Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 1 DIREITO DO TRABALHO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408708077)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Da. Maria exerce a atividade de cozinheira na residência da Família Leona, de segunda a sexta-feira. Diante de grave crise econômico-financeira, a família resolveu explorar uma lanchonete na parte do grande casarão que lhes serve de residência e que dá para uma avenida movimentada. Com isso, atribuíram-lhe como nova tarefa, além das já existentes, a produção de salgadinhos e bolos para serem postos à venda na lanchonete, sem qualquer acréscimo no que recebe. Diante dessa nova situação é CORRETO afirmar:
		
	 
	Da. Maria era trabalhadora doméstica com vínculo empregatício e, a partir da instituição das novas tarefas, mantém com a família relação de emprego regido pela CLT, haja vista que quem lhe toma os serviços está equiparado a empregador urbano, nos termos da lei.
	
	Não houve qualquer alteração na natureza da relação empregatícia, tampouco no contrato de trabalho, uma vez que este é protegido por um princípio trabalhista ( o da inalterabilidade do contrato de trabalho);
	
	Da. Maria era trabalhadora doméstica sem vínculo empregatício e a instituição das novas tarefas não lhe altera a condição, haja vista que quem lhe toma os serviços são pessoas físicas e não empresas, nos termos da lei.
	
	Da. Maria era trabalhadora doméstica autônoma e mantém com a família relação de emprego doméstico, haja vista que continua prestando serviços de natureza pessoal à família, fazendo jus, todavia, a acréscimo de salário por conta de novas tarefas;
	
	Da. Maria era empregada doméstica e, a partir da instituição das novas tarefas, mantém com a família relação de emprego doméstico, haja vista que continua prestando serviços de natureza contínua e pessoal à família, fazendo jus, inclusive, a acréscimo de salário por conta das novas tarefas;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408710974)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Buscando profissionais experientes para manusear equipamentos de alta tecnologia e custo extremamente elevado, uma empresa anuncia a existência de vagas para candidatos que possuam dois anos de experiência prévia em determinada atividade. A partir da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A manifestação é inválida porque o máximo de experiência que pode ser exigida é de um ano.
	
	A manifestação é valida, em razão do valor do equipamento, visando à proteção do patrimônio do empregador.
	
	A manifestação é inválida, pois o empregador não tem o direito de exigir experiência pretérita do candidato a emprego.
	 
	A manifestação é inválida porque o máximo de experiência que pode ser exigida é de seis meses.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409119448)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os elementos fáticos-jurídicos componentes da relação de emprego são cinco, apontados em dois preceitos combinados na CLT. Acerca desse assunto, marque a alternativa correta.
		
	
	No caso de trabalhador intelectual a subordinação está relacionada ao poder de direção do empregador, mantendo o empregado a autonomia de sua vontade sobre a atividade desempenhada.
	
	Considerando que nem todo trabalho é passível de mensuração econômica, não se pode estabelecer que a onerosidade constitua elemento fático-jurídico da relação de emprego.
	 
	Apenas o empregador é que, indistintamente, pode ser pessoa física ou jurídica, jamais o empregado.
	
	Tornando-se inviável a prestação pessoal do trabalho, no curso do contrato, por certo período, o empregado poderá se fazer substituir por outro trabalhador.
	
	A luz da CLT, um trabalhador que preste serviço ao tomador, mesmo que por diversos meses seguidos, mas apenas em domingos ou fins de semana, configura-se como trabalhador eventual.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409193714)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Calçados Mundial S.A. contratou duas empresas distintas para a prestação de serviços de limpeza e conservação nas suas instalações. Maria é empregada de uma das terceirizadas, exerce a função de auxiliar de limpeza e ganha salário de R$ 1.150,00. Celso é empregado da outra terceirizada, exerce a mesma função que Maria, trabalha no mesmo local, e ganha R$ 1.020,00 mensais. A partir do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
		
	
	c) Viável a equiparação desde que Maria e Celso trabalhem no mínimo dois anos nas instalações do tomador dos serviços.
	
	b) Impossível a equiparação salarial, mas se outro direito for violado, a empresa tomadora dos serviços terá responsabilidade solidária.
	
	a) Celso poderá requerer o mesmo salário que Maria, pois na hipótese pode-se falar em empregador único.
	 
	d) Não será possível a equiparação salarial entre Maria e Celso porque os respectivos empregadores são diferentes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409217506)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Anacleto, policial militar, trabalhou para a empresa Indústria Mundo Novo Ltda. como agente de segurança, nos horários em que não estava a serviço da corporação militar. Na referida empresa, Anacleto cumpria expressamente as ordens emanadas da direção, recebia um salário mensal, e trabalhava de forma contínua e ininterrupta, todas as vezes que não estava escalado na corporação. Considerando a situação apresentada,
		
	
	não existe vínculo empregatício entre a empresa Indústria Mundo Novo Ltda. e Anacleto, já que o trabalho prestado por Anacleto para essa empresa ocorria apenas nas ocasiões em que Anacleto não estava escalado na corporação, caracterizando, portanto, trabalho eventual.
	 
	estando presentes as características da relação de emprego, é legítimo o reconhecimento do vínculo de emprego entre a empresa Indústria Mundo Novo Ltda. e Anacleto, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no estatuto do policial militar.
	
	o vínculo de emprego entre a empresa Indústria Mundo Novo Ltda. e Anacleto somente pode ser reconhecido nos períodos em que Anacleto não estava escalado na corporação e em que houve trabalho efetivo em favor da empresa Indústria Mundo Novo Ltda.
	
	não existe vínculo empregatício entre a empresa Indústria Mundo Novo Ltda. e Anacleto, já que o trabalho prestado por Anacleto para essa empresa constitui trabalho autônomo.
	
	estando presentes as características da relação de emprego, existe vínculo empregatício entre a empresa Indústria Mundo Novo Ltda. e Anacleto, porém a situação de militar de Anacleto impede o reconhecimento desse vínculo.

Outros materiais