesquisa.
Assinale a alternativa que contempla esses três campos apontados na web 1.
Escolha uma:
a. Antropologia Social. Ciência Humana, e Ciência Natural.
b. Ciência Social, Ciência Humana e Ciência Natural; 
c. Ciência Econômica, Ciência Política e Ciências Biológicas;
d. Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciência do Comportamento;
e. Antropologia Social, Antropologia política e Antropologia econômica.
Qual é o objetivo da Antropologia?
Escolha uma:
a. Estudar a evolução do homem na história e biologicamente;
b. Estudar as manifestações culturais;
c. Estudar as representações culturais e artísticas de forma complexa para chegar ao entendimento humano;
d. Estudar a forma como o homem se relacionam entre si e formam cultura.
e. Estudar o homem como um todo, sendo a ciência que estuda sistematicamente todas as manifestações do ser humano de forma unificada, buscando chegar ao entendimento da existência humana;
O ser humano sempre tentou (e continua tentando) explicar a origem no universo e de tudo que está contido nele, incluindo o homem. As explicações sobre essas origens perpassam pelos mitos, ciência e religião. Assim, duas grandes teorias se consolidaram: criacionista e evolucionista.
Como essas teorias explicam a origem do homem?
Escolha uma:
a. Tanto a teoria Evolucionista quando a Criacionista defendem a origem do universo e do homem a partir de uma explosão;
b. As teorias ainda estão em estudos e nenhuma pode ser considerara como fonte segura para interpretações antropológicas.
c. Teoria Evolucionista e Teoria Criacionistas são explicações científicas para o origem do homem e do universo;
d. O Criacionismo defende a tese de que o ser humano possui a exata forma na qual foi criado. As religiões descrevem em narrativas que o homem foi criado de forma perfeita e com todas as características atuais. O Evolucionismo defende o ponto de vista que a raça humana é o resultado de uma evolução biológica, que levou alguns milhões de anos para acontecer; 
e. O Criacionismo defende a ideia de um humano evoluído dos animais e o Evolucionismo defende a ideia de um homem nascido do próprio homem;
 
Outro tema abordado em nossa Web foi em torno do RELATIVISMO CULTURAL.
Assinale a alternativa que contempla o conceito de Relativismo Cultural.
Escolha uma:
a. São as regras e normas que os grupos formulam para sua organização;
b. São os valores que cada grupo preserva para organizar sua sociedade e é relativo porque esses valores se alteram;
c. São as manifestações artísticas de cada povo;
d. Princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. 
e. É a ideia de que cada povo tem a sua forma de se manifestar;
AVALIAÇÃO VIRTUAL 2
O pensamento filosófico-científico tem como uma de suas primeiras manifestações o período pré-socrático. Este momento que inaugura uma nova fase do pensamento ocidental tem suas próprias características, ênfases e preocupações. Tendo como base o período pré-socrático, analise os próximos enunciados e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
A (___) Uma das características que identifica o período pré-socrático é a sua ênfase na cosmologia, ou seja, uma preocupação em entender o funcionamento dos cosmos como um todo harmônico e organizado, as leis que regem seu funcionamento e a descoberta do princípio universal do qual deriva todas as coisas.
B (___) Um dos grandes temas discutidos no período pré-socrático tem a ver com disputa do conceito de SER entre Parmênides e Heráclito. Enquanto este defendia a existência de um ser imutável e eterno, aquele defendia a mutabilidade do ser, expresso principalmente em sua celebra frase: “ninguém pode entrar no mesmo rio duas vezes”.
C (___) A pólis, como uma entidade que surge na Antiguidade Clássica, pouca relevância teve na transição do período mitológico para o período pré-socrático, pois ela manteve a sua estrutura social baseada no patriarcado, dando pouca relevância à discussão crítica e racional.
D (___) O período pré-socrático também ficou conhecido pela sua uniformidade de pensamento, pois uma vez que as ciências exatas tinham primazia, estas necessariamente levavam os pensadores do período a conclusões uniformes.
E (__) Parmênides, contrariamente ao pensamento de Heráclito, acreditava que a essência de cada coisa era imóvel e imutável. Logo, ela pode ser percebida apenas através do uso da razão.
A alternativa correta é: 
Escolha uma:
a. F-F-F-V-F
b. V-F-V-F-F
c. V-V-V-F-V
d. V-V-F-F-V 
Quanto aos ritos de passagem é correto afirmar:
I- Os ritos de passagem marcam a aquisição, pelo indivíduo, de um novo “status” que confirma sua inserção social.
II- Os ritos são repetições de atos, palavras que a comunidade julga ter sido ensinada por um ser sagrado, sendo portanto, realizados apenas por povos primitivos.
III- São os ritos que se efetuam imediatamente após o parto que conferem ao recém-nascido o estatuto de 'vivo' propriamente dito; é somente graças estes ritos que ele fica integrado na comunidade dos vivos.
IV- Certos objetos são separados para o uso em cerimônias e passam a ter novo sentido para a comunidade, recaindo sobre este objeto a noção de tabu.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Todas as afirmativas estão corretas
b. II e III estão corretas
c. I, III e IV estão corretas 
d. I e IV estão corretas
e. I, II e III estão corretas
Leia com atenção os enunciados abaixo e julgue-os atribuindo V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
Tal como o ser humano, a sociedade também passa por um processo de desenvolvimento em seu modo de pensar. Um dos primeiros estágios do pensamento ocidental é conhecido como pensamento mitológico. A respeito desse modo de pensar, julgue as afirmações a seguir.
A (___) Diante de situações que causam admiração e perplexidade, tais como a vida e a morte, a força da natureza e próprio comportamento humano, o homem sempre buscou explicações que lhe tranquilizasse a mente. Foi nesse contexto e para atender a essas necessidades, que surgiram as narrativas mitológicas.
B (___) As narrativas mitológicas, apesar de não terem o respaldo do conhecimento científico dos dias atuais, não possuíam qualquer conotação religiosa ou sobrenatural. Essas narrativas apenas reuniam conteúdos culturais de um povo numa determinada época e localidade.
C (___) Uma das características da narrativa mitológica é que ela, em diversos momentos, buscava explicações e origem para os fatos naturais na rivalidade entre os deuses e até mesmo em relacionamentos sexuais destes. As ações que ocorriam no plano sobrenatural, segundo o pensamento mitológico, influenciavam diretamente no plano natural, tal como sugere o mito de Prometeu.
D (___) Com o desenvolvimento da sociedade ocidental ao longo dos séculos as narrativas mitológicas foram abandonadas como modo de explicação para a realidade natural. Também podemos afirmar que a criação de mitos é um fato que se restringe totalmente aos tempos antigos da Grécia Clássica, não estando mais presente na sociedade contemporânea.
E (___) O mito pode ser compreendido como uma explicação lógico-analitica de fenômenos naturais ou aspectos da realidade que estimulou o espírito crítico através do rigor e clareza de suas narrativas.
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. F-F-F-F-V
b. V-V-F-F-F
c. V-V-V-F-F
d. F-V-F-V-F
e. V-F-V-F-FO surgimento da pólis contribuiu efetivamente para a supremacia da razão em detrimento do mito, pois nela desenvolvia-se a prática da discussão pública. Este tipo de atividade política e social propiciou:
Escolha uma:
a. Uma explicação da realidade com profundo conteúdo religioso.
b. Valores religiosos inquestionáveis.
c. Uma formulação de argumento racional mais consistente. 
d. Uma classe política constituída basicamente de filósofos.
e. Crenças e mitos que explicavam o mundo sensorial que cerca os indivíduos.
Os pré-socráticos estão preocupados em encontrar o princípio (o arché) de todas as coisas. A partir desse princípio seria possível explicar tudo o que existe no Universo, pois, além de estar presente em todas as coisas, esse mesmo arché seria uma atividade, isto é, uma força dinâmica que, em conformidade com sua forma de ação, originaria a variedade de fenômenos naturais. MEIER, Celito, Os Primeiros Filósofos (Naturalistas) Enumere os parênteses de acordo com o princípio defendido pelos diferentes filósofos para arché.
1. Tales
2. Anaxímenes
3. Anaximandro
4. Heráclito
5. Parmênides
( ) Há um movimento eterno que resulta na separação dos contrários (quente e frio).
( ) A forma do ser é devir pelo qual todas as coisas são sujeitas ao tempo e à sua relativa transformação.
( ) Ao “tudo flui”, contrapõe com a imobilidade do ser.
( ) A água é o arché.
( ) A origem de todas as coisas está no ar.
A sequência CORRETA é:
Escolha uma:
a. 4, 3, 5, 2, 1.
b. 3, 2, 1, 5, 4.
c. 3, 4, 5, 1, 2. 
d. 4, 1, 3, 5, 2.
e. 1, 3, 4, 5, 2.
AVALIAÇÃO VIRTUAL 4
Devemos aos gregos a nossa formação cultural. O berço da cultura ocidental está nos grandes movimentos culturais e científicos que tiveram sua gênese na Grécia antiga. Nesta questão, queremos destacar o movimento que ficou conhecido como Sofística. Os sofistas eram mestres da retórica e disseminavam seus conhecimentos.
Quais são as três principais características do pensamento sofístico?
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Atomista, Relativismo subjetivo, materialista;
b. Convencionalistmo, materialismo, metafísico.
c. Ceticismo absoluto, Metafísico e atomista;
d. Relativismo subjetivo, Ceticismo absoluto e Convencionalismo; 
e. Metafísico, materialista e atomista;
Os Sofistas receberam duras críticas de alguns filósofos, dentre eles Sócrates, Platão e Aristóteles. No entanto, Platão reconheceu como filósofo e o homenageou em uma de suas obras o mais ilustre dos Sofistas: Protágoras de Abdera. É dele o célebre pensamento: 
“O homem é a medida de todas as coisas; das coisas que são, enquanto são, e das coisas que não são, enquanto não são”. Protágoras de Abdera (492 a.C.- 422 a.C.)
O que Protágoras pretendia explicar com o pensamento acima?
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O homem nasce determinado e em sua vida não há escolhas;
b. As ações do homem é mensurado pelas suas obras;
c. Todas as alternativas são consideradas corretas. 
d. Que a realidade é representada por elementos determinados;
e. Todas as coisas produzidas durante a existência são resultados de forças exteriores ao homem.
A grande crítica que os Sofistas receberam está atrelada à cobrança de seus trabalhos. Os Sofistas cobravam para ensinar a Retórica., “Sócrates compara a sofística à arte da cozinha que procura satisfazer o paladar, mas não se preocupa se os alimentos são bené?cos”, caso satisfaça o paladar, não é necessário saber se sua composição é boa ou prejudicial. (ABUZZI, 1992, p. 134)
De acordo com o texto, Sócrates classifica o pensamento dos sofistas comparando-o ao paladar. Como é o pensamento sofista, de acordo com Sócrates no trecho acima?
Escolha uma:
a. Superficial; 
b. Necessário;
c. Científico;
d. Fundamentado e consistente;
e. Empirista.
Em seu livro A República, Platão explicou a sua teoria do conhecimento com o Mito da Caverna, ou , Alegoria da Caverna.
Onde está o verdadeiro conhecimento, para Platão?
Escolha uma:
a. Não há um conhecimento verdadeiro;
b. O verdadeiro conhecimento está no mundo sensível que está representado pelo interior da caverna;
c. O verdadeiro conhecimento está no mundo das ideias. 
d. O verdadeiro conhecimento está na religião grega, ou, no Olimpo onde residem os deuses;
e. O verdadeiro conhecimento está na realidade relativista dos sofistas;
Conforme o texto e a web aula, assinale a alternativa que contempla a ideia correta do modelo de Democracia implantada em Atenas da antiguidade.
Escolha uma:
a. Era uma Democracia representativa, ou seja, o povo escolhe pelo voto seus representantes;
b. Era uma Democracia representativa e apenas os sacerdotes participavam das votações;
c. Tratava-se de uma Democracia Direta, pois o povo deliberava sobre as questões publica na Ágora; 
d. No podia ser considerada uma Democracia porque apenas os homens com posses podiam participar das discussões;
e. Era uma Democracia militar.
2 º BIMESTRE – AVA – AVALIAÇÃO VIRTUAL 4
O Renascimento, movimento nascido na Itália, busca a revalorização do homem e da natureza. Ele também é caracterizado como um movimento humanista. Essa busca renascentista tem como fonte:
Escolha uma:
a. Os ideais iluministas. 
b. A cultura dos povos recentemente conquistados. 
c. A teologia de Tomás de Aquino. 
d. O racionalismo de Descartes. 
e. Os clássicos gregos e romanos. 
Locke, filósofo empirista, defendeu a ideia de que a nossa mente no momento do nascimento é como um papel em branco, sem nenhuma ideia previamente escrita. 
A esta concepção damos o nome de:
Escolha uma:
a. Conhecimento. 
b. Tábula Rasa. 
c. Juízo. 
d. Inatismo. 
e. Intuição. 
Na Idade Média, ocorreu um intenso sincretismo entre o conhecimento clássico e as crenças religiosas. Platão foi cristianizado por Santo Agostinho no período Patrístico e Aristóteles foi cristianizado por Tomás de Aquino no período Escolástico. 
Nesse período da história, entendia-se que toda verdade já havia sido revelada por Deus, sendo, portanto, desnecessária a sua busca. Restava aos filósofos apenas demonstrar racionalmente as verdades da fé. 
Segundo este conceito, podemos afirmar que um princípio do pensamento cristão era:
Escolha uma:
a. A razão torna-se desnecessária. 
b. A igualdade entre a razão e a revelação. 
c. A submissão da revelação à razão. 
d. A submissão da razão à revelação. 
e. A Revelação e razão provêm da disgualdade. 
René Descartes dizia que se quisermos alcançar a verdade temos que colocar tudo o que sabemos em dúvida, procurando analisar se é possível ter certeza de alguma coisa. Ele chega a seguinte consideração: “meus pensamentos existem e a existência desses pensamentos se confunde com a essência da minha própria existência como ser pensante. Daí, surge a frase clássica de Descartes. Penso, logo existo”. Para ele o termo pensamento abrange tudo o que cremos, sonhamos, afirmamos, negamos, sentimos. Dessa forma, a pessoa era para ele, uma substancia essencialmente pensante. Assim, o pensamento é o que define o todo da pessoa (e não o corpo).
Da sua Obra: - Discurso do método - podemos destacar quatro regras básicas, capazes de conduzir espírito na busca de verdade, quais são elas?
Escolha uma:
a. Evidência, Igualdade de Pensamento, Ordem Enumeração. 
b. Contradição, Divisão, Desordem e Enumeração. 
c. Evidência, Divisão, Ordem e Enumeração. 
d. Evidência, Igualdade de Pensamento, Desordem e Enumeração. 
e. Contradição, Divisão, Ordem e Enumeração. 
O Filósofo Empirista Locke, defendeu a ideia de que a nossa mente no momento do nascimento é como um papel em branco, sem nenhuma ideia previamente escrita.
A esta concepção damos o nome de:
Escolha uma:
a. Intuição. 
b. Conhecimento. 
c. Tábula Rasa. 
d. Juízo. 
e. Inatismo. 
AVALIAÇÃO VIRTUAL 5
Sobre as consequências decorrentes da Revolução Industrial podemos citar:
I. o estabelecimento do capitalismo;
II. O surgimento do proletariado como nova classe social; 
III. O uso de máquinas e maiordivisão técnica do trabalho
IV. Em decorrência da necessidade de trabalhadores no campo, a zona rural ficou super populacionada.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Nenhuma afirmação é verdadeira. 
b. Somente as afirmações I, II e III são verdadeiras. 
c. Somente as afirmações I e IV são verdadeiras. 
d. Somente a afirmação III é verdadeira. 
e. Somente a afirmação IV é verdadeira. 
O mundo que conhecemos hoje está ligado a dois acontecimentos na história da humanidade que mudaram radicalmente a forma da civilização ocidental. 
Quais são esses dois acontecimentos?
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Revolução Francesa e Revolução Cultural. 
b. Movimento capitalista e movimento feudal. 
c. Revolução Industrial e Revolução Cultural. 
d. Revolução Industrial e Revolução Francesa. 
e. Movimento Iluminista e Revolução Francesa. 
A “Declaração dos Direitos do Homem” foi promulgada no período da Revolução Francesa que coincide com a época da:
Escolha uma:
a. dos Estados Gerais. 
b. Bastilha. 
c. do Diretório. 
d. Convenção. 
e. Assembleia Constituinte.
A Revolução Industrial trouxe consequências sociais tanto para o camponês quanto para o homem urbano. A alternativa que melhor diz o tipo de consequência social foi gerada com a Revolução Industrial é:
Escolha uma:
a. Grande parte da sociedade não possuía meios de produção e só restava a eles venderem a sua força de trabalho para sobreviverem. 
b. A construção de habitações decentes e projetos de sobrevivência para o operariado, impulsionado pelo desenvolvimento econômico. 
c. Visando o financiamento da monarquia e a geração de empregos, criou-se o Banco da Inglaterra. 
d. A indústria de produtos petrolíferos foi desenvolvida assegurando emprego a todos os assalariados. 
e. O crescimento econômico dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios tornando-se autônomos. 
 Como imperador, e por meio de guerras promoveu a expansão territorial da França, alterando significativamente o mapa geopolítico da Europa, implantou o Código Civil, que influenciaria a legislação da maioria dos países europeus que adotaram os princípios jurídicos contidos neste código. Também conquistou muitos inimigos, que aguardavam qualquer falha para atacá-lo. Quando invadiu a Rússia e foi surpreendido pelo rigoroso inverno daquele país. Suas tropas foram derrotadas em 1815 por uma aliança das potencias europeias, culminando com a sua prisão. Esse Imperador também surpreendeu à todos no dia de sua coroação ao retirar a coroa das mãos do papa, dar-lhe as costas e se autocobrou “ imperador dos franceses.
O texto acima refere-se a uma figura histórica singular! Quem foi esse homem?
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Karl Marx. 
b. Maquiavel. 
c. J. Locke. 
d. Napoleão Bonaparte. 
e. César Borgia.
AVALIAÇÃO VIRTUAL 6
Um cientista, quando está diante do microscópio, não está olhando uma ideia. Está olhando uma coisa –que pode ser uma bactéria, um minério, etc. Uma coisa (como uma bactéria), é algo que dá para verificar através do método científico, estudando as regularidades e formulando leis. Mas estamos falando da sociedade, certo? Eu posso chamar uma bactéria de coisa, mas a sociologia não estuda bactérias. O que a sociologia estuda são os fatos sociais.
O que são fatos sociais?
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Os fatos sociais referem-se aos grandes movimentos revolucionários. 
b. O fato social é o acontecimento trágico do cotidiano. 
c. São acontecimentos marcantes da história da humanidade. 
d. São acontecimentos do cotidiano que se tornam públicos pela mídia. 
e. É toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior. 
Para Durkheim, a sociedade não é apenas a somatória de todos os seres humanos. Da união das pessoas “uma vida mais alta se desprende”. Mas como assim? Veja o exemplo do corpo humano, que não é um amontoado de células. Quando juntas e combinadas, as células dão origem a vida! O resultado é muito mais complexo do que a somatória das células. Da mesma forma que o organismo, a sociedade tem vida própria e uma consciência própria. Contudo, para Durkheim, podemos distinguir dois tipos de sociedades diferentes baseados em formas de solidariedade distintas. Para Durkheim existem dois tipos de solidariedade. 
Assinale a alternativa que contempla dos dois tipos de solidariedade?
Escolha uma:
a. Solidariedade orgânica e religiosa. 
b. Solidariedade mecânica e orgânica 
c. Solidariedade religiosa e afetiva 
d. Solidariedade afetiva e mecânica 
e. Solidariedade orgânica e religiosa 
Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo descendente de uma família de rabinos de Epinal na França. Foi um aluno brilhante e ingressou na Ecole Normale onde desenvolveu sua devoção à ciência. Para compreender a sociedade e desenvolver seus estudos, Durkheim utilizou uma abordagem como método de pesquisa. Qual foi essa abordagem?
Assinale a alternativa correta
Escolha uma:
a. Abordagem. 
b. Abordagem funcionalista. 
c. Fenomenologia. 
d. Materialista. 
e. Existencialista. 
Maximilian Karl Emil Weber, ou Max Weber como ficou conhecido, viveu entre 1864 e 1920. Foi professor na Universidade de Berlim, Heidelberg e Munique nas áreas de direito comercial, direito germânico e ciências politicas mas suas contribuições são muito amplas, nas áreas de História, política, economia política, religião (analisando Confucionismo, Taoísmo, Hinduísmo, Budismo, Judaísmo antigo e Cristianismo), filosofia, direito e sociologia. 
  
Segundo Max Weber, qual é o objeto (o papel) da Sociologia? 
  
Assinale a alternativa correta. 
Escolha uma:
a. Interpretar os movimentos sociais e a ações políticas  
b. Analisar os fatos sociais e como é o funcionamento da sociedade  
c. Interpretar a ação dos indivíduos  
d. Interpretar e modificar a ação dos indivíduos  
e. Observar os acontecimento e as modificações  
A sociedade para Weber constitui, antes de mais nada, uma arena de forças. Não apenas entre as classes mas dentro de uma família, empresa, partido político, etc. As pessoas se deparam o tempo todo com pessoas ou grupos de pessoas têm menor ou maior probabilidade de impor sua vontade ( exercício do poder).[...] Essa força está na fonte que legitima esse poder. Para distinguir e analisar essas fontes do poder na sociedade, Weber lança mão dos tipos ideais. O autor identifica 3 formas de dominação consideradas legítimas pelos sujeitos. Quais são essas formas?
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Poder das forças armadas, Tradicional e Carisma. 
b. A coerção pela força física, Carisma e a tradicional. 
c. Carisma, força institucionalizada e força física. 
d. Dominação Legal, dominação tradicional e Carisma. 
e. Tradição, Familia e Propriedade. 
AVALIAÇÃO VIRTUAL 7
O feudalismo foi um modo de organizar social e politicamente a sociedade com base nas relações servis. Os camponeses, buscando um pedaço de terra para morar e também proteção contra a violência dos bárbaros, cuidavam da agropecuária dos feudos sujeitando-se às exigências dos senhores. Como nesse período da história o comercio ainda era inexistente, as pessoas trocavam seus produtos por outros que necessitassem e a produção estava voltada para o consumo local. Podemos dizer que o feudo era uma unidade de produção agrícola, sem uso de dinheiro sendo auto-suficiente. A sociedade feudal era composta por três grupos sociais com status fixo.
Assinale a alternativa correta que apresenta esses três grupos.
Escolha uma:
a. Clero, Comerciantes e Aristocracia.
b. Nobreza, agricultores e comerciantes.
c. Nobreza, Clero e Camponeses. 
d. Agricultores, Nobres e Aristocracia.
e. Burgueses, Camponeses e Clero.
A maior parte da população camponesa estava entre os servos. O coitado do Povo sofria intensa exploração pois sustentava o clero e a nobreza, pagava impostos a todos, e, para piorar, trabalhava para o rei nasobras e na guerra. Como tinham de pagar impostos em tudo que produzissem os servos se sentiam sem vontade de produzir mais porque, quanto mais produzissem, mais acabavam pagando. Dessa forma, não tinham interesse de aperfeiçoar as técnicas.
Quais eram as obrigações dos camponeses servos?
Escolha uma:
a. Agradecer, trabalhar na agricultura, pagar impostos de acordo com a sua produção e investir em novas técnicas para melhorar o aproveitamento da terra.
b. Cuidar da terra, pagar tributos proporcionais á produção. O excedente era dividido entre os servos.
c. Rezar e agradecer todos os dias, pagar tributos à nobreza. Eles tinham um dia de descanso semanal.
d. Trabalhar, pagar tributos por 20 anos. Depois disso, metade de sua produção poderia ser vendida no mercado.
e. Os servos tinham que entregar aos seus senhores, parte de sua produção agrícola (a talha). Eram obrigados também a trabalhar gratuitamente nas terras do senhor (corvéia) e não podiam se deslocar do feudo sem permissão. 
Com o estabelecimento das cidades (burgos), surge também o trabalho assalariado e a expectativa de enriquecimento. Frente ao esfacelamento do modo de produção feudal e à ascensão do comércio, o modo capitalista de produção encontra ambiente adequado ao seu desenvolvimento. Podemos identificar algumas características nesse período de transição.
Assinale a alternativa correta que contempla as características do inicio do modo de produção capitalista.
Escolha uma:
a. O servo continuou na agricultura e a posse de terras nas mãos da nobreza. No entanto, houve a separação entre Estado e Igreja.
b. Não houve grandes mudanças. Apenas o clero perdeu grande parte do seu latifúndio para os burgueses.
c. Os meios de produção eram privados, sendo que capitalistas ou burgueses eram os proprietários. As mercadorias que eram produzidas para a sobrevivência passam a ser destinadas para o comercio, encaminhadas ao mercado consumidor, e surge a figura do trabalhador livre, que vendia sua força de trabalho. 
d. Os meios de produção continuaram nas mãos da nobreza e do clero. As mercadorias eram divididas para sobrevivência e para o comércio.
e. Houve um desmanche no modo de produção baseada na agricultura, o comércio passou a ditar as regras e os novos valores. A nobreza continuou explorando a terra com escravos e servos.
Para entender a Idade Moderna é fundamental analisar a formação do sistema capitalista, porque nessa transição entre o modo de produção feudal e o capitalista é que foram erguidas as bases sociais, políticas, econômicas e culturais do mundo atual. O que é o capitalismo?
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Capitalismo é um sistema econômico regulado pelo mercado e tem por base a propriedade privada, ou seja, a propriedade particular ou individual de um bem cujo objetivo final visa o lucro. 
b. Capitalismo é a ideia de um conjunto de organizações, entre elas, grandes redes bancárias para determinar o valor monetário.
c. É a forma de gerenciar os negócios no mundo atual na utilização das novas tecnologias.
d. É a política adotada pelos países ocidentais livres e democráticos.
e. Capitalismo é uma forma de comercio e um modelo consumista de se comportar.
Auguste Comte (1798-1857), foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. Dizia que o espírito humano, se esforça para explicar o universo, e nessa busca passa por três fases distintas:
Escolha uma:
a. teológica, metafísica e humanista.
b. humanista, empírica e positiva.
c. empírica, racional e positiva.
d. lúdica, metafísica e racional.
e. teológica, metafísica e positiva.

Continue navegando