Buscar

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DA LEI 15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DA LEI 15.299/13 QUE REGULAMENTA DA VAQUEJADA
A prática da vaquejada é considerada atividade esportiva e cultural fundada no Nordeste brasileiro. Entretanto, para a PGR, autora da ADIn depois que foi profissionalizada, passou a oferecer riscos aos animais, uma vez que os bovinos ficam enclausurados antes de serem lançados à pista, "momento em que são açoitados e instigados para que entrem agitados na arena quando da abertura do portão".
Julgamento
O julgamento da ação começou em agosto de 2015. Na ocasião, após o voto do relator, ministro Marco Aurélio, pela procedência da ação, e dos ministros Fachin e Gilmar Mendes pela improcedência, a análise foi suspensa por pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso.
A discussão foi retomada em junho deste ano como voto-vista do ministro Barroso, que acompanhou o relator. O ministro considerou que qualquer ser vivo com desenvolvimento neurológico e capacidade de desenvolver estados mentais pode sofrer.
A vaquejada como pratica desportiva e cultural 
De acordo previsão do art. 215, § 1º, da CF/88, o Estado é o maior garantidor, apoiador e incentivador das manifestações culturais. Fiorillo (2017, p. 238) ressalta ainda que: “ao se tutelar o meio ambiente cultural, o objeto imediato de proteção relacionado com a qualidade de vida é o patrimônio cultural de um povo”. Complementarmente, a CF/88 recepcionou o Decreto-Lei nº 25/37, trazendo à tona o art. 216 da CF/88, que conceitua todo e qualquer patrimônio cultural. Em razão de tal perspectiva, é dado se observar que, para um bem ser visto como patrimônio cultural, há de se perquirir a existência
Ao final desta ligeira ilustração, vê-se que os defensores da vaquejada como atividade desportiva/cultural mencionam ser esta uma manifestação nordestina defensora da cultura regional, amparada pelo art. 215, § 1º, CF/88. Acreditam estes que a atividade de que se cuida não pode ser vista como um objeto de museu, mas é forma de manifestação que deve se acondicionar aos avanços sociais, econômicos e culturais
Considerando o conflito de opiniões, se faz necessário esclarecer se a prática da vaquejada é uma manifestação cultural com fundamento de validade na CF/88 ou se é uma prática que submete os animais à crueldade e aos maus-tratos, sendo, portanto, vedada pelo Texto Constitucional.
Assim, a Lei da Vaquejada, representada diretamente pela Lei nº 15.299/2013, que expressa a atividade como prática desportiva e cultural do Estado do Ceará, inicialmente, pode ser vista como um elemento formalmente inconstitucional, conforme a previsão do art. 24, IX da CF/88.
Em 06 de outubro de 2016 o STF julgou inconstitucional a lei estadual cearense nº 15.299/13, referente à regulamentação das vaquejadas como prática esportiva. A Corte determinou procedente — por seis votos a cinco — a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.983
Em discussão estava se a lei estadual violava o artigo 225, parágrafo 1º, inciso VII da Constituição Federal. Segundo o texto constitucional, é incumbência do poder público “proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais