Buscar

Fund da gestão Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Ao empreender é preciso que se tome alguns cuidados para que os recursos necessários ao empreendimento não sejam confundidos com os recursos do empreendedor. Eles podem ter a mesma fonte, mas é preciso que se tenham claros alguns cuidados a serem tomados pelo empreendedor quando sair à busca de recursos.
Nesse contexto, explique sobre a orientação “EMPREENDER É DIFERENTE DE TER UM EMPREGO”.
Nota: 16.0
	Espera-se que o aluno apresente que o aluno apresente que empreender é diferente de ter um emprego, significa dormir e acordar preocupando-se com clientes, fornecedores, empregados, pagamentos, recebimentos e principalmente, saber que a responsabilidade pelo sucesso e/ou insucesso do negócio é sua em primeiro grau, você pagará as contas e receberá os resultados (aula 5, p. 12).
Resposta:empreender é você correr riscos, colocar em pratica suas idéias, ter um emprego é você saber que tem suas responsabilidades mais ficar em uma área de conforto sem riscos, onde você exerce sua função e ao sair ao fim do expediente não se preocupar.
Questão 2/5
A partir do plano de negócios, o empreendedor sabe do quanto precisa para viabilizar o empreendimento. Caso não tenha os recursos financeiros, o empreendedor deve buscar financiamento ou sócios.
Lars precisava de um capital inicial de R$50.000,00 para implementar seu empreendimento. Para isso conseguiu um financiamento junto a um banco público.
James, por sua vez, para implementar seu empreendimento precisava de um capital inicial de R$25.000,00. Chamou seu amigo Lemmy para ser sócio em sua empreitada, que além do capital financeiro, também iria trabalhar no empreendimento.
Sobre as empresas de Lars e James, qual dos dois empreendedores perderá poder no empreendimento em função da forma de financiamento adotada.
Nota: 20.0
	O aluno deve basear sua resposta de acordo com Schneider e Branco (2012, p. 167) o empreendedor que abre mão de ser o único dono do empreendimento tem uma desvantagem, apontada como a divisão do poder dentro da empresa, portanto o empreendedor que perderá poder dentro do empreendimento é o James.
Resposta:James, pois com a sociedade ele repartiu todos os direitos e deveres e lucros de seu negocio com Lemmy, ja Lars assumiu um financiamento mas conta com 100% de seu empreendimento em suas mãos. 
Questão 3/5
A Teoria de Contingência tem por ideal que para se atingir a eficácia em uma empresa, não deve se seguir apenas a uma linha organizacional, apenas a um modelo de administração. 
Descreva a Teoria da Contingência.
Nota: 16.0
	A teoria da contingência preconiza que não existe uma melhor forma ou única maneira de gerir, pois os fatores que impactam e determinam as decisões a serem tomadas são inúmeros e depende do ambiente interno e do ambiente externo. Os caminhos dependem também dos objetivos de cada organização que são, obviamente, influenciados pelas variáveis do ambiente. (Aula 04, p. 23-24).
Resposta:ela aborda uma questão em que nada é absoluto, ou seja tudo depende do modo em que a organização atua e do ambiente externo, que existe uma relação entre ambiente e técnicas administrativas. 
Questão 4/5
O papel do gestor não se resume a apenas gerenciar determinada área, ou toda uma empresa (privada / pública), mas contribuir para o desenvolvimento da sociedade, pois sua atribuição se estende as funções: social e política e isso o torna um profissional mais requerido no cenário atual.
A partir do que se destaca acerca do papel do gestor, nas organizações da atualidade, apresente três características que devem ser inerentes a eles para que as organizações alcancem seus objetivos.
Nota: 20.0
	Alguns aspectos característicos do perfil do administrador, quais sejam:
Ter visão e pensamento sistêmicos: capacidade de correlacionar fatos, ideias, sinais de mercado e do ambiente com repercussões para a empresa;
Realizar, do lugar em que se encontra, a escuta e a compreensão ativa das situações que se apresentam: oportunidades e ameaças aos negócios advindas do contexto social mais amplo (macro ambiente, exógeno) e das forças e fraquezas do mundo operativo (microambiente, endógeno);
Lidar com as diferenças: abertura a novas ideias - predisposição à negociação – capacidade de negociação – administrar o conflito;
Antecipar o futuro: oportunidades e ameaças, tomada de decisões;
Alcançar a unidade organizacional (bem comum) pelas diferenças e não tão somente pelas igualdades;
Gerenciamento da mudança organizacional: produzir resultados. (Aula 05, p. 14)
Resposta:um bom gestor tem que primeiro conhecer o segmento da empresa em que trabalha e sua equipe para que possa avaliar onde colaboradores tem mais facilidade e possam render mais, ter visão estratégica, ser motivador.
Questão 5/5
A inovação em um negócio existente ou em uma empresa em processo de modelagem deve ser vista como um processo de ideação, no qual, em uma primeira etapa, o importante é a geração de ideias; em um segundo momento, a criação e gestão de um portfólio de ideias possíveis, que serão avaliadas segundo um conceito e métricas, que irão gerar protótipos, projetos e soluções para os clientes e mercados. Entre a geração inicial de ideias e o desenvolvimento de produtos e ideias de negócios, poucas ideias sobreviverão.
Explique porque a EQUIPE é um dos fatores que facilitam a inovação.
Nota: 20.0
	Equipe: Trabalhar com uma equipe diversificada o suficiente para gerar novas ideias, ou seja, pessoas com idades, sexos e formações diferentes; clientes, fornecedores e experts – são todos bem-vindos (Aula 06, p. 10).
Resposta:trabalhar em equipe é uma vantagem em momentos de inovação, pois uma equipe tem vários pontos de vista varias ideias e formas de interpretá-las.

Outros materiais