Buscar

BDQ Fundamentos da Neuroanatomia

Prévia do material em texto

BDQ – FUNDAMENTOS DA NEUROANATOMIA
O que se pode afirmar sobre bainha de mielina?
R: É responsável pela condução saltatória
Avalie as opções abaixo e assinale aquela que indica uma célula da glia que reveste, por exemplo, os ventrículos laterais do encéfalo, plexo corióideo e o canal central da medula espinal contribuindo de forma significativa para a produção de líquor (Líquido Cerebrospinal):
R: Células Ependimárias.
Identifique, entre as opções abaixo, a área de projeção cortical primária da visão:
R: Lobo occipital
Em relação as células do sistema nervoso central, correlacione as células e suas função (1) Oligodendrócito, ( 2) Células de Schwann, (3) Neurônio, (4) Astrócitos ( ) São responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio (interno e externo), possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas. ( ) As células tem a função de sustentação e nutrição dos neurônios. ( ) São responsáveis pela produção da bainha de mielina, uma substância gordurosa, que tem a função de isolante elétrico para os neurônios do SNC. ( ) São responsáveis pela produção da bainha de mielina, uma substância gordurosa, que tem a função de isolante elétrico para os neurônios do SNP.
R: 3, 4, 1,2
As fibras nervosas podem ser amielínicas ou mielínicas. Estas últimas são constituídas por um axônio e sua bainha envoltória, a bainha de mielina, que é produzida no SNC pelas células denominadas de:
R: Oligodendrócitos
Um indivíduo apresenta um pinçamento do nervo que emerge de C5 e apresenta dor específica em qual área do corpo relacionado a este dermátomo?
R: Ombro e braço na face anterior
Leia atentamente a seguinte definição: Fibras descendentes que levam impulsos dos centros nervosos superiores para os órgãos executores, participando das respostas nas vias motoras. Essa afirmação reporta quais tipos de vias neurais?
R: Eferentes.
Qual o princípio de formação do corpo humano que considera que somos formados com importante simetria bilateral?
R: Antimeria.
Avalie as opções abaixo e assinale aquela que indica uma célula da glia que reveste, por exemplo, os ventrículos laterais do encéfalo, plexo corióideo e o canal central da medula espinal contribuindo de forma significativa para a produção de líquor (Líquido Cerebrospinal):
R: Células Ependimárias.
Em relação as células do sistema nervoso central, correlacione as células e suas função (1) Oligodendrócito, ( 2) Células de Schwann, (3) Neurônio, (4) Astrócitos:
 (3) São responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio (interno e externo), possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas. 
(4) As células tem a função de sustentação e nutrição dos neurônios. 
(1) São responsáveis pela produção da bainha de mielina, uma substância gordurosa, que tem a função de isolante elétrico para os neurônios do SNC. 
(2) São responsáveis pela produção da bainha de mielina, uma substância gordurosa, que tem a função de isolante elétrico para os neurônios do SNP.
R: 3, 4, 1,2
Qual a alternativa correta quanto às características do Reflexo do empuxo extensor?
R: Reflexo medular que participa da sustentação do corpo contra a ação da gravidade, através de um circuito divergente.
Nosso tecido nervoso é formado por um conjunto de células, que se subdividem em dois grandes grupos: os neurônios e as neuróglias. Enquanto os neurônios representam as unidades estruturais e funcionais básicas do sistema, as neuroglias podem ser ditas, de forma geral, as células de sustentação que auxiliam os neurônios em diversas funções. Considerando seus estudos neste tema, analise as três frases apresentadas abaixo: I. Os oligodendrócitos são as células responsáveis pela construção de bainha de mielina no sistema nervoso central. 
R: I
Qual o princípio de formação do corpo humano que considera que somos formados com importante simetria bilateral?
R: Antimeria.
Leia atentamente a seguinte definição: Fibras ascendentes que levam impulsos dos órgãos para os centros nervosos superiores planejadores, participando dos estímulos nas vias neurais. Essa afirmação reporta quais tipos de vias neurais?
R: Aferentes.
Na maioria dos indivíduos, o hemisfério dominante para linguagem é o esquerdo. Atualmente admite-se que existam duas áreas corticais principais relacionadas com a linguagem: uma anterior, chamada área de Broca, responsável pela expressão da linguagem e outra posterior conhecida área de Wernicke, relacionada basicamente com a percepção da linguagem. Em relação as áreas de Brodmann qual a que corresponde a área de Wernicke.
R: d) 22 de Brodmann
O telencéfalo é composto por dois hemisférios e os seguintes lobos:
R: Frontal, temporal, occipital, insular e parietal
O córtex motor encontra-se no lobo:
R: Frontal. 
Identifique, dentre as opções abaixo, as estruturas que compõem o diencéfalo:
R: tálamo, hipotálamo, epitálamo, subtálamo
Avalie as opções abaixo e assinale aquela que indica uma célula da glia que é responsável pela formação da bainha de mielina no sistema nervoso central:
R: Oligodendrócitos.
Qual estrutura está localizada adjacente a porção superior do cerebelo?
R: Tenda do Cerebelo.

Continue navegando