Buscar

Relaçao entre o fármaco Varfarina e a vitamina K

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pesquisa de Bioquímica
Varfarina 
Fármaco antagonista da vitamina K
A varfarina é um anticoagulante também designado por antagonista da vitamina K, na medida em que impede a ação da vitamina K, substância indispensável para a síntese hepática de vários fatores de coagulação (II, VII, IX e X). Deste modo, diminui-se a atividade biológica da protrombina (proteína plasmática inativa, precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea), ocorre atraso da formação da trombina e diminuição da coagulação sanguínea.
Indicações 
A varfarina é indicada na prevenção e no tratamento do tromboembolismo venoso, no tratamento da embolia sistêmica e acidente vascular cerebral (AVC) em pacientes com próteses valvulares e fibrilação atrial, prevenção primária do infarto do miocárdio e no seguimento de pacientes que apresentaram infarto do miocárdio para prevenção de AVC, infarto insidioso e morte.
Vitamina k
As vitaminas são substâncias orgânicas presentes em pequena quantidade nos alimentos, tendo por finalidade a participação em variadas reações metabólicas, controladas por enzimas e coenzimas. São indispensáveis ao funcionamento do organismo na forma de cofatores. Em algumas enzimas o cofator é um participante direto do processo catalítico, em outras serve como um transportador transitório de algum grupo funcional específico derivado do substrato. Esses cofatores enzimáticos são essenciais para a ação de muitas enzimas, desempenhando um papel vital no metabolismo celular. O organismo humano promove a síntese de algumas vitaminas, necessitando, no entanto, do suprimento alimentar.
A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel que existe em diferentes alimentos e que pode ser produzida a nível intestinal.
Mecanismo de ação
Seu mecanismo de ação consiste na inibição da síntese de fatores de coagulação dependentes de vitamina K.
A varfarina exerce a sua ação anticoagulante atuando como antagonista da vitamina K, enquanto cofator enzimático na carboxilação dos resíduos de ácido glutâmico das proteínas que compõem os fatores de coagulação II, VII, IX, X e proteínas anticoagulantes endógenas (C, S e Z).
​
Sumariamente, a vitamina K tem de ser reduzida para poder atuar como cofator da gama-glutamil carboxilase. Durante o processo metabólico, a gama-glutamil carboxilase oxida a vitamina K a um epóxido. Como a varfarina apresenta semelhanças estruturais com a vitamina K, o efeito anticoagulante acontece pela interferência deste xenobiótico na ação da vitamina K epóxido redutase que regeneraria a forma oxidada da vitamina K ao seu estado reduzido e dessa forma permitiria a sua reutilização pela gama-glutamil carboxilase. Ao interromper este ciclo, é impedida a carboxilação necessária à ativação das proteínas da cascata de coagulação. ​
REFERÊNCIAS
TELES, Juliana Souto. FUKUDA, Ellen Yukie. FEDER, David. Varfarina: perfil farmacológico e interações medicamentosas com antidepressivos. 
Disponível em: 
<http://www.scielo.br/pdf/eins/v10n1/pt_v10n1a24.pdf>
Acesso em 11/10/2016

Outros materiais