Buscar

Prova Discursiva Administração estratégica Análise de vantagem competitiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Elabore um texto explicando a análise do cruzamento de um mercado existente com um produto existente, indicando as opções estratégicas para este caso.
Desta forma, espera-se que os itens abaixo, constem na resposta.
A análise do cruzamento de mercado existente com produto existente resulta na estratégia de penetração de mercado, que explica consiste em se aprofundar em um mercado existente com um produto que já existe. Nesse caso o foco é aumentar a participação no mercado em que a empresa já atua. Penetração de mercado é tentar ampliar o seu negócio vendendo mais produtos com os quais já trabalha para o mercado em que já atua. O objetivo principal é convencer seus consumidores a adquirir mais dos produtos da empresa, aumentando a sua fatia de mercado. As táticas incluem: campanhas agressivas de promoção e descontos nos preços (Aula 5, pg. 6-9)
Questão 2/5 - Administração Estratégica
Escolha dois fatores do macro ambiente, explique-os e dê ao menos um exemplo.
A Tecnologia: uma evolução tecnológica dada a sociedade dificilmente pode ser retirada da sociedade, pode ser considerado um dos fatores que causam maior transformação na sociedade, nas empresas, nas pessoas e nas relações sociais. Cada qual a seu tempo, como expoentes da tecnologia temos: o trem, o rádio, a televisão, o telefone, a internet, os voos espaciais, a nanotecnologia, o facebook, o Twitter, o google, os smartphones, os tablets, o raio x, a bomba atômica, entre outros.
O meio ambiente e a ecologia: se analisarmos as transformações ocorridas no ambiente empresarial dos últimos 50 anos, dois fatores se destacam, a tecnologia e a questão ambiental. A partir da Rio 92, conferência sobre clima e ecologia realizada em 1992 no Rio de Janeiro – Brasil, ações sobre consciência e impacto ambiental passam a ser determinantes na atuação empresarial. A atividade empresarial passa a ser direcionada pela exploração dos recursos ambientais de forma a não comprometer a sobrevivência das gerações futuras.
Questão 3/5 - Administração Estratégica
Os indicadores de desempenho, em algumas organizações são denominados de indicadores de resultado, são indicadores qualitativos, que podem avaliar o desempenho de processos e o desempenho organizacional (estratégico), normalmente relacionam duas grandezas indicando seu atendimento. Para termos um bom conjunto de indicadores de desempenho em uma organização é importante que se estabeleçam alguns critérios para os Indicadores.
Cite ao menos dois critérios característicos dos indicadores de desempenho.
Ps: Achei essa resposta do gabarito muito vaga, a minha foi essa:’ Os indicadores devem ser contínuos;
O desempenho deve ser medido durante a execução das atividades e não após o fim;
Devem ser apresentados resultados qualitativos e quantitativos’ (tirei 16...)
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Imagine a seguinte situação: uma empresa realizou a análise da matriz de Ansoff, e chegou à conclusão de que deve ela deve seguir uma estratégia de desenvolvimento de produto.Elabore um texto que descrevendo o que significa essa estratégia de desenvolvimento de produto.
Desta forma, espera-se que os itens abaixo, constem na resposta.
Neste caso, a empresa entende que ela deve conceber um novo produto para um mercado existente, sendo assim uma opção é desenvolver produtos para o mercado em que já atua, diversificando-os. A empresa, ao estudar e analisar o mercado busca conceber novos produtos para atender a demanda de mercado, aumenta sua participação em um mercado em que já tem sua presença (Aula 5, pg. 12).
Questão 5/5 - Administração Estratégica
Ludwick Marishane, de 22 anos de idade, estudante da Universidade de Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. Para divulgar o produto, ele também criou uma empresa. A ideia de Marishane é útil principalmente para lugares onde não há água adequada ou suficiente para o banho. O gel promete eliminar bactérias, hidratar a pele e deixar um cheiro de banho tomado, bastando esfregá-lo sobre o corpo. Marishane acredita que seus principais clientes não estarão apenas em lugares onde não há água potável. A empresa diz que vai vender o gel para passageiros que farão voos de longa duração, para hotéis e locais onde existem guerras ou situações de conflitos. A criação de Marishane, extremamente parecida com o álcool gel, pode ajudar a reduzir doenças em áreas rurais causadas pela falta de água e higiene. A composição do gel mistura biocidas, bioflavonoides e hidratantes. Com o gel, Marishane ganhou o prêmio máximo do Global Student Entrepreneur Awards de 2011. Agora, além de uma empresa, ele já detém a patente e a marca registrada do gel. Cada unidade do gel será vendida por US$ 0,50 para comunidades rurais e por US$ 1,50 para empresas. Segundo o estudante, uma unidade é suficiente para limpar todo o corpo e matar 99,9% dos germes.
Nessa situação, em qual dos quadrantes da Matriz BGC o gel estaria posicionado?
Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento.
Aula 2, Quizz, vídeo aula 2, 7 a 10 min.

Outros materiais