Buscar

Embriologia - exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
Módulo 092 - Saúde da Mulher e Gênero – 2013
Aluna: Jaqueline Isis Caún
EXERCÍCIOS SOBRE EMBRIOLOGIA
Em qual fase do ciclo menstrual ocorre a implantação do blastocisto e quais os hormônios importantes neste processo?
Durante a fase de ovulação. Cerca de 6 dias após a fecundação, o blastocisto adere ao epitélio endometrial por ação de enzimas proteolíticas (metaloproteinases) e a implantação sempre ocorre do lado onde o embrioblasto está localizado.A produção de estrogênio e progesterona inicialmente é feita pelo corpo lúteo (estrutura que se forma após a liberação do óvulo no ovário). Posteriormente, ela é mantida pela placenta. Esse hormônio não só ajuda a manter a gravidez, como também relaxa a musculatura uterina e estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias.
Quando o concepto deixa de ser embrião e passa a ser feto? 
No início da nona semana (terceiro mês), o concepto passa a ser chamado de feto, os órgãos já formados sofrerão um processo de crescimento e amadurecimento, até se apresentarem em plenas condições de funcionamento no final da gestação.
Qual o folheto embrionário responsável pela origem dos seguintes sistemas: ósseo; muscular; nervoso; respiratório; cardiovascular (e sangue); excretor; digestório e genital.
- Ectoderma: Origina a epiderme, sistema nervoso central e periférico e a várias outras estruturas;
- Mesoderma: Origina as camadas musculares lisas, tecidos conjuntivos, e é fonte de células do sangue e da medula óssea, esqueleto, músculos estriados e dos órgãos reprodutores e excretor;
- Endoderma: Origina os revestimentos epiteliais das passagens respiratórias e trato gastrointestinal, incluindo glândulas associadas.
Onde e quando são formadas as principais células sanguíneas do embrião?
Do quarto ao sexto mês de vida fetal, as células do sangue são formadas no baço e no fígado, e a partir de então, esta passa a ser feita na porção esponjosa dos ossos.
Qual a duração completa da gestação humana? Como calcula a idade embrionária e a idade gestacional?
A gestação humana dura em média 266 dias ou 38 semanas após a fecundação; isto é, 280 dias, ou 40 semanas após o ultimo período menstrual normal. 
A idade embrionária é contada a partir da fecundação do óvulo. É contado a partir do primeiro dia do último período menstrual da mulher. É evidente que no período entre o início do ciclo menstrual e a fecundação (supostamente ocorrida 14 dias depois do início do ciclo menstrual) ou a nidação (considerando-se o início fisiológico da gravidez na mulher) não há ainda a gravidez. 
A idade gestacional é definida como o tempo transcorrido entre o primeiro dia da última menstruação (DUM) e a data atual, medido em semanas e dias. Devemos nos lembrar que a duração da gestação varia segundo as características da mãe e do concepto.
Quais são as indicações de ultrassonografia durante o pré-natal?
A ultrassonografia (USG) precoce possibilita melhor datação da gestação, evitando pós-datismo e induções desnecessárias, diagnostica gestações múltiplas com estabelecimento da corionicidade, e em lugares e casos em que a interrupção da gestação é permitida, diminui a mortalidade perinatal. A USG morfológica do primeiro e segundo trimestres tem boa sensibilidade para detectar anomalias fetais, e o morfológico de segundo trimestre mostrou-se com razoável relação custo-benefício.
Por que o período que vai da 3ª à 8ª semana da embriogênese é tão importante para o desenvolvimento normal e por que é o mais sensível à indução de defeitos estruturais?
Relacione os principais agentes teratógenos com as possíveis malformações congênitas.
Álcool: síndrome do alcoolismo fetal: retardo de crescimento intrauterino (IUGRMD); retardamento mental, microcefalia; anomalias oculares; anormalidades articulares; fissuras palpebrais curtas.
Cocaína: IUGRMD; prematuridade; microcefalia; infarto cerebral; anomalias urogenitais; distúrbios neurocomportamentais.
Fenitoína: síndrome da hidantoína fetal: IUGR; microcefalia; retardamento mental; sutura frontal com cristas; pregas epicantais internas; ptose de pálpebras, ponte nasal larga e deprimida; hipoplasia das falanges.
Talidomida: desenvolvimento anormal dos membros, p. ex., meromelia (ausência parcial) e amelia (ausência completa); anomalias faciais; anomalias sistêmicas, p. ex., defeitos do coração e dos rins.
Varfarina: hipoplasia nasal; epífases mosqueada; falanges hipoplásticas; anormalidades oculares; retardamento mental.
Metilmercúrio: atrofia cerebral; espasticidade; convulsões; retardamento mental.
Que fatores influenciam a ação de um teratógeno?
- Períodos críticos do desenvolvimento: principalmente durante o desenvolvimento cerebral, que vai da 3 – 16 semana
- Dosagem da droga ou composto químico: para uma droga ser considerada um teratógeno humano é necessário observar a existência de uma dose-resposta, isto é quanto maior a exposição durante a gravidez, mais grave é o efeito fenotípico.
- O genótipo do embrião: determinará se um agente teratogênico perturbará seu desenvolvimento.
Uma mulher jovem que está planejando ter um bebê procura aconselhamento sobre o ácido fólico e outras vitaminas. Ela deve tomar algum suplemento vitamínico? Qual e como?
Um exame de ultra-sonografia de uma gestante com 7 meses (28 semanas) mostrou diminuição do volume de líquido amniótico (menos de 400 ml) na cavidade amniótica. Que patologia é esta e quais são os fatores maternos e fetais responsáveis? 
Uma gestante com 8 meses (32 semanas) comparece à consulta com queixa de ausência dos movimentos fetais. Pela ultra-sonografia é diagnosticado o óbito fetal e a causa está relacionada a um problema com o cordão umbilical. Aponte os possíveis problemas e fundamente-os.
Após o parto a placenta é expulsa e deve ser examinada logo em seguida. Quais os aspectos anatômicos importantes que devem ser investigados? Por que?
Uma gestante com 34 semanas comparece ao PS queixando-se de sangramento via vaginal sem causa aparente em pequena quantidade, vermelho vivo, sem dor abdominal. Após a ultra-sonografia a enfermeira comunica à gestante que sua placenta está inserida na parte baixa do útero e começou a sangrar. A gestante quer uma explicação e pergunta onde a placenta deveria estar e se o bebê também pode apresentar algum problema. Como você explicaria?
Um recém-nascido com 29 semanas apresenta muita dificuldade para respirar. Embasado no desenvolvimento fetal como você explica esta dificuldade?
Por que um bebê prematuro deve permanecer na incubadora?
Por que as suturas cranianas são importantes? 
Um bebê que nasce com 32 semanas é capaz de mamar na sua mãe? Por que?
Um bebê nasceu com 39 semanas de gestação apresentando um peso de 2.100g. Avalie se este peso está adequado para a idade gestacional e cite os fatores que podem interferir no crescimento do feto.
Não está adequado, um bebê nesta fase da gestação deveria estar pesando entre 3.000 – 3.600 g.

Outros materiais