Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Competências Gerenciais
Aula 1: Comunicação interpessoal e organizacional
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
Compreender os fundamentos da comunicação;
Categorizar as diferentes formas de comunicação;
Identificar e utilizar técnicas de comunicação interpessoais.
	1a Questão (Ref.: 201408353082)
	
	
	A mensagem pode ser dividida em duas categorias. Quais são ela?
		
	 
	Símbolos e Comportamentos: Palavra, escrita desenho, código, gestos, contato visual e linguagem corporal.
	
	 2a Questão (Ref.: 201408323113)
	
	
	Teresa e Albuquerque trabalham na área de Marketing de uma empresa multinacional e, estão trocando ideias sobre um processo que consiste na troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Assinale o processo sobre o qual estão trocando ideias:
	  Comunicação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408142589)
	
	
	Almeida, o gerente de TI da Sol Ltda., teve um problema de relacionamento com um gestor de outra área, causado pelo uso excessivo de palavras técnicas. Dentro do modelo de comunicação verbal, podemos afirmar que o processo foi prejudicado pelo uso de:
		
	
	
	  Jargões.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408836122)
	
	
	Segundo o que estudamos nesta disciplina, qual competência é considerada como condição necessária para o convívio e a colaboração entre os indivíduos? Assinale a resposta certa
		
	  Comunicação
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408727722)
	
	
	Um gestor para ter sucesso em suas comunicações deve aprimorar constantemente sua capacidade de comunicação. Com relação ao canal de comunicação, deve:
	  Utilizar diferentes canais de comunicação.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408663631)
	
	
	Mercês está em reunião com os seus subordinados para falar a respeito da importância da troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Assinale o tema da reunião:
		
	 
	processo de comunicação.
	
	 7a Questão (Ref.: 201408141211)
	
	
	Marque as afirmativas verdadeiras em relação às barreiras para a comunicação eficaz. 1) Sobrecarga de informação: mais informação do que o receptor é capaz de armazenar ou classificar. 2) Localização física e distrações: distância e outros canais de comunicação afetam a comunicação negativamente. 3) Sexo do interlocutor.
	
	
	 V, V, F
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408328898)
	
	
	Existem quatro componentes que define comunicação. Assinale a alternativa que apresenta o componente que NÃO faz parte do processo.
		
	  Codificador
	
Aula 2
	1a Questão (Ref.: 201408141197)
	
	
	Duas características devem ser observadas no indivíduo que pratica escuta ativa. A característica que faz com que ele se coloque na posição do outro indivíduo e, assim, o entenda melhor é chamada de:
		
	  Empatia.
	
	2a Questão (Ref.: 201408142746)
	
	
	Quando um gestor, dentro de uma situação de trabalho, constata a ocorrência de um conflito, ele deve utilizar uma forma de comunicação entre lados opostos, possibilitando que sejam feitas ofertas e contraofertas e, assim, buscar uma solução que possibilite um acordo entre as duas partes. Podemos entender essa forma de comunicação como:
	 Negociação.
	
	3a Questão (Ref.: 201408663726)
	
	
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias, entre as quais podemos citar: o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar a partir do parâmetro da velocidade do seu membro mais lento. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de tarefa descrita:
		
	  Conjuntiva.
	
	4a Questão (Ref.: 201408115904)
	
	
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA.
		
	 
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	5a Questão (Ref.: 201408317556)
	
	
	De acordo com a teoria de Janis, citado por Aronson, Wilson e Akert, o pensamento grupal é definido como um tipo de pensamento em que é mais importante:
	 Manter a coesão e solidariedade do grupo
	
	6a Questão (Ref.: 201408317586)
	
	
	Um dos estágios do desenvolvimento do grupo é um período de alta emoção e tensão entre os membros podem ocorrer hostilidades e lutas internas entre eles, e o grupo normalmente passa por algumas mudanças. As expectativas dos participantes tendem a ser esclarecidas e elaboradas ainda mais. A atenção volta-se para os obstáculos que se interpõem às metas do grupo. A que se refere este conceito:
		
	 AGITAÇÃO
	
	7a Questão (Ref.: 201408712909)
	
	
	Isaías, gestor de uma empresa do ramo automobilístico, está trocando ideias com Lucas, seu subordinado, sobre a importância de se descobrir maneiras de resolver, pacificamente, determinados tipos de situações. Por exemplo: quando os grupos têm objetivos incompatíveis como sindicatos e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. Assinale a opção de resposta que indica corretamente a quais tipos de situações Isaías está se referindo:
		
	 Conflitos.
	
	8a Questão (Ref.: 201408839862)
	
	
	Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, o desenvolvimento típico de equipes ocorre em quatro fases. Considerando o dia-a-dia de um gerente no gerenciamento de uma equipe de trabalho, qual seria a fase que ele deve se preocupar em dar esclarecimentos para permitir a familiarização com o trabalho a ser desenvolvido em relação às atividades e aos resultados.
		
	  Formação
	
Aula 3
Pelo que os gerentes das organizações são responsáveis nas organizações modernas?
Os gerentes  são responsáveis por garantir que suas equipes alcancem resultados, de maneira que o sucesso da organização e de sua carreira esteja diretamente ligado à performance dos seus subordinados.
Estudos como os realizados por Mark Huselid e colaboradores em 1.000 empresas constatam que boas relações entre gerentes e empregados podem responder por:
• Aumento de fluxo de caixa de até 16%,
• Redução na rotatividade de até 7%, e
 • Elevação do valor da empresa no mercado de ações em até US$ 18 mil por empregado.
Parte desses mitos é responsável pelo fenômeno do “subgerenciamento” apontado por Bruce Tulgan, da RainmakerThinking Inc. Segundo seu estudo, bons gerentes precisam de cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho:
Fazer declarações claras de desempenho.
Estabelecer metas mensuráveis e responsabilizar as pessoas por essas metas.
Monitorar e avaliar com precisão o desempenho no trabalho.
Fornecer claro retorno sobre o desempenho e melhoria.
Distribuir recompensas e punições com justiça.
No entanto, ao serem observados, constatou-se que:
Menos de 1% dos gerentes realizavam os cinco aspectos diariamente, e apenas 10% o faziam até uma vez por semana. 
O fenômeno, chamado de “subgerenciamento” é causado por falta de interesse dos gerentes de realizarem suas funções - em alguns casos por falta de tempo, capacidade ou até mesmo o medo de julgar pessoas.
Será que também é necessário realizar a distinção entre coordenação e mentoreação?
Coordenação – foca o desenvolvimento no trabalhodos aspectos de comportamento que influenciam a rotina nas organizações.
Mentoreação – pressupõe um mentor e um protegido, numa relação de longa duração visando ao desenvolvimento global do protegido através da experiência e tutela do mentor.
O Ciclo de Gerenciamento do Desempenho (Performance Management Cycle - PMC)
Segundo esse modelo, as tarefas do coordenador se fecham em um ciclo onde o coordenador:
Escolhe a pessoa certa para o trabalho certo.
Estabelece expectativas de desempenho.
Avalia o desempenho.
Dá retorno sobre o desempenho.
O grande gerente estabelece expectativas claras, avalia frequentemente o desempenho da equipe, fornece o retorno necessário para manter os empregados alinhados com os objetivos da organização.
	
		1.
		Para garantir compromisso com a meta no desempenho de coordenadores e empregados, que será analisado na avaliação de desempenho, estabelece-la não é suficiente. É necessário que os empregados se sintam comprometidos com essas metas. Assim, há o contrato de desempenho que envolve as fundações que permitem esse comprometimento. As seguintes técnicas, associadas ao contrato, facilitam esse processo, EXCETO:
		
	
	
	 
	Não disseminar as metas.
	
	
		2.
		Pensando no tema Gerenciamento do Desempenho, marque qual a afirmativa que melhor responde o que é um empregado-problema.
		
	
	
	 
	Empregado-problema é aquele que mantém desempenho abaixo do esperado e combinado, apesar de repetidas intervenções de retorno.
	
	
	
		3.
		No passado, um Gerente representava o sujeito que possuía o maior conhecimento dentre todos aqueles que atuavam em determinado setor ou processo. E este saber maior era um dos elementos determinantes para que ele se tornasse o Gerente. Logo, o conhecimento era um fator determinante e, por conta disto, não era compartilhado com a equipe para não sofrer ameaças ao cargo. Porém, no cenário do mercado atual, o Gestor precisa agir de maneira diferente. Baseado neste raciocínio, assinale a resposta que indica uma das atribuições principais no perfil gerencial no contexto atual
		
	
	
	 
	Agir como instrutor/treinador, multiplicando o conhecimento
	
	
	
		4.
		Pelo que os Gerentes são responsáveis nas organizações modernas? Assinale a resposta certa
		
	
	
	
	
	Por treinar a equipe, multiplicando o conhecimento
	
	
	Por garantir que suas equipes alcancem resultados
	
	 
	O conjunto das alternativas de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	
	Por gerar fortes relacionamentos entre os membros da equipe e a organização
	
	 
	Por apoiar e incentivar a equipe em trabalhar com metas comuns e alinhadas à organização
	
	
	
		5.
		Segundo um estudo realizado por Bruce Tulgan, os bons gerentes precisam de alguns aspectos para realizar um bom trabalho. Baseado nesta afirmativa, assinale a resposta que indica corretamente, todos estes aspectos mencionados por Bruce em seu estudo, conforme o enunciado
		
	
	
	
	 
	O conjunto das opções de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	
		6.
		Cada vez mais as competências gerenciais tem se mostrado um importante diferencial na gestão das organizações. Depois de estudar 1000 empresas, Mark Huselid e seus colaboradores constataram que as relações entre gerentes e colaboradores pode responder pela melhora em:
		
	
	
	 
	Aumento do fluxo de caixa, redução da rotatividade e elevação do valor da empresa no mercado
	
	
		7.
		Estudos como os realizados por Mark Huselid e colaboradores em 1.000 empresas constatam que boas relações entre gerentes e empregados podem responder por: 1) Aumento de fluxo de caixa. 2) Redução na rotatividade. 3) Elevação do valor da empresa. Marque a alternativa que apresenta a ordem das afirmativas corretas.
		
	
	
	 
	V, V, V.
	
	
		8.
		Mark Huselid e colaboradores realizaram estudos em cerca de 1.000 empresas e, contataram que as boas relações entre Gestores e suas equipes podem produzir resultados interessantes para a organização. Dentre as opções de respostas propostas a seguir, assinale aquela que indica corretamente, uma destas possibilidades de resultados identificadas pelo estudo mencionado no enunciado desta questão
		
	
	
	 
	Aumento do fluxo de caixa em até 16%
AULA 4-
Avaliação de Desempenho
Por que é importante realizar a avaliação de desempenho?
A realização da avaliação de desempenho é importante porque sua implementação garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparente do que é esperado deles.
• deveres críticos do cargo;
• metas de desempenho;
• conduta profissional;
• requisitos de recursos; e
• metas de desenvolvimento.
Avaliando comportamento e resultado
Você sabe o que é um empregado problema? Sabe como identificá-lo?
Empregado-problema é aquele que mantém desempenho abaixo do esperado e combinado, apesar de repetidas intervenções de retorno. 
Para identificá-lo deve-se evitar o julgamento de valor e dar ênfase às razões pelas quais o desempenho não é alcançado. Essas razões podem ir desde impossibilidade até falta de desejo de melhoria.
Quando se identifica um empregado-problema, algumas ações devem ser realizadas para corrigir a situação. A estrutura de ação nesse caso consiste em:
Diagnosticar o problema.
Organizar uma discussão de melhoria de desempenho.
Coordenar quando necessário.
		1.
		Lúcia trabalha no setor de atendimento ao consumidor do Detran. Uma de suas principais tarefas é a resolução de dificuldades trazidas pelos usuários dos serviços do Detran. A fim de avaliar o comportamento de Lúcia no trabalho, considerando o volume de usuários que ela atende, qual o critério que deveria ser utilizado?
		
	
	
	
	 
	Número de problemas resolvidos durante os atendimentos.
	
	
		2.
		Júlio, gestor de uma empresa de máquinas e equipamentos industriais, situada em Aracaju, foi favorável a implementação de um determinado instrumento que garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparente do que é esperado deles. Assinale o instrumento ao qual nos referimos:
		
	
	
	
	  Avaliação de desempenho.
	
	
	
		3.
		A realização da avaliação de desempenho é importante porque sua implementação garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparente do que é esperado dele. Quais são os dois tipos de avaliação
		
	
	
	
	 
	Objetiva e Subjetiva
	
	
		4.
		Antonio trabalha há apenas 1 ano como analista júnior de sinistros de uma grande seguradora, sendo este seu primeiro emprego aos 20 anos de idade. É a primeira vez que é avaliado e, por isso, não sabe como a avaliação de desempenho pode ajuda-lo. Seu gerente lhe explicou que o 'feedback' irá auxilia-lo no seu aperfeiçoamento profissional, mas Antonio não compreendeu como isso aconteceria. Como você explicaria o conceito de 'feedback' para Antonio?
		
	
	
	
	 
	É um elemento que surge ao final do processo de avaliação que fornece retorno ao colaborador sobre como está o seu desempenho indicando pontos fortes e fracos que devem ser aprimorados e melhorados, respectivamente.
	
	
		5.
		Um supervisor, no dia a dia do gerenciamento de uma equipe, deve ressaltar a avaliação pessoal para descobrir e desenvolver as forças do indivíduo e não somente as fraquezas, porque, assim, estará:
		
	
	
	
	 
	Dando retornos positivos e proporcionando motivação.
	
	
		6.
		A fim de garantir o rendimento de coordenadores e empregados e garantir o comprometimentodas partes com os resultados e com a organização, analisado na avaliação de desempenho, que tipo de acordo deve ser celebrado entre as partes?
		
	
	  Contrato de desempenho mútuo
	
	
		7.
		A organização moderna deve manter o tipo de avaliação que traz muitos benefícios e mudanças positivas na gestão de pessoas. Com ela o gestor pode avaliar melhor seus subordinados, melhorar o clima de trabalho, investir no treinamento de seus pares, bem como:
		
	
	
	
	 
	identificar e trabalhar de forma sistêmica as diferenças de desempenho entre os muitos funcionários da organização.
	
	
		8.
		Therezinha, a gerente de atendimento da Pinhal Ltda., teve uma experiência marcante em sua atividade de supervisão de sua equipe de trabalho. Lima, o supervisor de atendimento, por estar passando por momentos particulares difíceis, deu um feedback negativo a um subordinado na frente de outros empregados e de clientes. O desempenho desse empregado caiu vertiginosamente. Therezinha chamou Lima e explicou para ele que isso era devido a que:
		
	
	
	
	 
	Um mau retorno, como foi o caso, pode diminuir a performance do empregado.
AULA 5
		1.
		John Kotter, um professor e pesquisador da Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para a realização de mudanças. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta estes estágios:
		
	
	
	
	 
	Realizar exames médicos em todos os funcionários.
	
	
		2.
		As demandas do mundo moderno exigem que as organizações, assim como as pessoas, sejam capazes de responderem rapidamente a elas de modo a manterem-se no negócio. O mundo que conhecemos há 10 anos já é bem diferente do mundo que vivemos agora. As mudanças, portanto, devem ser compreendidas:
		
	
	
	
	 
	Como naturais e necessárias ao aprimoramento, fortalecimento e inovação das organizações. Apesar de causar insegurança no início, ela deve proporcionar a melhoria de processos e dos resultados.
	
	
		3.
		John Kotter, professor pesquisador de Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para a realização de mudanças. São alguns deles, EXCETO:
		
	
	
	
	 
	Diminuir a urgência.
	
	
		4.
		John Kotter, um professor e pesquisador da Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para realização de mudanças. O estágio que, segundo ele, envolve estabelecer confiança de que os resultados podem ser alcançados e de que as barreiras para a mudança serão removidas é chamado de:
		
	
	
	
	 
	Fortalecer a ação.
	
	
		5.
		De acordo com a teoria do sociólogo Kurt Lewin, chamada de teoria de campos de força social, o status quo é definido como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. Os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudança, definidos por:
		
	
	
	
	 
	Descongelar; Mudar; Recongelar.
	
	
		6.
		De acordo com Kurt Lewin, em sua Teoria de Campos de Força Social, o status quo é definido como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. E, os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudanças. Assinale a resposta, dentre as afirmativas a seguir que indicam, corretamente, quais são estes estágios mencionados no enunciado, considerando a linearidade da sequência em que eles acontecem
		
	
	
	
	 
	Descongelar, Mudar e Recongelar
	
	
		7.
		NÃO faz parte do modelo de mudança organizacional proposto por Kotter.
		
	
	
	
	 
	Descongelamento, movimento, recongelamento
	
	
		8.
		Quais são os quatro mitos relacionados ao gerenciamento de mudança?
		
	
	
	
	 
	Tempo de trabalho, crise, fatos e mudança.