Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO PESQUISA DE MERCADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202960709)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito do Planejamento do Projeto de Pesquisa, assinale a opção incorreta.
		
	
	As pesquisas exploratórias têm como objetivo verificar se pesquisas semelhantes já foram realizadas, quais os métodos utilizados e quais os resultados obtidos, e investigar problemas do comportamento humano, identificar conceitos ou variáveis e sugerir hipóteses verificáveis.
	
	A pesquisa exploratória proporciona a formação de ideias para o entendimento do problema.
	 
	A pesquisa exploratória tem a preocupação em quantificar os dados colhidos e analisá-los estatisticamente, pois quanto maior o tamanho da amostra, mas significativo serão os resultados.
	
	As pesquisas exploratórias auxiliam na determinação de variáveis a serem consideradas num problema de pesquisa. Além disso, ajudam no desenvolvimento ou criação de hipóteses explicativas de fatos a serem verificados numa pesquisa causal.
	
	O objetivo da pesquisa exploratória é buscar entender as razões e motivações subentendidas para determinadas atitudes e comportamentos das pessoas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202950208)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Antes de aplicar uma pesquisa de mercado é preciso formular as estratégias de aplicação e definir qual a metodologia mais adequada para conduzir a pesquisa, de acordo com os objetivos estabelecidos para o trabalho. O modelo de pesquisa de mercado é classificado em dois grandes grupos e cada grupo adota uma metodologia de pesquisa diferente. Desta forma, qual das alternativas melhor representa a metodologia que caracteriza-se por um processo formal e estruturado, por uma amostra grande e representativa?
		
	
	e) Hibrida.
	
	a) Qualitativa;
	 
	b) Quantitativa;
	
	c) Conclusiva;
	
	d) Estatística;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202950207)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Antes de aplicar uma pesquisa de mercado é preciso formular as estratégias de aplicação e definir qual a metodologia mais adequada para conduzir a pesquisa, de acordo com os objetivos estabelecidos para o trabalho. O modelo de pesquisa de mercado é classificado em dois grandes grupos e cada grupo adota uma metodologia de pesquisa diferente. Desta forma, qual das alternativas melhor representa a metodologia de pesquisa que se caracteriza por um processo flexível e não estruturado, por uma amostra pequena e não representativa?
		
	
	b) Quantitativa;
	
	c) Conclusiva;
	
	e) Hibrida.
	 
	a) Qualitativa;
	
	d) Estatística;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202801537)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O SIM - Sistema de Informação de Marketing é uma ferramenta muito presente em planejamentos de marketing. A possibilidade em trabalhar com a informação de maneira organizada garante grande vantagem competitiva para uma empresa. Assinale abaixo qual das afirmações melhor descreve o SIM.
		
	
	(A) O SIM serve para analisar e mensurar o ambiente externo do mercado.
	 
	(C) O sistema de informação de marketing tem como objetivo captar, analisar e mensurar dados, transformando-os em estratégias de mercado.
	
	(E) O sistema de informação de marketing é dispensável no posicionamento estratégico da empresa.
	
	(B) O sistema de informação de marketing é dispensável para a mensuração de informações internas. Seu objetivo é detectar as necessidades e desejos dos consumidores.
	
	(D) O sistema de informação de marketing pode ser dispensável se a empresa possuir excelência em controle interno de informações.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202799023)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	José é um pequeno empreendedor no segmento de entregas em domicílio. Ao assistir a uma palestra sobre marketing, percebeu que precisava realizar uma pesquisa de mercado para identificar até que ponto seus serviços agradavam aos clientes. Na palestra, ele entendeu que precisava aplicar uma pesquisa que estimulasse os entrevistados a pensarem e falarem livremente sobre os atributos de seus serviços, pois deseja que os clientes apresentem opiniões de forma espontânea. Na situação descrita, com base na principal vantagem de cada metodologia de pesquisa, José deve realizar uma pesquisa do tipo;
		
	
	qualitativa, que identificará os clientes a serem entrevistados por meio de critérios que sigam as regras de seleção da amostra a ser calculada.
	 
	qualitativa, que analisará as opiniões colhidas junto aos clientes, de acordo com o roteiro aplicado, e que extrairá comentários, opiniões e frases mais relevantes.
	
	quantitativa, que colherá as informações dos clientes por meio de questionário estruturado com perguntas claras e objetivas, que garantirá a uniformidade de entendimento dos entrevistados.
	
	quantitativa, que propiciará um correto dimensionamento estatístico das respostas dos clientes em relação ao tamanho do universo a ser explorado.
	
	qualitativa, que possibilitará entrevistar um número maior de clientes, garantindo precisão nos resultados, e permitirá construir gráficos para a amostra pesquisada, com números confiáveis.

Outros materiais