Buscar

Avaliação Cont Met Prat Ensino Creches e edu Infantil

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0350_AV_201509128221 » CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201509128221 - ARLETE DOS SANTOS ALVARENGA
	Professor:
	ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 21/11/2016 19:04:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201509194886)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Cada idade de nossa vida tem suas especificidades. Defina os conceitos: de ser criança e ter infância.
		
	
Resposta: - Ser criança é ter identidade e autonomia , tendo a pureza de quem esta descobrindo o mundo , seu modo particular de expressão atraves de seus atos buscando aprender. - Ter Infancia é viver atraves do ludico e pueril é brincar se expressar com seu corpo, seus pensamentos, sua cultura
	
Gabarito: Ser criança significa estar no período inicial da vida que apresenta necessidades especificas. Ter infância reflete uma condição social, uma criança pode ou não ter infância dependendo do contexto social em que vive.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Ser criança significa estar no período inicial da vida que apresenta necessidades especificas. Ter infância reflete uma condição social, uma criança pode ou não ter infância dependendo do contexto social em que vive.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509200770)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como deve ser feito o acolhimento e a adaptação da criança ao entrar para creche?
		
	
Resposta: - Deve se apresentar as regras da instituição a familia da criança, compartilhando com a familia o educar e cuidar - O ambiente de sala de aula e mobilia devem ser atrativos, ambiente ludico - Deve ter os brinquedos disponiveis , ambiente confortavel - A Educadora deve transmitir a ela confiança, segurança , atraves de um comportamento respeitoso e amigavel.
	
Gabarito: A criança deve se adaptar gradativamente a rotina, sendo respeitada em seu ritmo e característica pessoal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509183847)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação ao conceito de Infância como uma categoria social, está INCORRETO afirmar que:
		
	
	o fato de ser criança nem sempre garantirá uma infância feliz.
	 
	o papel da criança é trabalhar junto com a mãe que precisa ingressar no mercado de trabalho para sustento familiar.
	
	em diferentes momentos históricos e em diferentes realidades sempre existiram e existem ainda muitas crianças que possuem suas infâncias roubadas.
	
	a criança é uma cidadã e tem direitos de brincar e estudar.
	
	na idade média, no inicio dos tempos modernos, e por muito tempo ainda nas classes populares, as crianças misturavam-se com os adultos assim que eram consideradas capazes de dispensar a ajuda das mães ou das amas, poucos anos depois de um desmame tardio.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509229480)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a assertiva ERRADA, no que se refere à proposta pedagógica da Educação Infantil.
		
	
	As propostas Pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar e acolher as crianças em suas semelhanças; entendendo que são cidadãs de direitos à proteção e à participação social.
	
	As instituições de Educação Infantil devem organizar suas Propostas Pedagógicas considerando o currículo como conjunto de experiências culturais onde se articulam saberes da experiência, da prática, fruto das vivências das crianças e conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, na perspectiva da formação humana.
	
	Nas Propostas Pedagógicas de Educação Infantil, a linguagem e a brincadeira são elementos articuladores entre os saberes e os conhecimentos.
	 
	Propostas pedagógicas para a Educação infantil devem ler em consideração a necessidade de mais estímulação porque as crianças passa muito tempo longe dos seus familiares e se tornam muito carentes e dependentes afetivamente dos educadores.
	
	A qualidade do trabalho cotidiano nas instituições de Educação Infantil deve ser assegurada, considerando os critérios de: valorização da identidade e da diversidade sociocultural; organização do tempo e espaços; infraestrutura e número de crianças por professor que possibilite responsabilidade, atenção, e interação com as crianças e famílias.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509230621)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que concerme ao papel das creches e pré-escolas na Educação Infantil é correto afirmar que:
		
	
	As creches e pré-escolas devem garantir o ensino para as crianças pequenas, pois o cuidado é responsabilidade da família.
	 
	As creches e pré-escolas são reconhecidas como um direito social e tem como tarefa compartilhar com as famílias a função de cuidado e educação das crianças pequenas.
	
	As creches e pré-escolas são reconhecidas como um dever do Estado e tem como tarefa somente a educação das crianças pequenas.
	
	As creches assumem diferentes funções da pré-escola, pois sua única tarefa é cuidar das crianças pequenas e não educa-las.
	
	As creches e pré-escolas são oferecidas no Ensino Fundamental como um dever do Estado e tem como tarefa desenvolver a educação formal.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509314836)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Geralmente, ao ouvir "NÃOs" as crianças manifestam irritabilidades ou choros, saber lidar bem com essas situações é muito importante. Facilita bastante o fato de um adulto saber lidar de forma equilibrada com seus próprios sentimentos. Pensando no perfil de um bom educador de creches podemos AFIRMAR sobre esse aspecto que:
		
	
	atividades variadas e materiais diversificados, bem como a quantidade de crianças por adulto, são aspectos que não interferem no equilíbrio emocional do professor.
	
	deixar a criança pensar isoladamente é uma atitude de reflexão, resultado da busca por melhores estratégias de construção de limites.
	
	nesses momentos o educador deve fazer o que achar melhor, pois não há muitos estudos a esse respeito.
	 
	a busca pelo equilíbrio emocional facilitará o oferecimento de uma sólida base de afeto.
	
	o educador jamais deverá perder seu lugar de figura de autoridade e para isso deve evitar brincar e valorizar as interações entre as crianças para que não seja desrespeitado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509194962)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Várias pesquisas na área da psicologia do desenvolvimento têm apontado sobre a necessidade de brincar na infância. Alguns autores, tais como Piaget classifica o jogo considerando algumas características. Com relação a esse aspecto é possível afirmar que:
		
	
	o jogo de exercício representa a fase que surge com o aparecimento da linguagem.
	
	o jogo simbólico representa a fase que vai desde o nascimento até o aparecimento da linguagem.
	 
	aos poucos o jogo vai ficando mais próximo a uma imitação do real e mais social do que individual como é no inicio.
	
	as regras podem ser transmitidas de uma geração para a outra desde o jogo de exercício.
	
	as primeiras formas de brincar com o outro não apresenta regra nenhuma.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509374291)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	ARRIBAS (2004, p. 142) ressalta que quando nos propomos a educar a criança sob a perspectiva de sua motricidade, abre-se diante de nós um amplo campo de ação, que vai desde o conhecimento e a consciência que a criança deve adquirir de seu próprio corpo até a possibilidade que tem de se mover com eficiência e expressar-se com este corpo. A partir das ideias acima é possível afirmar que:
		
	 
	é importante conduzir o movimento da criança sempre orientando-a, desde a forma correta de sentar, correr, pular ou qualquer outro movimento corporal.
	 
	a criança deverá ter oportunidades de conhecer o próprio corpo e movimentar-se com liberdade para ir obtendo maior desenvoltura.
	
	ter atenção constante para que a criança não se machuque é fundamental, mesmo que por esse motivo sejanecessário limitar seus movimentos.
	
	é desnecessário fazer vários deslocamentos de lugar dentro da instituição, pois esse aspecto poderá agitar as crianças e desorganiza-las.
	
	oferecer uma mesma atividade que favoreça com que as crianças fiquem paradas, sem sair do lugar é fundamental para acalma-las.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509230174)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os instrumentos mais adequados para avaliar as crianças na Educação Infantil são:
		
	
	Atividades de casa.
	
	Atividades para a escrita
	
	Provas individuais e coletivas.
	 
	Portfólio, fichas descritivas, observação diária.
	
	Leitura oral
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509183926)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem princípios que devem ser considerados pelos educadores. Dentre os aspectos abaixo,marque o que NÃO deve ser destacado como um desses princípios:
		
	
	o respeito à dignidade e os direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;
	
	o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento de suas capacidades de expressão, à comunicação e interação social;
	
	o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
	 
	o atendimento aos cuidados essenciais associados ao acompanhamento de distúrbios comportamentais;
	
	o direito à uma educação de qualidade, um ambiente sadio e que promova o bem estar e a segurança da criança.

Continue navegando