Buscar

av penal1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	Fechar 
	
	  DIREITO PENAL I
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201604133218)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	
	 2a Questão (Ref.: 201603602834)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Fábio, funcionário de uma empresa pública, recebe de seu superior, Alexandre, a atribuição de realizar o pagamento dos empregados da referida empresa. Ao perceber a vultosa quantia à sua disposição, Fábio, auxiliado pelo bancário Luiz, decide desviar parte do valor, depositando-o em sua conta corrente. Sendo certo que o dolo de apoderar-se da referida quantia surgiu no momento em que Hélio a teve à sua disposição e, portanto, posteriormente à concessão da referida atribuição. Ante o exposto, surge o denominado conflito aparente de normas entre os delitos de apropriação indébita, previsto nos art. 168, caput e §1°, III e peculato, art. 312, caput, ambos do Código Penal. Com base nos estudos realizados sobre o tema, solucione o caso concreto de modo a tipificar corretamente a conduta de Fábio indicando o princípio a ser adotado. Fundamente a resposta. 
		
	
	especialidade. 
	
	subsidiariedade 
	
	proporcionalidade.
	
	consunção. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604071567)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Qual dos princíos abaixo aplicamos para absolvição de alguém que querendo matar efetua um golpe de faca contra um cadáver, pensando que sua vítima está apenas dormindo?
		
	
	Princípio da insignificância
	
	Princípio da fragmentariedade
	
	Princípio da intervenção mínima
	
	Princípo da lesividade
	
	Princípio da irretroatividade
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604086121)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com base no artigo 121 do Código Penal assinale a resposta correta: Homicídio simples Art. 121. Matar alguém: Pena - reclusão, de seis a vinte anos. [...] Homicídio qualificado § 2° Se o homicídio é cometido: I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; II - por motivo futil; III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum; [...] Pena - reclusão, de doze a trinta anos. 
		
	
	O crime de homicídio é comum e formal.
	
	No delito de homicídio na forma qualificada, o legislador permitiu uma analogia quando trouxe a expressão ¿ou outro meio insidioso ou cruel¿. 
	
	A expressão ¿ou outro meio insidioso ou cruel¿ no delito de homicídio na forma qualificada, permite que o julgador faça uma interpretação restritiva, restringindo o alcance da norma penal
	
	Trata-se de norma penal incriminadora, cujo preceito primário do homicídio simples é ¿matar alguém¿ e o preceito secundário é a ¿pena- reclusão, de seis a vinte anos¿.
	
	O crime de homicídio é crime de mera conduta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603508986)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dionísio com dolo de matar Adalto, ex-marido de sua filha e que a abandonara com três filhos após longos anos de relacionamento, nos quais descobriu, posteriormente, que a agredia fisicamente, resolve fazê-lo de forma lenta e que gere excessivo sofrimento à vítima. Desta forma, simula um convite para conversarem a sós sobre os netos em sua casa e, durante a conversa, serve a Adalto uma xícara de café contendo substância soporífera. Tão logo Adalto adormece, Dionísio o arrasta até a casa de máquinas que fica no fundo de seu quintal, o tranca lá em absoluta escuridão e o deixa sem água ou alimentação. Caso logre êxito em sua empreitada criminosa, sua conduta restará incursa no tipo penal do art. 121, §2°, III, do Código Penal. Ante o exposto, sendo certo que o meio de execução utilizado por Dionísio não possui expressa previsão legal para fins de caracterização do homicídio como qualificado, assinale a alternativa correta sobre interpretação e integração da lei penal.
		
	
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de analogia, forma de auto integração da lei penal plenamente utilizada no Direito Penal.
	
	em decorrência do princípio da legalidade é vedado o emprego da analogia para fins de tipificação da referida conduta, razão pela qual Dionísio somente poderá ser responsabilizado pelo delito de perigo à vida ou à saúde de outrem.
	
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de interpretação analógica, não havendo qualquer ofensa ao princípio da legalidade.
	
	a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de analogia, forma de interpretação da lei penal plenamente utilizada no Direito Penal.
		
	
	
	 
	
	(Delegado ¿ PC-RN ¿ 2009 ¿ CESPE) Cabe ao legislador, na sua propícia função, proteger os mais diferentes tipos de bens jurídicos, cominando as respectivas sanções, de acordo com a importância para a sociedade. Assim, haverá o ilícito administrativo, o civil, o penal etc. Este último é o que interessa ao direito penal, justamente por proteger os bens jurídicos mais importantes (vida, liberdade, patrimônio, liberdade sexual, administração pública etc.). O direito penal
		
	
	tem natureza minimalista, pois se ocupa, inclusive, dos bens jurídicos de valor irrisório.
	
	admite a perquirição estatal por crimes não previstos estritamente em lei, assim como a retroação da lex gravior.
	
	é ramo do direito público e privado, pois protege bens que pertencem ao Estado, assim como aqueles de propriedade individualizada.
	
	tem natureza burguesa, pois se volta, exclusivamente, para a proteção daqueles que gerenciam o poder produtivo e a economia estatal.
	
	tem natureza fragmentária, ou seja, somente protege os bens jurídicos mais importantes, pois os demais são protegidos pelos outros ramos do direito.
		
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais