Buscar

Bloco 2 – Revisão P2 - Perguntas dadas na aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRJ - Bioquímica 2 – Bloco 2 – Profº.: José Ricardo – 2013.2 - Revisão P2 - Perguntas dadas na aula
B-oxidação:
Descreva o metabolismo da Diabetes I e II.
Como na Diabetes não há insulina, não haverá a sintese de glicogênio e sim a degração do glicogênio, estimulada pelo glucagom. O glucagom também irá ativar a B-oxidação, ou seja a degradação de ácidos graxos, levando a perda de peso.
No Diabetes Mellitus, a falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente suas ações faz com que ocorram várias alterações no metabolismo do corpo. Entre as mais importantes estão:
Aumento da glicemia: devido a falta da insulina, o açúcar não consegue chegar aos músculos e ao tecido adiposo, aumentando sua concentração no sangue. 
Presença de açúcar na urina: A urina forma-se nos rins quando o sangue é filtrado. Sem insulina, a quantidade de açúcar na corrente sanguínea atinge níveis muito altos. Quando isto acontece, algum açúcar extravasa para a urina através dos rins. O açúcar que passa para a urina leva consigo uma grande quantidade de água
Presença de corpos cetônicos na urina: No diabetes tipo 1, como o organismo não pode utilizar o açúcar para produzir energia de maneira satisfatória, ele vai tentar usar gorduras acumuladas como combustível. Quando o fígado queima gorduras muito rapidamente, produz resíduos tóxicos chamados corpos cetônicos, os quais são perigosos porque fazem com que o pH sanguíneo fique mais baixo, devido a acidez dos corpos cetônicos, podendo assim, causar acidose. Quando os corpos cetônicos atingem os rins, alguns passam para a urina juntamente com o açúcar.
Suplemento de L-carnitina funciona para perda de peso?
Resposta: A L-carnitina não funciona. Pois a L-carnitina* é reciclada, logo não precisa de suplemento, pois ela é muito pouco utilizada, pois é um catalizador que não é consumido no transporte. Não precisa de um suplemento, pois nós já produzimos carnitina, e não é por falta de carnitina que a gente deixar de queimar ácidos graxos. Uma pessoa que é gorda, é gorda pois ela sintetiza muito ácidos graxos e o malonil CoA inibe a carnitina *acil tranferase 1 ou seja a carnitina não tem muito efeito sobre uma pessoa que come muito,ou seja, ela nem está funcionando se você está fazendo síntese.
A Dieta da proteina funciona?
Sim, funciona pois essa dieta causa a hipoglecemia devido a falta de ingestão de carboidratos, o que provoca a produção de glucagom que ativa a lipase. Se a lipase está ativa, você está consumindo lipideos, logo você está emagrecendo. Um problema dessa dieta é a formação de corpos cetônicos, pois a situação de hipoglicemia gera a longo plazo, formação de corpos cetônicos.
Oxidação de Ácidos Graxos com Número Ímpar de Carbonos?
A oxidação de um ácido graxo com número de carbonos ímpar leva á formação de um resíduo de propionol-CoA, que através de uma seqüência de reações enzimáticas e com gasto de energia (1 ATP é hidrolisado para cada propionil-CoA convertido), é convertido em succinil-CoA, que entra no ciclo de Krebs para ser oxidado. Isso faz com que os ácidos graxos ímpares não sejam tão cetônicos quanto os ácidos graxos pares.
Descreva a diferença entre o metabolismo de uma pessoa que pratica esporte(treinada) e uma pessoa sedentária?
Uma pessoa treinada consome mais lentamente o glicogênio do que uma pessoa sedentária, logo essa gastará mais ATP fazendo a mesma atividade que a pessoa treina. Quanto maior o consumo de ATP, maior o AMP que irá ativar a glicogênio fosforilase b (AMP dependente), levando a quebra de glicogênio, logo a pessoa treinada quebra menos glicogênio. A pessoa treinada também saber controlar melhor a respiração, portanto terá uma melhor oxigenação dos tecidos. O ATP é um regulador das vias metabólicas, portanto se a oxigenação dos tecidos for menos eficiente,há menos ATP produzido. O oxigênio também é essencial para a B-oxidação. 
Teste Ergométrico: Volume de Oxigênio máximo.
A quantidade de volume de oxigênio máxima pode ser alterada, em até 20x, com o exercicio fisico. Esse volume é a quantidade máxima de oxigêneo que uma pessoa pode “carregar”.
Pássaros migratórios X Pássaros galináceos.
Os pássaros migratórios necessitam de um sumprimento contíuno de energia possuem músculos vermelhos e mais mitocôndrias, pois precisam de mais oxigênio. Eles têm tendência de usar ácidos graxos (a produção é mais lenta, porém dura mais). Já os pássaros galináceos possuem músculos brancos e menos mitocôndrias. Eles usam glicogênio pois produz ATP mais rápido, porém só pode fazer-lo em um período curto de tempo.
Descreva a Glicogenose.
Uma glicogenose (também chamada de doença do armazenamento de glicogênio) é qualquer doença relacionada a erros inatos do metabolismo, resultantes de deficiências enzimáticas, que afetam o processamento da síntese glicogênio ou sua quebra nos músculos e fígado. Glicogenose tipo I é a deficiência da enzima glicose-6-fosfatase, que faz com que o fígado não consiga produzir mais glicose a partir de suas reservas de glicogênio (glicogenólise), e a partir da gliconeogênese. Como estas são as duas formas principais de obtenção de glicose pelo fígado nos períodos de jejum (para ser liberada no sangue), essa doença causa uma grave hipoglicemia.
Ácidos Graxos
O que acontece com uma pessoa que não come carboidratos? Ela Emagrece?
O 1º efeito é a hipoglicemia que vai ativar a produção de glucagom que por sua vez vai ativar a glicogenólise, a gliconeogênese(vai demorar um pouco). O glicogênio funciona como um tampão para manter a glicemia por um bom tempo(1 dia mais ou menos), depois disso é quando a gliconeogênese se torna mais intesa. A B-oxidação tem desde o começo. O mesmo glucagom que ativa a quebra do oxigênio ativa a lipase; mais ác. Graxo vai está circulando quanto mais hipoglicêmico a pessoa estiver. E ela vai ficar mais hipoglicêmica quando o glucagom estiver acabado. Depois de 2/3 dias ou mais, os corpos cetônicos vão aumentando.
Ele come, só não come açucar, se ele comeu muita grodura(lipideos), mesmo assim ele emagrece? 
A síntese vai está inibida pois o glucagom inibe a acetil CoA carboxilase por fosforilação e a B-oxidação ativada pois a lipaseestá ativa (fosforilada)no tecido adiposo. A lipase está “jogando” lipideo para fora, pois ela quer que ele não entre”(não acumula no tecido adiposo), logo a gordura ficaria estremamente alta no sangue, o que irá gerar muito corpos cetônicos que serão liberados na urina sem ser oxidados( você não queima toda a gordura consumida). Logo, a pessoa emagrece.

Continue navegando