Buscar

Secreções do sistema digestorio

Prévia do material em texto

Secreções do sistema digestorio
Em todo o sistema digestorio é secretado algumas substancias liquidas que auxiliam em algum processo do sistema. Existem as secreções de saliva, gástrica, pacreatica, biliar e intestinal.
Secreção de saliva é formada nas glândulas salivares, sendo um fluido de muco, íons, substancias serosas e podendo ter enzimas em algumas espécies, sendo que carnívoros e ruminantes não secretam as enzimas. 
Em não ruminantes, a saliva é hipotônica com muito K+ e HCO3 e pouco Na+ e Cl-. Os Na e Cl saem do ducto da glândula e o K+ e HCO3- entram no ducto.
O estimulo nervoso que estimula a secreção da saliva pode vir do simpático e do parassimpático. Do simpático vai secretar uma saliva com muita proteína e mucina e do parassimpático faz um aumento da secreção da saliva a transformando em isotônica, com a concentração de íons oposta ao hipotônico. 
A secreção gástrica é formada no estomago e é composto por muco, HCL, pepsinogenio, gastrina e fator intrínseco. Cada região do estomago é responsável por secretar determinados tipo de substancias.
A mucosa cárdica possui células mucossecretoras para secreção de muco, a mucosa gástrica secreta HCL e pepsinogenio e a mucosa pilórica secreta a gastrina. 
a glândula gástrica é formada pelas células secretoras e o espaço no seu interior é chamado de fossa gástrica.
Para as glândulas secretarem, elas precisam ser estimuladas por acetilcolina, gastrina, histamina e sistema nervoso. A acetilcolina estimulas as células parietais, células principais e células G, a gastrina estimula as células parietais e é liberada por distenção do estomago. Quando o estimulo vem do nervo vago pelo parassimpático, ele vai estimular a secreção de muco.
Existem também 3 fases de estimulo para a secreção, sendo elas a fase cefálica com o estimulo do estomago pelo nervo vago, fase gástrica com a presença do alimento liberando gastrina e estimulo vagal e fase intestinal com a presença de alimento no duodeno estimulando a secreção de gastrina duodenal. 
Reflexos enterogastricos e hormônios intestinais inibem a secreção junto com a inibição de motilidade. Os hormônios intestinais são a secretina liberada com presença de acido, calcistocinina liberada pela presença de gordura e polipeptídio inibidor gástrico(PIG) com a presença de gordura e carboidrato.
O pâncreas é formado por glândulas acinosas que secretam o sulco pancreático. O sulco pancreático é formado por águam eletrólitos/ions e enzimas, sendo isotônico. O HCO3-(bicarbonato) é o íon mais secretado e o mais funcional, pois atua na diminuição da acides do quimo por HCL e deixa o PH no estado ótimo para a ação das enzimas. A principal enzima é a tripsina por ser a ativadoras das pro-enzimas e possui um limitador para que não faça a digestão do próprio pâncreas, mas possui a quimiotripsina, ribonuclease, desoxirribonuclease, amilase e lípase pancreática. 
A secreção do pâncreas recebe um pequeno estimulo do parassimpático ans fases cefálica e gástrica da secreção gástrica, mas o mais importante é o estimulo hormonal que é por secretina para secreção de água e eletrólitos e colecistocinina para a secreção das enzimas.
A bile é secretada no fígado e armazenada na vesícula biliar, passando pelo ducto biliar e esfíncter de Oddi para ser liberada. A presenã de colecistocinina estimula a contração da vesícula para a liberação da bile. 
A bile é formada por ácidos biliares primários (cólico e xenodesoxicolico), ácidos conjulgados com taurina e glicina, HCO3-, Cl- e água. Ele é formado no hepatocitos e caem nos canalículos da bile até chegar na vesícula biliar.
No intestino a secreção pode ser estimulada por estimulo do nervo vago, hormonal, local, com secretina e colecistocinina. 
Existem 2 tipos de glândulas, sendo elas a de Brunner na mucosa do inicio do duodena e a de Lieberkuhn entre as vilosidades intestinais que liberam liquido extracelular. 
No epitélio da mucas do intestino delgado, as células possuem e secretam mais enzimas, no intestino grosso as celulas secretam mais muco e fluidos.
Quando ocorre alguma irritação no epitélio intestinal, uma grande secreção de água e eletrólitos é acumulada.

Continue navegando