Buscar

SM CURRICULO

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0374 - CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA 	Período Acad.: 2016.3 EAD (G) / SM
1.Na escola do professor Ricardo, currículo,conhecimento e sociedade se articulam. Ele está selecionando atividades que priorizam esta articulação. Dentre os exemplos de atividades apresentados nas opções, o que mais valoriza essa articulação na prática docente é:	
Atualização do mural para expor novos trabalhos escritos, cartazes e redações sobre preservação do meio ambiente, realizados pelos alunos.
2.O termo currículo é polissêmico, mas se você considerar uma abordagem educacional progressista, a concepção de currículo escolar é assim considerada:	
Conjunto de atividades e atos promovidos coletivamente pela escola e vivenciados pelos estudantes.
3.Há pensamentos divergentes sobre a neutralidade da ciência. Na perspectiva positivista, a teoria é entendida como descrição imparcial e objetiva dos fatos da realidade e na perspectiva pós-estruturalista, a teoria é entendida como uma criação da realidade a partir do que é observado. Quando os planejadores do currículo buscam respostas objetivas e teoricamente fundamentas para bem desenvolver as atividades com os alunos revelam tendências que orientam os estudos teórico-práticos, no campo do currículo e com esta postura, essencialmente, valorizam:
	o saber científico e a perspectiva positivista.
4.No cenário da educação e, especificamente no campo do currículo, identificamos, dentre outras, uma tendência liberal conservadora e uma posição sociocritica. Ao compararmos estes dois posicionamentos podemos concluir que:
II-A visão crítica vê as implicações da escola como espaço de reprodução e dominação.
III-A visão conservadora preocupa-se com a objetividade do currículo e visão crítica com a sua complexidade.
IV-A visão liberal conservadora foi precursora nos estudos do campo do currículo.
As conclusões corretas são:
	II,III e IV apenas
5.Do ponto de vista das interpretações nas práticas curriculares, a teoria crítica e a teoria pós-crítica têm como ponto de convergência a seguinte característica:
	Sinalização de aspectos ideológicos nas práticas curriculares.
6.Sobre as teorias pós-críticas da educação, podemos considerar as afirmativas abaixo, EXCETO:	
Entendem o multiculturalismo como um movimento social e político que foi criado a partir dos grupos culturais dominantes e de prestígio econômico
7.Ao relatar suas observações como professora de uma escola de periferia urbana, Márcia disse o seguinte: 
"Moro na região sudeste e no ano passado acompanhei uma turma do segundo ano onde uma aluna do nordeste havia acabado de se matricular. Os alunos acharam "engraçado" e começaram a imitar o sotaque e não entenderam o significado de algumas palavras que a criança empregava." Na perspectiva multicultural do currículo, o exemplo mostra uma oportunidade para a professora:	
	Incorporar novas formas de expressão de linguagens.
8.Quando as escolas valorizam a ciência como a única e verdadeira expressão de conteúdos curriculares válidos e padronizam o modo de aprender para garantir eficiência no ensino das disciplinas do núcleo comum, mostram, em suas práticas, evidências de escola identificada com o movimento denominado
	moderno.
9.O papel da escola, na perspectiva de uma educação de qualidade, precisa considerar muitos desafios, dentre os quais as relações entre poder, cultura e conhecimento. Sendo assim, os atos do currículo devem:	
	Analisar as modificações decorrentes do modelo social e econômico.
10.(Fonte: MEC: ENC/ Provão - Pedagogia 2002 - adaptada). Internet vem sendo apontada como uma grande revolução na Comunicação, favorecendo novos modelos de currículo influenciados pelas TICs. Por esse motivo, seu uso é considerado como detentor de grande potencial para a educação. Aplicada no campo educacional, a Internet:	
disponibiliza informações e contatos com pessoas, favorecendo a construção do conhecimento.

Continue navegando