Buscar

cfn crn

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade de Educação de Bacabal
Curso de Nutrição
Disciplina: Introdução a nutrição
Aluna: Samayhara Gonçalves Martins
Prof.: Taylanna Muniz
Conselho Regional de Nutrição (CRN)
Conselho Federal de Nutrição (CFN)
O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) foi criado pela Lei nº. 6.583, de 20 de outubro de 1978, e regulamentado pelo Decreto nº. 84.444, de 30 de janeiro de 1980. A Lei nº. 8.234, de 17 de setembro de 1991, substituiu a de número 5.276.
É uma autarquia federal sem fins lucrativos, de interesse público, com poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de nutricionista em todo o território nacional, em defesa da sociedade. É um órgão central do Sistema CFN/CRN.
O CFN foi criado a partir da mobilização de profissionais, estudantes e entidades de nutrição, que defendiam a necessidade da categoria ter um órgão regulamentador próprio. Afinal, eram fiscalizados por órgãos regionais de fiscalização da Medicina (Lei nº. 5.276 de 24 de abril de 1967).
Assim, a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), primeira entidade representativa da categoria, criada em 1949, foi fundamental nesta articulação que resultou tanto na regulamentação da profissão quanto na criação dos conselhos de nutricionistas.
Ao CFN compete criar resoluções e outros atos que disciplinem a atuação dos Conselhos Regionais de Nutricionistas e dos profissionais. Com isto, é estabelecida uma unidade de procedimentos que caracterizam a profissão, respeitando as particularidades das diversas regiões.
O Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região (CRN-6), tem finalidades de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional, tem como missão contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão.
O Plenário do CFN é composto por nove conselheiros federais efetivos e nove suplentes, eleitos para um mandato de três anos. A Diretoria (presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro) é escolhida anualmente entre os integrantes efetivos do plenário.
A organização do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) está definida no Decreto Regulamentar nº 84.444/80, apresentando a seguinte estrutura:
Plenário (órgão deliberativo);
Diretoria (órgão executivo);
Presidência (órgão de coordenação e gestão);
Comissões Permanentes: Tomada de Contas, Ética, Fiscalização, Formação Profissional, Comunicação e Licitação (órgãos de orientação, disciplina, apoio e assessoramento);
Comissões especiais, transitórias e grupos de trabalhos; e
Câmaras Técnicas.
Missão do CFN
Contribuir para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, fiscalizando, normatizando e disciplinando o exercício profissional do nutricionista e do técnico em Nutrição e Dietética, para uma prática pautada na ética e comprometida com a Segurança Alimentar e Nutricional, em benefício da sociedade.
Área Administrativa
Para apoio e assessoramento o CFN conta ainda com uma estrutura administrativa, atualmente composta pela coordenação administrativa, unidades jurídica, contábil, técnica e de comunicação.
Os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN e CRN) têm a finalidade de orientar e disciplinar o exercício da profissão do nutricionista. Compete aos CRN cumprir e fazer cumprir as disposições da lei, do regulamento, do regimento, das resoluções e das demais normas, baixadas pelo CFN, que regem a profissão, bem como realizar atividades de fiscalização e orientação ético-profissional. Assim, o CRN de sua jurisdição deve ser o primeiro contato para denúncias e esclarecimentos relacionados ao exercício da profissão ao registro e à anuidade dos inscritos.
Para estar habilitado ao exercício profissional de acordo com o que disciplina a lei, o nutricionista precisa se inscrever no CRN de sua jurisdição, ou seja, na região em que pretende atuar.
O Sistema tem como órgão central o CFN e é integrado, atualmente, por dez Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN), que representam os diversos Estados brasileiros. O Sistema se mantém com a arrecadação proveniente de anuidades, taxas, multas e emolumentos (taxa cobrada pela expedição de um documento), recolhidos por pessoas físicas (nutricionistas e técnicos) e jurídicas (empresas e instituições). Do montante de recursos arrecadados em todos os dez Regionais, 20% são destinados ao CFN.

Outros materiais