Buscar

Discursiva Modelagem Matematica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Pela abordagem interdisciplinar ocorre a transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas, por meio da ação didático-pedagógica mediada pela pedagogia dos projetos temáticos.
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 28.
 
Relacione o conceito de abordagem interdisciplinar apontado no texto e o conceito de Modelagem Matemática em sala de aula.
	A Modelagem Matemática em sala de aula se desenvolve a partir da escolha de um tema ou situação problema, o que pode ser comparado ao projeto temático citado nas DCN. Além disso, as demais fases (ou etapas) da Modelagem prevê que o aluno faça uma integração entre diversos conhecimentos físicos, biológicos, químicos, sociais, políticos, entre outros (dependendo do tema uma ou outra área pode ganhar destaque), o que remete a transversalidade entre os conhecimentos das diversas disciplinas.
TEXTO 05: DCN Páginas: 27-31.
Resposta:
Questão 2/3
A Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática assumida, busca manter-se em estreita harmonia com a visão apresentada, ou seja, aquela que concebe a Matemática como um instrumento importante, mas sem desconsiderar as outras áreas que devem estar presentes no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática.
BURAK, D. KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática na Educação Básica numa perspectiva de Educação Matemática. In: Educação Matemática: reflexões e ações. BURAK, D. PACHECO, D. R., KLÜBER, T. E. (orgs.). Curitiva: CRV, 2010, p. 151 e 157.
 A compreensão de Modelagem Matemática dos autores está alinhada com a compreensão de um ensino interdisciplinar. Sintetize como a Modelagem Matemática está relacionada com essa compreensão de ensino.
	Podemos compreender a natureza interdisciplinar da Modelagem Matemática uma vez que as elaborações de modelos exigem conhecimentos de outras áreas, além da Matemática. Em outras palavras, na abordagem interdisciplinar ocorre a transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas, e isso ocorre no desenvolvimento de uma atividade de modelagem.
TEXTO 01: Modelagem Matemática e etnomatemática no contexto da educação matemática: aspectos filosóficos e epistemológicos.
Resposta:
Questão 3/3
A Modelagem enquanto uma prática educativa no contexto da Educação Matemática é relativamente recente em nosso país, cerca de 20 anos. Ela tem diversas perspectivas e inúmeras implicações para o âmbito educacional, como os que serão apresentados nesse artigo.
KLÜBER, T. E; BURAK, D. Modelagem Matemática: pontos que justificam sua utilização no ensino. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática – IX ENEM, 2007, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte: UNI-BH, 2007.
 
Este fragmento foi retirado da introdução do artigo apresentado por Klüber e Burak em 2007. Nesse artigo os autores apontam cinco pontos que justificam a inserção da Modelagem Matemática na sala de aula. A partir dos seus conhecimentos e dos argumentos apresentados pelos autores citados, descreva cada um desses cinco pontos.
	1) construção e o desenvolvimento de conceitos e dos conteúdos matemáticos – a qual ocorre de forma dinâmica e procura a relação de cooperação entre o professor e o aluno; 2) contextualização das situações – entendida aqui como a relação entre os conteúdos e temas nos diversos contextos, sejam eles, o social, o econômico, o cultural; 3) integração com outras áreas do conhecimento – muito próxima a uma atitude interdisciplinar, pois permite o diálogo da matemática com outros campos; 4) socialização favorecida pelo trabalho em grupo – compreendida como o processo de interação entre os alunos, o professor e a sociedade como um todo; e 5) ruptura com o currículo linear – que se constitui em umas das características mais importantes da Modelagem, pois com ela, não são os conteúdos que determinam o problema, mas o contrário.
TEXTO 01: Modelagem Matemática e etnomatemática no contexto da educação matemática: aspectos filosóficos e epistemológicos.
Resposta:

Outros materiais