Buscar

AV Curriculo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curriculo
		s professores da Escola Jorge Amado organizaram um centro de estudos. Um dos temas debatidos foi a concepção do termo currículo e as relações entre teoria e prática. Analise ideias sistematizadas pelos professores e identifique a única em DESACORDO com as interpretações feitas pelas teorias críticas no campo do currículo:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Na concepção crítica, não existe uma cultura da sociedade, unitária, homogênea e universalmente aceita e praticada e, por isso, digna de ser transmitida às futuras gerações através do currículo. 
	
	
	As teorias críticas buscam desocultar o currículo para perceber o que envolve as práticas e os conhecimentos, para perceber o que está por trás dessas atitudes para podermos modificálas dando-lhes novos objetivos. 
	
	
	A questão principal das teorias críticas pode ser assim resumida: conteúdos, objetivos e ensino destes conteúdos de forma eficaz para ter a eficiência nos resultados. 
	
	
	As teorias críticas e as teorias pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente implicada em relações de poder. 
	
	
	As teorias críticas pretendem trazer as relações sociais e sua discussão para a sala de aula: questões de raça, de religião, dominação política e ideológica, diferenças culturais, etc. 
	
		2.
		Ao se refletir sobre currículo, analisamos as ações que se concretizam no ato de educar e, nesse sentido, os professores têm papel importante porque através de suas ações: 
I-posicionam-se frente às experiências prévias dos alunos 
II-mostram como lidam com erros e acertos dos alunos 
III- aplicam concepções teóricas competitivas para aprovar os alunos 
IV-participam de reuniões com a equipe pedagógica 
Estão corretas:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	I e III apenas
	
	
	II, III e IV apenas
	
	
	I, II e IV apenas
	
	
	I e IV apenas
	
	
	II e III apenas
	
		3.
		Leia o fragmento a seguir sobre o conceito de Currículo para responder a questão:
"[...] compreendemos o currículo como uma 'tradição inventada' (GOODSON, 1998), como um artefato sócio-educacional que se configura nas ações de conceber/selecionar/produzir, organizar, institucionalizar, implementar/dinamizar saberes, conhecimentos, atividades, competências e valores visando uma 'dada' formação, configurada por processos e construções constituídos na relação com conhecimento eleito como educativo. [...] Em geral, o senso comum educacional percebe o currículo como um documento onde se expressa e se organiza a formação, ou seja, o arranjo, o desenho organizativo dos conhecimentos, métodos e atividades em disciplinas, matérias ou áreas, competências, etc.; como um artefato burocrático preescrito. Não perspectivam o fato de que o currículo se dinamiza na prática educativa como um todo e nela assume feições que o conhecimento e a compreensão do documento por si só não permitem elucidar. O fato é que professores e educadores em geral, nos seus cenários formativos, atualizam, constroem e dão feição ao currículo, cotidianamente, relacionalmente, tendo como seu principal objetivo a formação e seus processos de interpretação e veiculação, daí sua inerente complexidade" (MACEDO, 2007, 24-26). Marque a alternativa que define o pensamento de Goodson: 
		Quest.: 3
	
	
	
	
	O currículo como tradição inventada não é algo que se considere como pronto, mas uma construção atualizada nos cenários formativos, por processos e construções constituídos nas relações socioeducativas. 
	
	
	O conhecimento eleito como educativo é aquele que é igual para todas as formações, sem que ocorra um processo de seleção de conteúdos. 
	
	
	O senso comum educacional está certo em conceber o currículo como um documento, feito por professores apenas em diálogo com as suas práticas. 
	
	
	O currículo é o conjunto de disciplinas que compõem a matriz curricular de um curso, sem sequer se questionar os processos de seleção cultural responsáveis pela inclusão de saberes no currículo. 
	
	
	O currículo é um artefato burocrático prescrito e orientado por um documento que apenas define atividades práticas. 
	
		4.
		A disciplina e sua importância para a formação do pedagogo: competências, habilidades e formação. Dentre as competências, a serem construídas ao logo da educação básica, propostas pelo Ministério de Educação destacam-se: " Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para a elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural". Esta referência curricular mostra, essencialmente, que os currículos dos Cursos de Pedagogia devem:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	valorizar fundamentos da educação para atuar na solução para os problemas atuais.
	
	
	incluir as atividades assistencialistas como componente obrigatório do currículo.
	
	
	estruturar as disciplinas em suas especificidades para atender a teoria crítica.
	
	
	priorizar o conteúdo teórico das disciplinas pedagógicas. 
	
	
	adequar seus conteúdos de modo linear para garantir sequencia lógica.
	
		5.
		Para Silva (2004, p. 111), "o pós-modernismo não representa (...) uma teoria coerente, unificada, mas um conjunto variado de perspectivas, abrangendo uma diversidade de campos intelectuais, políticos, estéticos, epistemológicos". Segundo Silva (2004), o pós-estruturalismo trata-se de uma "categoria bastante ambígua e indefinida, servindo para classificar um número sempre variável de autores e autoras, bem como uma série também variável de teorias e perspectivas". Ao se comparar os textos dos dois autores citados, constata-se que, no âmbito do currículo o pós-modernismo e o pós-estruturalismo colocam em "xeque", essencialmente, os pressupostos:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	multiculturalistas 
	
	
	antropológicos.
	
	
	sociológicos.
	
	
	interculturalistas.
	
	
	modernistas.
	
		6.
		A partir dos anos 1990 foram realizadas várias reformas curriculares no âmbito das instituições educativas, dentre elas, as propostas de reorganização dos anos de escolaridade em ciclos, que trouxeram mudanças significativas para a estruturação curricular e a avaliação, com a implantação da progressão continuada. Tais experiências fizeram constatar que a implementação de novas propostas nas escolas necessita que as(os)
		Quest.: 6
	
	
	
	
	projetos oficiais prescrevam com clareza as ações a serem executadas.
	
	
	equipes diretoras aceitem a proposta e a desenvolvam com o apoio do coordenador pedagógico.
	
	
	programas de formação continuada aconteçam depois do processo de implementação.
	
	
	ações pedagógicas e administrativas sejam modificadas de forma coletiva e participativa.
	
	
	particularidades da implementação em cada escola sejam programadas pelos níveis centrais.
	
		7.
		"...no novo mapa cultural traçado pela emergência de uma multiplicidade de atores sociais e por um ambiente tecnicamente modificado, a educação institucionalizada e o currículo continuam a refletir, anacronicamente, os critérios e os parâmetros de um mundo social que não mais existe." (SILVA:1995, p. 185).
Para debater o tema alguns professores apresentaram argumentos sobre a necessidade de  refletir sobre  a realidade do mundo social. Analise os argumentos destacados nas opções e assinale o DEVE SER EVITADO  nas   propostas curriculares da escola de hoje: 
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Novas configurações culturais e sociais devem constituir-se como objeto de reflexão nos atos do currículo.
	
	
	Há necessidade de rever posições curriculares para lidar com o novo cenário cultural difundido e generalizado nas mídias. 
	
	
	Repensar a visão de que a influência da culturapopular e seus conteúdos culturais ameaçam valores tradicionais valores e humanos. 
	
	
	Posicionar-se contra discriminações baseadas nas diferenças de classes sociais, de crenças e outras características individuais. 
	
	
	Priorizar procedimentos de consumo e comportamentos socioculturais provenientes de polos econômicos de regiões urbanas. 
	
		8.
		Quando o professor considera que todos os estudantes são idênticos, com saberes e necessidades semelhantes, sua postura na prática pedagógica tem consequências que precisam ser superadas para que em seu trabalho de educador possa contribuir para: 
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Caracterizar a concepção monocultural do currículo em sua prática docente.
	
	
	Evitar a diversidade de símbolos e seu aproveitamento nos atos curriculares. 
	
	
	Impedir interpretação das manifestações presentes na sociedade e no contexto escolar. 
	
	
	Excluir do currículo questões de relacionamento interpessoal na escola. 
	
	
	Valorizar a unidade na diversidade . 
	
		9.
		A abordagem multicultural surgiu nos Estados Unidos com Peter McLaren e se estende a outros países. Apesar de reconhecer que em alguns países da América Latina tenham se desenvolvido experiências educativas orientadas de modo a atender adequadamente aos diferentes grupos sociais e culturais marginalizados. Uma das críticas feitas por Candau (2008) é que nas nossas escolas ainda predomina uma educação de caráter: 
		Quest.: 9
	
	
	
	
	intercultural 
	
	
	monocultural
	
	
	transcultural 
	
	
	cognitivista 
	
	
	socializante 
	
		10.
		Quanto mais as culturas do mundo se aproximam, mais são sensíveis às diferenças entre elas. [...] Com a globalização do saber e das comunicações, está-se, pela primeira vez na história, condenado a pensar a unidade humana na base de sua diversidade cultural. (STOER, 2001, p. 245). Esse pensamento de Stoer, citado por Fleuri (2003) na apresentação do livro intitulado "Educação intercultural: mediações necessárias e aplicadas ao campo do currículo", alerta os educadores sobre o desafio de buscar, através de seus atos, mediações que possam: 
		Quest.: 10
	
	
	
	
	privilegiar saberes veiculados pelas mídias; 
	
	
	enfatizar a globalização da cultura para integrar o homem; 
	
	
	fortalecer a identidade do aluno em sua diversidade cultural; 
	
	
	focalizar temas que promovam o nivelamento cultural; 
	
	
	trabalhar a diversidade enfaizando uma cultura referencial.

Outros materiais