Buscar

ÉTICA E EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

Questão 1/3 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir: 
“Ao explicar a diferença entre agir por dever e conforme ao dever, Kant apresenta o exemplo de dois filantropos, distinguindo o que possui um grande prazer em espalhar alegria aos seres humanos e aquele que, insensível às dores alheias, apenas ajuda os outros por dever. A ação benevolente com valor moral, aos olhos kantianos, é aquela feita sem nenhuma inclinação, apenas por dever”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORGES, M. L. Ética e emoções. In: TORRES, J. C. B. (org.). Manual de ética. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 116  
Com base no livro Ética, Educação e Trabalho e na citação acima, descreva a ética do dever de Kant.
Nota: 26.7
	A ética do dever de Kant está centrada na razão. Para ele, o dever nasce do reconhecimento por parte do ser humano, através do uso da razão, da necessidade obrigatória de obedecer certas regras, os “imperativos categóricos”. O primeiro imperativo é o de respeitar todos os homens como seres racionais na qualidade de fins em si mesmos. O segundo imperativo é a obrigação de agir de forma que sua ação pudesse ter uma validade universal. Assim o agir não deveria ser um sentimento, mas uma obrigação que o homem se impõe. (livro-base, p. 111-114)
Resposta:Á ética do dever de Kant está centrada na razão, da necessidade obrigatório de obedecer certas regras, os "imperativos categóricos". O Primeiro imperativo é o de respeitar todos homem como seres racionais na qualidade de fins em si mesmo. O segundo imperativo é a obrigação de agir de forma que sua ação pudesse ter uma validade universal. Assim o agir não deveria ser sentimento, mas uma obrigação que o home se impõe.
Questão 2/3 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir: 
“Já na Ética a Nicômaco aparecem mais as coisas relativas e também necessárias, de modo que o autor busca igualmente as normas mais relativas. [...] No entanto, Aristóteles insiste em que ‘os verdadeiros prazeres do homem são as ações conforme a virtude’. A felicidade verdadeira é conquistada pela virtude. As virtudes são então analisadas longa e detalhadamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLS, A. L. M. O que é Ética. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 32. 
Conforme o livro-base Ética, Educação e Trabalho e analisando a citação, explique a relação entre teoria e prática no campo da ética. 
Nota: 26.7
	Enquanto teoria, a ética tem como objeto a reflexão sobre a conduta moral. A função da ética é desenvolver reflexões e indicar caminhos para a resolução de hábitos ou condutas humanas. A prática da ética implica vivência. O agir ético implica dois caminhos, a convicção e a responsabilidade, já que como seres práticos somos constantemente desafiados a tomar decisões práticas com base em nossa reflexão ética (livro-base, p. 60-62).
Resposta:A ética , para Aristóteles, seria a responsável por averiguar como se chega á felicidade. O homem virtuoso agiria de forma livre e responsável e seria aquele capaz de refletir e escolher sobre o que é mais adequado, movido por uma sabedoria pratica que busca encontrar o ponto de equilíbrio entre o excesso e a deficiência.
Questão 3/3 - Ética e Educação
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“Ambas, ética e educação, dizem respeito à ação humana, referindo-se à maneira de agir das pessoas e essas dispõem, em algum grau, de um senso comum moral oriundo do processo de socialização”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CENCI, A. V; DALBOSCO, C. A. Ética e educação. In: TORRES, J. C. B. (org.). Manual de ética. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 471 
Com base na citação e no livro Ética, Educação e Trabalho, explique por que a pessoa é o sujeito da educação.
Nota: 33.3
	 O mundo em que está inserida a pessoa é o mundo que lhe foi passado ou ensinado, sendo apreendido com bases em suas experiências vividas. Na escola, é importante que os professores tenham uma postura moral e ética e que compreendam que o estudante é o sujeito dessa ação. O elemento moral de referência é a coerência com o projeto político pedagógico, com a vivência prática, com a cultura local e crença no que se faz. O respeito à pluralidade de entendimento do muno, do outro e da sociedade implica um esforço do educador na coerência teórica e prática (livro-base, p. 51-52).
Resposta:O mundo em que está inserido a pessoa é o mundo que lhe foi passado ou ensinado, sendo apreendido com bases em suas experiências vividas. Na escola, é importante que os professores tenham uma postura moral e ética e que compreendam que o estudante é o sujeito dessa ação. O elemento moral de referência é a coerência com o projeto político pedagógico, com a vivência prática, com a cultura local e crença no que se faz. O respeito à pluralidade de entendimento do muno, do outro e da sociedade implica um esforço do educador na coerência teórica e prática.

Continue navegando