Buscar

AV2 de corporeidade e motricidade On

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201343277)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	I) A apreciação na epistemologia invoca os valores humanos; isso significa que nessa trama envolvem-se elementos como conceito, opinião e análise. Então, se buscarmos os significados para além da etimologia, podemos pensar nesses conceitos como algo a ser ressignificado.
II) É por meio da compreensão de que existem diferentes olhares e escolhas que se justifica o fato de existir diferentes teorias para explicar o mesmo conceito, e é a partir dessas escolhas que se constrói o conhecimento.
III) A episteme é qualquer coisa como uma visão do mundo, um corte na história comum a todos os conhecimentos e que imporia a cada um deles as mesmas normas os mesmos postulados, um certo estado geral da razão, uma certa estrutura do pensamento a qual não saberiam como escapar os homens de uma certa época.
De acordo com os dados acima, responda: Estão certos os itens:
		
	 
	I e III.
	
	I e II.
	
	nenhuma das alternativas
	
	II e III.
	 
	todas as alternativas e uma dá prosseguimento a outra quanto ao conteúdo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201343771)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A mídia e a indústria da "corpolatria" produzem um discurso que nos diz o tempo todo que beleza, saúde, potência, sedução e sucesso são indissociáveis e que não poderemos jamais viver sem esses elementos. Cuidar do corpo em si, na sociedade atual, é indispensável ao bem-estar e à felicidade. Ser jovem, saber dançar os ritmos da moda, vestir-se bem, freqüentar academias são alguns ditames que estão sendo incutidos no tecido social. A criação constante de necessidades pelo sistema midiático e pelo mercado vem fomentando o narcisismo e o hedonismo. Em "O Mal Estar na Civilização", Freud mostra-se intrigado acerca da valorização da beleza na sociedade moderna. O autor caracteriza a fruição da beleza e as formas de utilização do corpo como uma estratégia para buscar a felicidade. Entendemos aqui, o culto ao corpo, como uma manifestação cultural (e uma forma de consumo cultural) da sociedade contemporânea, apesar de não ser um fenômeno exclusivamente presente nela, carregada de um conjunto de signos, dotada de sentido e significados e que é construído e (re)construído através de um discurso produzido pela mídia e reforçado por interesses econômicos do mercado da beleza e boa forma. Consideramos também que através do consumo e do uso do corpo os indivíduos constroem suas identidades e estabelecem relações sociais. O corpo, aqui, é entendido como
		
	 
	um veículo (instrumento) ou um recurso (um capital) de poder e auto-expressão. É uma mercadoria-signo, sendo assim, um meio através do qual os indivíduos criam vínculos e estabelecem distinções sociais.
	
	perigoso, em especial o feminino, visto como um "lugar de tentações".
	
	algo sagrado, ou seja, proibido de se manipular. Com a ascensão de uma ciência positiva separada de valores religiosos e do espaço da moralidade, o corpo passa a ser objeto de estudo de algumas ciências.
	
	como uma máquina, capapaz de desempenhar importantes funções na sociedade industrial.
	
	uma máquina, desprovida de sentimentos, raciocinio e emoções.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201343939)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	I. Os cursos de graduação em Educação Física, devem passar a entender o homem na busca da transcendência, ou seja, o movimento humano, considerado como o comportamento motor portador de significação, de intencionalidade, de consciência clara, que expressa a vivência e a convivência.
II. É compreensível a dificuldade em estabelecer um novo objeto de estudo, pois diversos fatores impedem que se observe a questão por meio de paradigmas de outras áreas, assim como outras dificuldades inibem as iniciativas, tais como: a tradição mecanicista existente na formação profissional, centrada sobre a Educação Física e o desenvolvimento de práticas desportivas; o fascínio do modelo das ciências da natureza e a objetividade nelas existente; a inexistência de coerência na explicação das condutas motoras e a dificuldade de estabelecimento de um vocabulário técnico/científico que explicite as questões abordadas pelos profissionais da área.
III. De qualquer forma, a motricidade humana é indiscutível e sua matéria prima é o homem em movimento, em situação de busca de superação. Como o centro da questão é o homem e o movimento desse homem, que se faz e refaz a sua própria vontade, não há leis como nas ciências da natureza.
Estão certos os itens:
		
	 
	todas as alternativas e uma dá prosseguimento a outra quanto ao conteúdo.
	
	I e II.
	 
	I e III.
	
	nenhuma das alternativas
	
	II e III.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201343282)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo Tubino (1992) o novo conceito de esporte a partir do pressuposto do direito a todas as práticas esportivas, passou a contar com as seguintes manifestações distintas e inter-atuantes: a) Manifestação esporte-performance, objetivando rendimento, numa estrutura formal e institucionalizada. b) Manifestação esporte-participação, visando o bem-estar para todas as pessoas, praticada voluntariamente e com conexões com os movimentos de educação permanente e com a saúde. c) Manifestação esporte-educação, com objetivos claros de formação, norteada por princípios sócio-educativos, preparando seus praticantes para a cidadania e para o lazer. (TUBINO, 1992, p.133).
De acordo com a visão do autor explique: "O corpo no esporte" e o "corpo do esporte"
		
	
Resposta: O corpo no esporte, significa dizer o praticante em ação, é o corpo em movimento propriamente dito. Já o corpo do esporte, poderiamos dizer que são os princípios e objetivos básicos sobre o esporte as estruturas de determinado esporte para que se coloque o corpo em movimento.
	
Gabarito: Discutir a questão do corpo relacionando a prática esportiva nas diferentes dimensões.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201344409)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Até o século V a.c aproximadamente, a Paidéia combinava ethos (hábitos) que fizessem com que o indivíduo fosse digno e bom, tanto como governado quanto como governante. A educação refletia o pensar e o agir, a arte e o movimento. Assim, a Educação da Paideia tinha como objetivo
		
	
	ensinar política e anatomia, importantes para a formação do cidadão grego.
	
	desenvolver a racionalidade e os conceitos de geometria e matemática.
	 
	desenvolver um conjunto de qualidades físicas, espirituais e morais.
	
	desenvolver as habilidades musicais das crianças, descobrindo talentos.
	
	trabalhar as operações matemáticas e a gramática.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201343944)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atualmente, uma questão que tem sido levantada em diversos momentos e instâncias diz respeito a formação do profissional de Educação Física e os conhecimentos necessários para essa formação. Segundo pesquisa realizada por Cesário (2011) na maior parte das universidades e instituições de ensino superior, ainda hoje,
I. é dado ênfase aos conhecimentos de conteúdo específico.
II. observa-se uma grande carência teórica sobre o que vem a ser essa base de conhecimentos necessário para o ensino.
A esse respeito, pode-se concluir que
		
	
	as duas afirmações são falsas.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201344430)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ciência da Motricidade humana foi desenvolvida pelo filósofo português, Manuel Sérgio, baseado nas ideias de Le Boulch e de Pierre Parlebas. Segundo o autor, a Educação Física é apenas o ramo pedagógico desta Ciência, sendo a Motricidade Humana muito mais abrangente. Segundo Sérgio (1992)alguns dos marcos da construção da ciência da Motricidade Humana foram
		
	
	os avanços das redes sociais e a integração constante da corporeidade e da motricidade na complexidade humana.
	
	a revolução industrial, o crescimento da sociedade de consumo e o desenvolvimento da internet.
	
	a revolução francesa, o militarismo desenvolvido no pós-guerra e o aumento da prática de diversas modalidades esportivas.
	
	a medicina preventiva e a curativa, os avanços da cirurgia estética e o dualismo das atuais teorias sobre o homem.
	 
	as teorias de Freud, as contribuições da fenomenologia e o reconhecimento de que a educação motora racionalmente orientada, deve integrar o ato educativo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201340353)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Oliveira e outros (2008) comentam que há um esforço de uma parte significativa dos professores de Educação Física de enriquecer o escopo da sua intervenção na escola, numa direção que se faz deslocar de uma perspectiva naturalizada, baseada apenas na dimensão motriz do corpo, para uma outra, que lhe reconhece o estatuto cultural, baseada na corporalidade. Considerando a leitura do texto acima, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Há um movimento reflexivo que busca reafirmar a tradição marcada pelos estudos das ciências da natureza, nas intervenções na área da Educação Física Escolar que permitem o entendimento do corpo em sua complexidade sócio-histórico e cultural
	
	Há um movimento reflexivo que desconsidera a perspectiva sócio-histórico e cultural para compreensão da relação corporalidade e Educação Física Escolar
	
	Há um movimento reflexivo que busca compreender e explicar o homem biologicamente nas aulas de Educação Física.
	 
	Há um movimento reflexivo que busca valorizar o corpo em sua complexidade pautado nas explicações das ciências naturais e numa visão positivista de homem e sociedade
	 
	Há um movimento reflexivo que busca repensar a tradição de uma visão limitada das ciências da natureza, aplicada aos estudos e intervenções na área da Educação Física Escolar e que tem avançado em direção ao entendimento do corpo numa perspectiva sócio-cultural e histórica
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201379071)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	
 
Observando o quadrinho acima podemos afirmar que:
		
	
	Esquema corporal e imagem corporal não são conceitos relacionados. A aquisição da noção de esquema corporal acontece independentemente da criação da imagem corporal pelo indivíduo. Porém, ambas interferem na aprendizagem das técnicas corporais pelos alunos.
	 
	As aulas de Educação Física devem valorizar o conhecimento adquirido por meio da aquisição de diferentes técnicas corporais, entendendo-as como gestos e movimentos corporais próprios da cultura. Estas técnicas são passíveis de transmissão através das gerações e por isso, estão imbuídas de significados específicos.
	
	As aulas de educação física devem promover a reprodução de técnicas corporais de forma correta e precisa. É esta exatidão que traz significado à execução do movimento.
	
	A aquisição do esquema corporal se dá principalmente a partir da compreensão de conceitos e relações cognitivas. Por isso é tão importante que as aulas de educação física abordem aspectos da cultura corporal e aconteçam também de forma teórica.
	 
	É somente pela percepção de sua imagem corporal que o indivíduo terá consciência de sua própria performance. Esta acontece como resultado da noção de esquema corporal e execução do gesto técnico. Sendo assim as aulas de Educação Física devem valorizar a repetição e memorização de padrões motores pelos alunos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201379011)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A partir dos anos de 1980, surgiram diversas abordagens que tematizaram e debateram a Educação Física Escolar. Elas construíram críticas ao modelo tradicional de aula, conhecido como tecnicista, competitivista, esportivizado. Embora essas abordagens tivessem em comum o anseio de uma intervenção na atuação do professor de Educação Física com fundamentos científicos e filosóficos, havia, também, muitas divergências entre elas, de natureza teórica e didática. Em relação à seleção dos conteúdos e aos objetivos de ensino, quais são as diferenças entre uma aula tradicional tecnicista e outra baseada na teoria da motricidade humana?
		
	
Resposta: Uma aula mais tradicional tecnicista é uma aula baseada na técnica, independente do que acontece o foco padrão é o cumprimento da técnica perfeita aplicada para execução perfeita do movimentos. e aula baseada na Motricidade Humana, são várias formas de trabalhar diferentes de acordo com a cultura corporal de cada indivíduo valorizando o corpo e sua complexidade, segue um patrão cultural para realizar certos movimentos.
	
Gabarito: Em uma aula de Educação Física tecnicista os conteúdos são apriorísticos, isto é, são determinados pelo professor sem considerar o contexto, a vivência ou a realidade do aluno. O objetivo é reproduzir padrões ou técnicas de movimentos pré-determinados. Em contrapartida, uma aula baseada na motricidade humana apresenta conteúdos significativos ao universo do aluno. Além disso, o principal objetivo de ensino é compreender e transformar o gesto motor.

Continue navegando