Buscar

Comportamento Humano nas Organizações - Questionário I

Prévia do material em texto

Questionário I – Comportamento Humano nas Organizações 
A análise transacional vê o indivíduo como um sistema integrado e organizado em três subsistemas: o exteropsíquico, o neopsíquico e o arqueopsíquico.
Sobre o subsistema arqueopsíquico, é verdadeiro afirmar que:
	
	d. Contém os vestígios da infância e opera a partir dos sentimentos, manifestando-se por meio de emoções e da busca da satisfação de necessidades.
A personalidade do indivíduo é algo exaustivamente discutido nas organizações atualmente. Freud, Jung e outros pensadores expuseram suas opiniões a respeito da formação da personalidade. Sobre esta formação, é correto afirmar que:
a. A personalidade é formada basicamente por fatores hereditários e ambientais.
Carl Jung, psicanalista, denominou alguns modelos de personalidade para melhor compreensão nas organizações. Um destes modelos diz respeito à sensação e à intuição. Qual a relação entre estes dois temas (sensação versus intuição)?
b. Os indivíduos voltados para a sensação preferem focar nos detalhes, ao passo que os intuitivos se concentram em temas mais amplos.
Chiavenato, em 2002, estudou o processo de interação entre pessoas e empresas. Para que este processo se estabeleça entre as pessoas e a organização, devemos:
c. Tratar as pessoas como parceiras da organização.
Com o avanço dos estudos em relação à personalidade, podem-se constatar avanços significativos no mapeamento do que é considerado como traço de personalidade de destaque na organização. Um dos principais é a estabilidade emocional. Sobre ela, é verdadeiro afirmar que:
d. É a constatação das variações de humor de um indivíduo.
Eric Berne é um psiquiatra canadense. Em 1956, criou uma teoria que abrange o individual e o social, e deu a ela o nome de análise transacional. A mesma é constituída de um conjunto de técnicas que visam à mudança nas pessoas. Segundo a análise transacional:
b. O ser humano é um produto de uma imensa coleção de influências, que são registradas desde a mais tenra idade, e que permanecem vivas, manifestando-se a cada momento.
Frente aos nossos valores, temos nossas atitudes, e as mesmas são adquiridas através da nossa experiência e de nossos preconceitos: este é o conceito inicial de ações que podemos desenvolver nas organizações. O que pode influenciar diretamente a formação de valores de um indivíduo?
	
	c. A cultura tem forte influência sobre nossos valores, e os valores variam de cultura para cultura.
Não adianta um profissional ser um excelente técnico se não conseguir trabalhar com outras pessoas, isto é, desenvolver seu comportamento social. O que é comportamento social?
	
	d. É a capacidade de interação positiva do indivíduo no ambiente em que se encontra.
O indivíduo inventa, cria e recria sua própria realidade, principalmente quando se percebe como um ser social com o poder de transformação. 
Refletindo sobre esta afirmação, é correto afirmar que o trabalho é fundamental na vida do homem?
	
	b. Sim, pois o trabalho faz parte da identidade do homem; é a base para manter relações saudáveis.
Quando entramos em uma organização, trazemos nossos valores, e isto influirá na forma de vermos e lidarmos com as situações, influenciando nosso comportamento a todo momento na empresa.
Segundo Robbins, o que são valores?
e. Os valores representam convicções básicas que contêm um elemento de julgamento naquilo que a pessoa acredita ser correto, bom ou desejável.
	
	Unip EAD – Ciências Contábeis

Continue navegando