Buscar

DESENVOLVIMENTODEPRODUTOS AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0372_AV2_201301854646 » DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS
Tipo de Avaliação: AV2
Aluno: 201301854646 - KELLEN PRISCILLA SOARES SILVA
Professor: MARCIA DA SILVEIRA JULIAO Turma: 9001/AA
Nota da Prova: 3,0 de 8,0 Nota do Trab.: 0 Nota de Partic.: 0 Data: 26/11/2015 10:27:55
1a Questão (Ref.: 201301979127) Pontos: 0,0 / 1,5
As organizações devem desenvolver estratégias para os diferentes estágios do ciclo de vida, de forma a assegurarseu sucesso no mercado e aumentar a longevidade do produto que, incondicionalmente, morrerá pela superação deum concorrente ou pela troca por um produto substituto. Que estratégias são necessárias ao estágio dematuridade?
Resposta: No estagi de maturidade a empresa deve se asegurar que seu produto esta disponivel para o consumidor,a exposição do mesmo para o cliente, divulgação do mesmo entre outros.
Gabarito: neste estágio, muitas empresas decidem retirar-se do mercado por não conseguirem posicionar-se. Asempresas remanescentes procuram atender segmentos distintos umas das outras evitando o surgimento de umnovo ciclo de concorrência. A empresa pode expandir o número de pessoas que utilizam a marca.
2a Questão (Ref.: 201301979114) Pontos: 0,0 / 1,5
Um dos objetivos do desenvolvimento de novos produtos é aprimorar o portfólio de produtos da empresa eadicionar variedade a uma linha de produtos. Mas essa é uma estratégia quase sempre cara e arriscada. Porém,para uma empresa, também é muito arriscado não introduzir, sistematicamente, novos produtos no mercado. Paratanto, há uma saída, principalmente para as pequenas empresas. Qual é essa saída?
Resposta: a saida e ir introduzindo os produtos devagar a medida que os consumidores vão solicitando , fazer umapesquisa de mercado, etc.
Gabarito: Existem parcerias que podem ser estabelecidas, denominadas de redes de cooperação ou alianças.
3a Questão (Ref.: 201302674200) Pontos: 0,5 / 0,5
Segundo Kotler (2007), o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Sãonecessidades valorizadas pelos consumidores, EXCETO:
Prestígio
Felicidade
Prazer
Dados
Status
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
1 de 4 08/12/2015 23:50
4a Questão (Ref.: 201302686335) Pontos: 0,5 / 0,5
Segundo Philip Kotler, existem várias etapas que as empresas devem percorrer para lançar novos produtos nomercado: Sobre a fase de Conceito, podemos afirmar que: I. Uma IDEIA DE PRODUTO representa um possívelproduto que a empresa pode oferecer ao mercado. E: II. Um CONCEITO DE PRODUTO é uma versão elaborada daideia, expressa em termos que façam sentido para o consumidor. A respeito dessas asserções, assinale a opçãocorreta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é complemento da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
5a Questão (Ref.: 201301972326) Pontos: 0,5 / 0,5
A empresa GGT Locações está com problemas. Após quedas contínuas em seus lucros, resolveu analisar o seumercado que, entre 2003 e 2005, era composto por quase 14 mil locadoras de filmes e hoje possui cerca de 6 millojas, resolveu tomar uma atitude. Não bastasse isso, grandes lojas começaram a vender DVD a preçosbaixíssimos, colocando filmes em cestos a R$ 9,90. O dono da empresa não queria fechar as portas e contratou umgerente de Marketing para pensar o negócio. O gerente, após fazer um estudo, identificou que a empresaencontrava-se no estágio de declínio no seu ciclo de vida de produtos. Nesse estágio, o gerente pode desenharalgumas estratégias para a reversão do quadro. Assinale qual alternativa descreve que estratégias seriam essas.
Redução do orçamento de promoção, baixa dos preços e busca por produtos inovadores em substituição aosatuais
Busca de novos segmentos de mercado e aumento da cobertura por meio de novos canais
Desenvolvimento de estratégias de preços e promoções para atrair novos consumidores
Melhoria do mix de produtos e da qualidade agregar novos atributos
Investimento em comunicação e Acompanhamento do nível de aceitação do produto
6a Questão (Ref.: 201302546305) Pontos: 0,5 / 0,5
Em relação ao processo de Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP), a etapa de 'triagem de ideias' deve levarem consideração alguns critérios. Assinale a alternativa que representa um critério para realizar a seleção de ideias:
Tamanho do público-alvo.
Todas as alternativas.
Investimento necessário.
Impacto sobre a imagem da empresa.
Experiência dos sócios e gestores no negócio.
7a Questão (Ref.: 201302116646) Pontos: 0,0 / 0,5
É o produto que atende ao consumidor além de suas expectativas, encantando-o.
Produto potencial
Produto esperado
Produto básico
Produto ampliado
Benefício central
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
2 de 4 08/12/2015 23:50
8a Questão (Ref.: 201302009330) Pontos: 0,0 / 0,5
Do ponto de vista das empresas quanto dos consumidores, a embalagem deve cumprir uma série de objetivos. Marque abaixo aúnica alternativa completa.
Identificar a marca, transmitir informações descritas e persuasivas, facilitar o transporte e a proteção do produto, auxiliar naarmazenagem doméstica e auxiliar o consumo do produto.
Identificar a força da marca, transmitir informações descritas e persuasivas, facilitar a reposição e proteção do produto,auxiliar na armazenagem doméstica e auxiliar o consumo do produto.
Identificar a marca, facilitar o transporte e a proteção do produto, auxiliar na armazenagem doméstica e implantar oconsumo do produto.
Identificar a marca, transmitir informações descritas e persuasivas, facilitar o transporte e a proteção do produto, ampliar aarmazenagem doméstica e auxiliar o consumo do produto.
Identificar a logo, transmitir informações descritas e persuasivas, facilitar a posição e a proteção do produto, auxiliar aarmazenagem doméstica e auxiliar o translado do produto.
9a Questão (Ref.: 201302028760) Pontos: 1,0 / 1,0
A marca pode ter sua imagem prejudicada devido a uma análise mal feita da área de desenvolvimento de produtose marcas. Diante desta afirmativa, pode-se dizer:
O planejamento, dentro da área de desenvolvimento de produtos e marcas não permite ao profissionaldesta área analisar o mercado em que atua e a possibilidade de atingir novos mercados consumidores.Além disso, possibilita a este profissional selecionar os meios de comunicação mais eficazes para divulgar oproduto no mercado, através da interface com a área responsável pela divulgação na empresa. Oplanejamento também possibilita o posterior monitoramento do lançamento do produto no mercado,através de feedbacks dos clientes, por exemplo.
Nenhuma das respostas.
O planejamento, dentro da área de desenvolvimento de produtos e marcas faz com o profissional destaárea consiga analisar o mercado em que atua e a possibilidade de atingir novos mercados consumidores.Além disso, possibilita a este profissional selecionar os meios de comunicação mais eficazes para divulgar oproduto no mercado, através da interface com a área responsável pela divulgação na empresa. Oplanejamento, porém, não possibilita o posterior monitoramento do lançamento do produto no mercado.
O planejamento, dentro da área de desenvolvimento de produtos e marcas faz com o profissional destaárea consiga analisar o mercado em que atua e a possibilidade de atingir novos mercados consumidores.Porém, não possibilita a este profissional selecionar os meios de comunicação mais eficazes para divulgar oproduto no mercado, ainda que faça interface com a área responsável pela divulgação na empresa. Oplanejamento também possibilita o posterior monitoramento do lançamento do produto no mercado,através de feedbacks dos clientes, por exemplo.
O planejamento, dentro da áreade desenvolvimento de produtos e marcas faz com o profissional destaárea consiga analisar o mercado em que atua e a possibilidade de atingir novos mercados consumidores.Além disso, possibilita a este profissional selecionar os meios de comunicação mais eficazes para divulgar oproduto no mercado, através da interface com a área responsável pela divulgação na empresa. Oplanejamento também possibilita o posterior monitoramento do lançamento do produto no mercado,através de feedbacks dos clientes, por exemplo.
10a Questão (Ref.: 201301972325) Pontos: 0,0 / 1,0
Todos os fatores que envolvem uma cadeia de valor na fabricação ou na entrega de produtos e serviços tendem avalorizar a entrega ao consumidor. Inovar em fatores como matéria-prima, fornecedores e tecnologias utilizadas,qualificação de funcionários nas funções desde o fornecedor até o ponto de venda e etc agregam valor aos produtose produzem diferenciais competitivos, auxiliando no posicionamento da marca. Assim, podemos dizer que, para queuma empresa entregue maior valor para o consumidor, ela deve:
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
3 de 4 08/12/2015 23:50
Continuamente buscar mais conhecimento, novas soluções e novos processos por meio da inovação
Reposicionar-se, selecionando um segmento de mercado diferente daquele em que ela já atua, ou mudar aposição que o produto ocupa na mente do consumidor.
Aumentar a força da marca por meio da gestão integrada de todos os elementos da mesma
Desenvolver uma estratégia clara de posicionamento
Aumentar o mix de produtos oferecidos a fim de motivar o consumidor a comprar mais
Período de não visualização da prova: desde 20/11/2015 até 04/12/2015.
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
4 de 4 08/12/2015 23:50

Outros materiais