Buscar

trabalho Unopar grupo 2

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
Curso de graduação em pedagogia
 – 7º semestre
CLEIDIONE ARAUJO SABINO
Lucileide Brito
 Montalvão da Silva 
Jessika Dai
ana Neves Rodrigues 
Uildim
a Rocha dos Santos
Luci
nea Alves das Neves 
PRODUÇÃO TEXT
UAL INTERDISCIPLINAR
 
EM 
GRUPO
COCOS - BA
2016
COCOS - BA
2016
PRODUÇÃO TEXT
UAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
CLEIDIONE ARAUJO SABINO
Lucileide Brito
 Montalvão da Silva 
Jessika Dai
ana Neves Rodrigues 
Uildim
a Rocha dos Santos
Luci
nea Alves das Neves 
Professores: 
Cyntia
 Simoni, Lilian 
Gavioli
 de Jesus, Diego 
Fogaça
, Andressa Aparecida Lopes, Patrícia Alzira 
Proscêncio
, 
Suehllen
 Lee Ribeiro, 
Vilze
 
Vidote
 Costa.
INTRODUÇÃO
 A sequência didática é uma forma de planejamento utilizada quando se trabalha com a pedagogia de projetos também um conjunto sistematizado de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa. Essa proposta envolve atividades de aprendizagem e avaliação, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar. 
 A sequência didática serve como técnica para preparar academicamente o professor, tornando-o capaz de fomentar e propiciar a construção de conhecimentos específicos com o grupo crianças sob sua responsabilidade, posto que é fundamental que se procure, através de pesquisas, ter conhecimentos prévios que ultrapassem o senso comum, o óbvio.
 Nosso grupo escolheu a história do Patinho feio para fazer este trabalho onde serão refletidos sobre o valor do respeito ao ser humano com o apoio de um artigo de Gabriel Chalita para facilitar a compreensão desse trabalho. A partir dessa história serão trabalhados temas como: família, casa, animais, alimentos, zona rural e urbana com interação de todas as disciplinas presentes na grade curricular desta turma do 1º ano do ensino fundamental I.
 O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
 DESENVOLVIMENTO
 Na educação tradicional onde o ensino trata o conhecimento como um conjunto de informações transmitidas pelos professores aos alunos. O adulto é considerado como homem acabado, “pronto” e o aluno um “adulto em miniatura”, que precisa ser atualizado. Quando debatemos a educação atual, as práticas tradicionais são bastante criticadas. 
 As metodologias tradicionais são aquelas em que o professor transmite o conhecimento, privilegiando a quantidade de informação, em detrimento da qualidade, cuja organização das salas de aula com fileiras voltadas ao quadro negro é vista de modo negativo e nas quais os alunos são pouco participativos.
 Nos dias atuais os desafios educativos colocados pela sociedade atual e pelo trabalho docente são cada vez mais exigentes e estão em constante mutação. O professor é uma pessoa em construção, portador de um nó formativo central e contínuo, sincronizado com o seu tempo. Ser professor hoje implica assumir uma profissão que está em constante processo de redefinição e ressignificação, pois as mudanças principalmente as tecnológicas acontecem de forma muito rápida, e as crianças convivem com essas transformações desde seu nascimento, quando chegam à fase escolar o professor e a escola devem estar preparados para recebê-los e isso implicar em deixar de lado a educação tradicional se reciclando para adaptar-se ao novo perfil de alunos. Com tantas mudanças, é preciso também atualizar o ensino para que as demandas atuais sejam atendidas. A realidade do professor é um sistema vivo complexo, presente nas aulas e é nesse contexto de incerteza que o professores da “escola de hoje” devem trabalhar tentando responder positivamente àquilo que a atualidade exige para que de fato o processo ensinar aprender aconteça. 
Sequência Didática para trabalhar em cinco aulas.
Turma: 1º ano
Tema: O patinho feio 
Objetivos:
 Recuperar as histórias da primeira infância; Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa; Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professora e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar; Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação; Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); Explorar a linguagem oral e escrita.
Recursos: 
- CD da história O Patinho feio
- CD da música O Pato
- Vídeo, Televisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor,  giz de cera, cartolina,...).
- Sucatas diversas para confecção de fantoches
Motivação: Começar a aula assistindo o filme: O Patinho feio e fazer a comparação com a história com o texto. 
Tempo estimado para cada aula: Cinco aulas (cada aula com duração de aproximadamente 3: 45 horas, envolvendo todas as disciplinas da grade curricular)
Desenvolvimento:
Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
- Ler a história toda e mostrar as figuras;
- Apresentar a turma um patinho, onde os alunos levarão para casa, e registrarão como foi o dia com o patinho.
- Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
- Exploração do artigo Gabriel Chalita – para refletirmos sobre o valor do respeito ao ser humano baseado na história do Patinho Feio;
- Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
- Ouvir outras histórias como; O Pato medroso;
1ª aula: Nesta aula acontecerá apresentação do texto e do filme Patinho feio comparando-os. Será apresentado o livro: capa, material, título, editora, ilustrações. Atividades de compreensão e valorização da cultura escrita, de desenvolvimento da fluência em língua oral e leitura e interpretação de textos. Ativação dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do gênero textual que será trabalhado: conto de fadas.
2ª aula: Nesta aula serão feitas atividades de língua oral. Perguntar aos alunos sobre o gênero conto de fadas: quem conhece algum, de quais contos eles se lembram, quem conta essas histórias para eles, se as histórias aconteceram de verdade, ou não. Durante o trabalho com o desenvolvimento da fluência em língua oral, cuidar para que os alunos falem um de cada vez, que aguardem sua vez de falar, que respeitem a opinião do colega.
3ª aula: Leitura em voz alta e exploração do texto.
1º - Apresentar o texto, deixando que os alunos o explorem, verificando a ilustração, o titulo, na tentativa de descobrir de que o texto falará (qual será o seu tema). Incentivar os alunos a lerem algumas partes do texto, ou mesmo palavras isoladas nele contidas. Verificar quem recontou essa história, de qual livro foi retirada, em que ano o livro foi escrito.
2º - O alfabetizador deverá ler o texto em voz alta (apontar as palavras com a régua) e pedir aos alunos que acompanhem a leitura individual e coletiva, mesmo que levem algum tempo para decifrar o código escrito, centrando sua preocupação na busca do significado.
3º- Propor várias perguntas orais, relativas ao texto, para que os alunos identifiquem parte do mesmo:
4ª aula: Trabalho com o artigo: O Patinho Feio e o valor do respeito
Quem não conhece a história do Patinho Feio? Quem nunca sofreu ou ao menos se comoveu com sua trajetória de sofrimento apenas por ser considerado feio e estranho aos seus?
A riqueza da história de Hans Christian Andersen reside na capacidade de nos tocar profundamente, de despertar emnos o sentimento de amor ao próximo, de solidariedade e de respeito as diferenças. Na história, como na vida real, o preconceito de cor, gênero, credo ou classe social, prescinde de lógica e de racionalidade para se estabelecer.
Não há alegação plausível, nem por parte dos intolerantes, a capacidade de refletir sobre a importância do outro como peça fundamental no jogo social. Um jogo que necessita das relações de troca, de amizade e de aprendizado que vem da convivência pacífica entre todos, independentemente da origem ou da história de cada um.
Seja em casa ou na escola, temos o dever de orientar nossas crianças para a aceitação do outro, para a compreensão de que condutas preconceituosas só colaboram para a degradação das relações e da sociedade como um todo. A mensagem de Andersen é clara: a despeito das experiências dolorosas, temos de continuar acreditando em nós mesmos e também nos outros, mesmo que, a princípio, pareçam tão diferentes. Temos de acordar para o fato de que todos podemos ser como cisnes belíssimos, prontos para aproveitar a primavera e para viver uma vida pacífica e digna. A responsabilidade é nossa.
Diz Gabriel Chalita: Devemos estar conscientes da importância de nosso papel de amparar, reerguer, reavivar os sentimentos, valores e atitudes que poderão renovar a confiança em dias melhores. Que essa consciência seja uma realidade e um estímulo a vocês, companheiros de jornada, colegas de cena neste teatro fabuloso que é a escola da vida.
- Após leitura do artigo será trabalho valores: Respeito ás diferenças, bullyng, os alunos fazer uma produção textual, à respeito do bullyng. 
5ª aula: Atividades de produção de texto: Após a leitura do texto “O patinho feio” e sua exploração, tanto oral, quanto escrita, pode-se sugerir que os alunos recontem outras histórias de fadas. A proposta será a montagem de uma coletânea, ou portfólio, onde os textos serão colecionados e lidos pelos outros alunos da escola. 
O reconto poderá ser feito de três maneiras: 
1º- Caso as crianças ainda não estejam escrevendo com desenvoltura, a professora lerá o conto de fadas para elas e será sua escriba; posteriormente, os alunos copiarão o reconto ditado por eles e escrito pela professora no quadro.
2º- A alfabetizadora lerá a mesma história para a classe e cada aluno fará o seu reconto.
3º- Cada aluno lerá um conto de fadas diferente e, em seguida, fará o seu reconto.
 Avaliação: Através de atividades orais e/ou escritas tais como:
- Escrita de palavras com letras móvel
- Caça-personagens
- Cruzadinha
- Seqüência com tarjas (música)
- Reescrita coletiva do texto
- Frases enigmáticas;
- Cantar a música O Pato de Vinícius de Maraes e Toquinho;
- Confecção de um livro;
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 O que aprendemos é que a sequência didática é um excelente instrumento que ajuda o professor no processo ensino aprendizagem, desde que esse seja feito de forma correta e seja planejado adequadamente. Seqüência didática é um termo em educação para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado, e foi justamente o que aconteceu. 
 A Sequência didática para Educação Infantil é uma ferramenta que deve e que precisa entrar de uma vez nas rotinas das escolas de educação Infantil, pois senão, corremos o risco de deixar na infância das crianças, marcas de uma escola que não leva a descobertas, a dúvidas, a sonhos.
REFERÊNCIAS
http://educacao.faber-castell.com.br/professores/trocando-ideias/do-ensino-tradicional-a-educacao-moderna-estrategias-para-a-melhoria-do-processo-ensino-aprendizagem/
http://www.direcionaleducador.com.br/curso-sequencia-didatica-na-educacao-infantil/6-a-importancia-da-sequencia-didatica
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.com.br/2013/09/lingua-portuguesa-escola-nome-data.html

Continue navegando