Buscar

Vírus em insetos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Vírus em insetos
Grupo: Brenna Avelar, Carina Lobão, Clarisse Figueiredo, Diego Marinho, Diogo Gomes, Gleuberth de Freitas, Gustavo Lima, Julio Coimbra, Marjhonny Frazão.
Vírus
Insetos
Vírus que atacam insetos
A maioria dos estudos se focam em organismos de importância agrícola
Ainda há muito o que se descobrir a respeito, pois poucos são os estudos na área.
Imunidade inata dos insetos
Exoesqueleto
Sistema Digestório
Barreiras respiratórias
Os insetos cicatrizam rapidamente as suas feridas causadas por trauma ou invasão por parasitas, impedindo a perda total de fluidos corporais e a penetração de patógenos oportunistas, processo que envolve independentemente ou em conjunto, aglutinação ou coagulação celular e coagulação do plasma.
5
Imunidade celular e humoral
Para as ordens hymenoptera, coleóptera, lepdóptera e díptera temos:
Hemócitos
plasmotócito
oenocitóide
granulócito
esferulócito
adipohemócito
podócito
Fatores que influenciam a infecção viral
Fatores genéticos
Fatores ecológicos e biológicos
Fatores operacionais
Resistência generalizada ou localizada.
Baculoviridae
Vírus de DNA com fita dupla.
Formam uma matriz protéica chamada corpo de oclusão.
Possuem dois fenótipos.
Corpo de oclusão contendo diversos vírions.
Baculovírus possuem DNA fita dupla, circular, superenrolado, com tamanho variando de 80 a 180 Kpb, o qual codifica entre 90 e 180genes. O DNA viral encontra-se associado a uma estrutura protéica e a este conjunto dá-se o nome de nucleocapsídeo. O nucleocapsídeo dos baculovírus tem formato de bastão, com 200 a 450 ηm de comprimento e com 30 a 100 ηm de diâmetro. Quando envoltos por um envelope de bicamada lipídica, são denominados vírions. Adicionalmente, estes vírions são envolvidos por uma matriz protéica, formando o corpo de oclusão (OB, do inglês Occlusion Body), estrutura que confere estabilidade física e biológica àspartículas virais. Quando a matriz protéica dos OB é formada por poliedrina, estes são denominados poliedros, quando por granulina, grânulos.4 5A família Baculoviridae apresenta dois grupos: Nucleopolyhedrovirus (NPV) e Granulovirus (GV), designações que fazem referência às proteínas que constituem os OB. Os NPV são classificados como SNPV ou MNPV de acordo com o número de nucleocapsídeos presentes nos ODV: Single (S), quando possui apenas um, ou Multiple (M), caso possua múltiplos nucleocapsídeos por envelope.1
Os baculovirus apresentam dois fenótipos, Budded virus (BV) e Occlusion-derived virus (ODV), os quais apresentam estrutura de nucleocapsídeo semelhante e possuem a mesmainformação genética. Os BV são responsáveis pela infecção sistêmica do hospedeiro (célula a célula), enquanto os ODV são responsáveis pela transmissão dos vírus entre insetos hospedeiros.1 4
Atualmente, a família Baculoviridae possui quatro gêneros: Alphabaculovirus (NPVs de Lepidoptera), Betabaculovirus (GVs de Lepidoptera), Gammabaculovirus (NPVs de Hymenoptera) e Deltabaculovirus (NPVs de Diptera).6
8
Ordens mais afetadas
Alphabaculovirus e Betabaculovirus
Gammabaculovirus
Deltabaculovirus
Baculoviridae em Lepdoptera
Sintomas: diminuição gradativa na alimentação e capacidade de locomoção.
Piconavirus
Pequenos vírus de RNA, pertencentes à família Piconaviridae.
Gonometa
Drosophila vírus C
Vírus do gênero Gonometa acometem os estágios de ninfa de grilos e são utilizados como controle destes insetos, uma vez que os causa parilisia atingindo os glânglios nervosos próximos aos apêndices locomotores. Em Drosophila também ocorre paralisia destes insetos e há casos da doença tanto em laboratório quanto na natureza.
11
Família dos vírus Nudaurelia ᵝ
Nudaurelia cytherea, que ataca o pinheiro imperial.
Mariposa que ataca o pinheiro imperial, causando intensa perda de folhas devido ao consumo destas. São vírus de RNA.
12
Aplicações da microbiologia
Controle biológico de insetos-praga.
Vantagens: espécie-específico na maioria dos casos. Não contamina o meio ambiente com produtos químicos que poderiam gerar efeito cascata na comunidade local quanto aos danos causados.
Desvantagens: devido aos fatores já mencionados, pode haver uma resistência dos insetos em relação aos vírus utilizados (o mesmo que ocorre com os agrotóxicos).
OBRIGADO...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando