Buscar

Efeito do treinamento HIIT para o emagrecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Efeito do treinamento HIIT para o emagrecimento.
O treinamento intervalado já vem sendo utilizado há muito tempo, porém, com o tempo cada vez mais escasso dos praticantes da musculação, ele começou a ser mais estudado. 
Em um Estudo realizado por Keating et al (2014), foram analisados 38 pessoas sedentárias realizando o programa por 12 semanas. Foram dividios em 3 grupos, 1 grupo realizou o treinamento intervalado a 120% do pico de VO2, outro grupo fez o contínuo de 50 a 65% do pico de VO2 e outro foi o grupo placebo, que não realizou nenhum teste. Ambos os grupos de teste obtiveram aumento na capacidade cardiorespiratória, ambos não obtiveram diferenças significativas de massa muscular e em relação ao contínuo para o intervalado, o contínuo teve uma diferença significativa, tendo uma maior redução na gordura visceral. 
Em um outro estudo, realizado por Alkahtani (2013), composto por 10 pessoas, foi verificado diversos aspectos inclusive a composição corporal, em um programa que separava dois grupos, um intervalado de média intensidade (45% do VO2máx) e outro a 90% do VO2 máximo durante 4 semanas. Ao final foi observado que não houve alterações na composição corporal de ambos os grupos, porém houve aumento na oxidação de gordura, redução na concentração de lactato sanguíneo, além do aumento do VO2 máximo. Apesar das respostas não terem sido positivas para o emagrecimento, vale a pena destacar as alterações fisiológicas ocorridas que auxiliam em treinos posteriores, como maior capacidade física para outros treinos.
A obesidade está associada a vários tipos de patologias e o treinamento intervalado pode ser utilizado para auxiliar no tratamento a obesidade. Lembrando que deve-se sempre levar em conta o nível de preparo do praticante, lembrando sempre de acompanhar um dieta equilibrada e um balanço energético negativo.
Heydari, Freund e Boutcher (2012), conduziram uma pesquisa com 46 homens sedentários com sobrepeso. 25 realizaram o HIIT por 12 semanas, três vezes por semana, com duração de 20 minutos em cada sessão de treino, e foram comparados com o grupo controle). Os valores de composição corporal foram coletados através de DEXA. Após as 12 semanas de treinamento intervalado, os sujeitos que compuseram a amostra do grupo exercitado, mostraram redução significativa do percentual de gordura total e visceral, além de melhoras na capacidade aeróbia e no percentual de massa magra.
O que podemos concluir é que precisamos der muito mais estudos na área, pois na literatura achamos aritgos que mostram resultados positivos e outros resultados negativos, mas uma coisa todos tem em comum, o treinamento intervalado tem alterações fisiológicas que auxiliam no tratamento contra a obesidade!
Referência:
Alkahtani, S. A.; e colaboradores. Effect of interval training intensity on fat oxidation, blood lactate and the rate of perceived exertion in obese men. Springer Plus. Vol. 2. Num. 532. 2013.
Keating, S. E.; e colaboradores. Continuous Exercise but Not High Intensity Interval Training Improves Fat Distribution in Overweight Adults. Journal of Obesity. Vol. 2014. ID. 834865. 2014.
HEYDARI, M.; et al. The effect of highintensity intermittent exercise on body composition of overweight young males. Journal of Obesity; (online). 2012.

Outros materiais