Buscar

Educação Física Inclusiva

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408699508)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É correto afirmar que o atendimento educacional especializado, conforme o documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, implica: A) Estar separado da proposta pedagógica do ensino comum, em todo o processo de escolarização. B) Ser organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. C) Constituir oferta exclusiva de instituições especializadas para crianças com deficiência severa. D) Ser realizado no mesmo turno da classe comum em ambiente especial, na própria escola em que o aluno estiver matriculado. E) Dispensar a necessidade de conhecimentos específicos da área de educação especial, para o exercício de docência.
		
	 
	Ser organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino.
	
	Constituir oferta exclusiva de instituições especializadas para crianças com deficiência severa.
	
	Ser realizado no mesmo turno da classe comum em ambiente especial, na própria escola em que o aluno estiver matriculado.
	
	Dispensar a necessidade de conhecimentos específicos da área de educação especial, para o exercício de docência.
	
	A) Estar separado da proposta pedagógica do ensino comum, em todo o processo de escolarização.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408226403)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A deficiência visual parcial e pós-natal acarreta comprometimentos na aquisição de habilidades psicomotoras que, dependendo da faixa etária do acometimento, gera consequências mais ou menos graves. Em função desse quadro, nas aulas de Educação Física escolar sob o ponto de vista da inclusão de pessoas com deficiências devemos formular objetivos capazes de propiciar um desenvolvimento compatível com padrões psicomotores adequados à essa faixa etária. Baseado nessa assertiva assinale a única opção que apresenta um OBJETIVO formulado de forma INADEQUADA para o planejamento das aulas.
		
	
	desenvolver a autoimagem como forma de construção da identidade corporal
	
	conhecer as noções do corpo para desenvolver a imagem corporal
	
	desenvolver a capacidade de interação grupal como forma de integração social
	 
	desenvolver a capacidade de adaptar-se ao espaço físico disponível e as tarefas solicitadas
	
	desenvolver percepção espaço-temporal para preservar/aumentar a autonomia funcional
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408614441)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Você é o professor de Educação Física em uma escola da rede municipal do seu estado e atua no ensino fundamental com o 1º. e 2º. segmento. O jovem Leonel Messer foi matriculado na turma do 5º. ano (10 a 11 anos). Este jovem foi acometido por uma doença degenerativa em ambos os olhos, causando uma deficiência visual adquirida e com resíduo de apenas 20% da visão e que não tem evoluído nos últimos 3 anos. Dentre as características e comprometimentos psicomotores apresentados por ele quando foi submetido a uma bateria específica de testes o jovem apresentou o seguinte quadro:
A) déficits no equilíbrio estático,
B) desordens na coordenação entre MMSS e MMII 
C) déficits na velocidade de reação.
Diante deste quadro, assinale dentre as opções abaixo aquela que apresenta modalidades nas quais EM SUA INICIAÇÃO é possível desenvolver TODAS as habilidades motoras citadas, de forma simultânea, permitindo a plena participação deste jovem e considerando que ele foi inserido em uma turma mista (crianças com e sem deficiências).
		
	 
	CAPOEIRA e JUDÔ
	
	FUTSAL e ATIVIDADE RECREATIVA (pique-esconde)
	
	JOGO DE QUEIMADO e FUTSAL
	
	BALLET CLÁSSICO e FUTEBOL DE CAMPO
	 
	ATLETISMO (arremessos) e BRINQUEDOS CANTADOS
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408622500)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao processo de inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I, considere: I - A compatibilidade da atividade com o nível de interesse e necessidade de desenvolvimento do aluno. II - O receio de participação e exposição do aluno ao ridículo nas atividades e exercícios desenvolvidos nas aulas. III - A desmotivação do aluno para executar as atividades propostas pelo professor. São fatores de enfrentamento cotidiano no ambiente escolar pelo professor:
		
	 
	I e II, apenas.
	 
	I e III, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	 
	I, II e III.
	 
	Somente III.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408614475)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Você é um profissional que atua no segmento fitness em uma academia de médio porte na cidade do Rio de Janeiro e acabou de receber no Setor de Musculação os responsáveis por uma jovem de 16 anos com cegueira total congênita. Seu nome é Victória Chaves e, após receber do médico a recomendação de procurar uma academia para a prática de exercícios físicos orientados, em função do aumento de peso e debilidade muscular, a família atendeu prontamente a esta recomendação embora tenha se mostrado insegura quanto aos resultados possíveis. No momento da entrevista inicial com os pais você foi perguntado sobre o que a prática do treinamento de força poderia contribuir com o desenvolvimento da jovem Victória. Considerando este Case e baseado nas consequências psicomotoras desta deficiência, assinale a única opção na qual está corretamente descrita a perda característica (déficit) desta deficiência e o respectivo efeito que a prática dos exercícios pode trazer:
		
	
	Déficit na força muscular, que pode ser aumentada por meio da prática de exercícios de força máxima.
	 
	Déficit na coordenação geral, que pode ser reduzido pela prática da Ginástica Localizada, combinando ritmos e movimentos de MMSS e MMII.
	
	Déficit na percepção espaço-temporal, que pode ser reduzido pela participação nas aulas de ciclismo indoor.
	
	Déficit na coordenação motora fina, que pode ser reduzido na prática da ginástica localizada com movimentos rítmicos.
	
	Déficit no equilíbrio estático, que pode ser reduzido na realização de exercícios isométricos com aumento de tônus muscular.
		
	 1a Questão (Ref.: 201408686731)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No desporto paralímpico existem critérios claramente definidos para que os atletas sejam classificados segundo suas limitações e potencialidades de tal forma que estejam sempre competindo com pessoas em condições semelhantes em ambos os aspectos. Para isso foi criada uma AVALIAÇÃO com foco na CLASSIFICAÇÃO desses atletas, condição esta essencial para o enquadramento deles nas categorias e modalidades que lhes seja de interesse. Esta avaliação acontece em 3 níveis distintos e é feita sempre por uma equipe multidisciplinar habilitada e gabaritada para elaborar um parecer de classificação desses atletas. Diante destas assertivas, podemos afirmar que as 3 formas de AVALIAÇÃO são as seguintes:
		
	
	Clínica, Funcional, Técnica
	
	Fisioterapêutica, Médica e Técnica
	
	Fisioterapêutica, Médica e funcional
	 
	Médica, Técnica, Funcional
	
	Técnica, Médica, Clínica
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408137565)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em artigos distintos, mas abordando a relação entre Educação e pessoas com deficiências - PCD´s, Pessotti (1984) e Miranda (2003), descrevem a trajetória das relações entre estas pessoas e a sociedade com característica bastante diferenciada em cada uma de suas fases. Na primeira fase (FASE A), na era pré-cristã, os deficientes eram abandonados, perseguidos e eliminados, devido às suas condições atípicas, e a sociedade acreditava serem normais essas ações. Na era cristã, o tratamento variava segundo as concepções de caridade ou castigo predominantes na comunidade em que o deficiente estava inserido. Na segunda fase (FASE B), entre o século XVIII e meados do século XIX, as pessoas que apresentavam algum tipo de deficiênciaeram segregadas e protegidas em instituições residenciais. No final do século XIX e meados do século XX surge a terceira fase (FASE C), marcada pelo desenvolvimento de escolas e/ou classes especiais em escolas públicas, visando oferecer à pessoa deficiente uma educação à parte. A quarta fase (FASE D), surgiu no fnal do século XX, em meados dos anos 70, e nela observa-se um movimento a favor da integração social do aluno com deficiência, com o objetivo de inserí-los em ambientes escolares iguais ao de alunos sem deficiência.
Tomando como base a descrição de cada uma das 4 fases apresentadas e assinaladas no texto, assinale a opção que apresenta a nomenclatura correta de cada uma delas NA ORDEM EM QUE FORAM APRESENTADAS:
		
	
	Segregação - Exclusão - Inclusão - Integração
	
	Inclusão - Integração - Segregação - Exclusão
	
	Exclusão - Segregação - Inclusão - Integração
	
	Exclusão - Integração - Segregação - Inclusão
	 
	Exclusão - Segregação - Integração - Inclusão
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408281841)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma das causas de deficiência física elegível para se jogar o basquete em cadeira de rodas é a lesão medular. Então, dois atletas com lesão medular na mesma equipe obtiveram na classificação funcional a pontuação 1,5 e 3,5 respectivamente. Por que esse fato pode ocorrer?
		
	
	Esse fato em nada influencia a avaliação funcional dos atletas do basquete em cadeira de rodas.
	
	Pelo fato dos atletas serem da mesma equipe
	 
	Porque os atletas sofreram a lesão medular em diferentes regiões da coluna vertebral. Assim, o atleta que sofreu a lesão medular por exemplo na região lombar obteve maior pontuação em relação ao outro atleta que sofreu a lesão ao nível da região toráxica.
	
	Isso ocorre porque os atletas tinham diferentes experiências motoras.
	
	Porque os atletas sofreram a lesão medular em diferentes regiões da coluna vertebral. Assim, o atleta que sofreu a lesão medular por exemplo na região toráxica obteve maior pontuação em relação ao outro atleta que sofreu a lesão ao nível da lombar.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408635106)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando as seguintes classificações funcionais relacionadas à perdas totais ou parciais de movimentos e sensibilidade nos MMII e MMSS, qual delas corresponde ao quadro de um jovem acometido por acidente motociclístico que gerou lesão unilateral do plexo braquial, no lado direito e que, por consequência, induziu à redução da capacidade de movimentos no MS direito, impedindo-o de manter isometria neste segmento em um treinamento de força mas que preservou a capacidade de realizar a elevação anterior deste segmento, permitindo com isso a realização do movimento rosca bíceps com apoio do cotovelo?
		
	 
	monoparesia
	
	tetraplegia
	
	paraplegia
	 
	paraparesia
	
	tetraparesia
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408140264)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à prática de esportes para pessoas com diferentes tipos de deficiência (PcD´s), sabemos que cada modalidade contempla apenas tipos específicos de deficiências, pois tem as adaptações necessárias à plena participação dessas pessoas. Diante dessa afirmativa, considere as 5 (cinco) modalidades apresentadas a seguir e os 5 (cinco) tipos de pessoas com deficiências. A partir daí, assinale dentre as opções abaixo a única que apresenta associação correta entre a modalidade esportiva e tipo de deficiência de seus praticantes.
A. GOALBALL
B. FUTEBOL DE CINCO
C. TENIS DE CAMPO para DF
D. ATLETISMO PARA DV (Prova Pista)
E. ATLETISMO PARA DV (prova de Campo)
1. Cinco atletas, Uso de Vendas, Bola com guizos
2. Três atletas, uso de vendas, Bola com guizos
3. Utilização de cadeira de rodas, Bola quica na quadra até 2 vezes
4. Utilização do GUIA e do CHAMADOR
5. Utilização somente do CHAMADOR
		
	
	C2, B3, A4, D1 e E5
	 
	B1, A2 ,C3 ,D4, e E5
	
	E4, D5, B1, AS e C3
	
	B2, A3, C4, E2 e D5
	
	A2, B4, C3, D5 e E1

Continue navegando