Buscar

Aula 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201506036208)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (2)
	
	APONTE QUAIS SÃO OS SUBSISTEMAS DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS:
		
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MATERIAIS E INSTALAÇÕES; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS.
	 
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; MONITORAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; SEGURANÇA PATRIMONIAL.
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; MONITORAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	PROVISÃO DE METAS E RESULTADOS; PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506502722)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 8)       Saiba  (2)
	
	Em um mundo de negócios caracterizado pela explosão da inovação tecnológica e pela forte competição do mercado, as organizações precisam ser rápidas, ágeis e eficazes em custos. São características adicionais da nova Administração de Recursos Humanos, exceto:
		
	
	Estar alinhada com os objetivos organizacionais
	
	Traduzir os resultados da área em desempenho financeiro
	 
	Ser inflexível
	
	Atuar como assessoria junto ao gerentes na administração das políticas de Recursos Humanos.
	
	Criar estratégias para tornar os colaboradores mais competitivos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506155442)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (2)
	
	Vimos em nossos estudos que Recursos Humanos são "o ramo de especialização da ciência da Administração que desenvolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade" (TOLEDO, 1986). Assinale a única resposta que NÃO se refere a uma função do RH:
		
	
	Desenvolver pessoas através de programas de educação corporativa, por exemplo.
	
	Manter pessoas através de programas de segurança e qualidade de vida no trabalho.
	
	Motivar as pessoas, direcionando-as aos objetivos organizacionais.
	 
	Padronizar comportamentos, relegando o tipo de negócio e a subjetividade dos colaboradores.
	
	Recrutar e selecionar pessoas para compor o quadro organizacional.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506160091)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 8)       Saiba  (2)
	
	Considerando a atual Gestão de Pessoas através de seus subsistemas, seus objetivos e contribuições para maior competitividade das organizações, podem ser consideradas atribuições do RH, com EXCEÇÃO:
		
	
	Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável - toda atividade de ARH deve ser aberta, confiável e ética; as pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos precisam estar garantidos.
	
	Proporcionar à organização funcionários bem treinados e bem motivados - reconhecimento e não apenas aumento de salário; as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem; recompensar os bons resultados e não recompensar as pessoas que não tenham um bom desempenho;
	 
	As pessoas, por serem portadoras de habilidades, capacidades, conhecimentos, motivação de trabalho, comunicabilidade, e também portadoras de características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, histórias particulares, devem ser controladas, vigiadas e punidas, assim darão maiores resultados para as empresas.
	
	Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho - os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados equitativamente.
	
	Como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizado indispensáveis.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506620315)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (2)
	
	A área de Recursos Humanos é vista como um sistema, sendo este organicamente composto por um conjunto de subsistemas que respondem individualmente por cada uma das funções do sistema de RH. Assim, conforme vimos em aula, podemos descrever a ARH como um sistema formado por cinco subsistemas interdependentes, sendo eles os subsistemas de: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle de recursos humanos. Podemos dizer que faz parte do subsistema Provisão ( Ou seja, aquele relacionado ao Recrutamento e seleção), o seguinte objetivo:
		
	
	Realizar critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos organizacionais.
	
	Manter um relacionamento de bom nível com sindicatos e representações de pessoal.
	
	Propor critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos organizacionais.
	
	Propor critérios de remuneração direta dos participantes (avaliação de cargo e salário no mercado de trabalho).
	 
	Estabelecer critérios de seleção de recursos humanos e padrões de qualidade para admissão, quanto às aptidões físicas e intelectuais, experiência e potencial de desenvolvimento, tendo em vista o universo de cargos dentro da organização.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505937199)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (2)
	
	Conforme o escritor e professor Idalberto Chiavenato descreve em seu livro "Gestão de Pessoas vol. 3", quais são os cinco principais objetivos da Gestão de Pessoas? Assinale a única resposta correta.
		
	 
	Proporcionar e promover a competitividade; contribuir com o objetivo e realização da missão das organizações; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no ambiente de trabalho; administrar e impulsionar mudanças; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho.
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; proporcionar e promover a competitividade; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento; promover competitividade a qualquer custo.
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; contribuir com o objetivo e realização da missão das empresas; motivar as pessoas; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento.
	
	Aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; promover competitividade a qualquer custo; responsabilidade com o meio ambiente; motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; administrar e impulsionar mudanças.
	
	Motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; administrar e impulsionar mudanças; responsabilidade com o meio ambiente; modificar as políticas de comportamento.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506134724)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (2)
	
	O processo básico de administração de pessoal que inclui o recrutamento de pessoas é o processo de:
		
	
	recompensar pessoas
	
	desenvolver pessoas
	
	fidelizar pessoas
	
	aplicar pessoas
	 
	agregar pessoas
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505970273)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (2)
	
	Qual o principal objetivo do Recrutamento e Seleção? Assinale a resposta que melhor define a expectativa de resultado deste subsistema:
		
	
	Recrutar profissionais que possam ajudar um pouco mais nas melhorias da empresa.
	 
	Recrutar potenciais candidatos que serão selecionados paraas vagas em aberto dentro da empresa, no menor tempo e melhor qualidade possível e com menor custo.
	
	Recrutar profissionais excelentes para a organização lucrar mais.
	
	Recrutar profissionais excelentes para a organização ganhar competitividade.
	
	Recrutar potenciais candidatos para que eles não fiquem disponíveis no mercado e possam ir para o concorrente.

Outros materiais