Buscar

Entrevista sobre Esporte Feita Comigo

Prévia do material em texto

Nome: Guilherme Borges Weege
Profissão: Biotecnologista na UFPel
Idade: 24 anos
Naturalidade: Canguçu/RS
Qual sua relação com o esporte no município de Canguçu? 
 A minha relação com o esporte do município sempre foi ativa, participando desde campeonatos de vôlei, futsal, futebol de 7 e 11 tanto na cidade como no interior, além da participação em grupos danças.
O esporte é antes de tudo uma ferramenta de inclusão social. Qual o maior desafio em Canguçu?
 Os maiores desafios em nossa cidade no meu ponto de vista é a pouca divulgação dos lugares para a pratica esportiva, bem como a falta de investimento no esporte e cultura, o projeto de verão que é feito na pista do ginásio Ernani Bento é uma ótima iniciativa, mas possui pouca divulgação e cuidados, a maioria das pessoas sabem desse projeto sempre através de outras, muito pouco pelo núcleo de esportes.
Você acredita que por meio do esporte é possível garantir aos jovens novas oportunidades?
 Acredito sim, como nasci em vila humilde e me criei praticamente nela até a faculdade, vi de perto que o esporte dentro e fora das escolas atrai e muito a população mais jovem, posso falar por mim mesmo, que em vez de estar na rua, tava no canguçuense ou até mesmo em campinhos pela cidade feito pelos prórios moradores, além dos esporte ocupar tempo, faz a gente sonhar que tudo é possível e crer que além da vida, que as vezes pode ser dura, tem no esporte uma válvula de escape, o esporte se torna muito importante em diversos sentidos.
Como você avalia o apoio da prefeitura de Canguçu ao esporte nos últimos anos?
 A prefeitura têm seu papel no apoio do esporte, no sentido do futebol, futsal, é difícil tu ver o apoio maior da entidade em outros esportes, até pelo momento atual da economia, se torna mais difícil a apoio do mesmo. A prefeitura deveria apostar também em outros esportes que são importantes para muitas pessoas, além de dar maior opções a população.
Como tem sido o desempenho dos nossos atletas, nas competições que eles tem disputado dentro e fora do município de Canguçu ?
 O desempenho dos atletas dentro e fora do município tem melhorado, sempre são favoritos ao títuloe também que tenho observado a questão disciplinar melhorou bastante, diminuindo as brigas e tudo aquilo que não agrega nada ao esporte, única coisa que acho que falta aos ateltas daqui é perder o meno de ir atrás de saltos mais altos e deixar a nossa terra, sempre em busca do melhor.
Os melhores resultados aparecem nos esportes coletivos ou individuais ?
 Os resultados na maioria aparecem no esporte coletivo, o senso de trabalho em equipe sempre prevaleceu e também o que mais se pratica em nosso município, além de ser uma preferência e de juntar mais as pessoas.
Nossos espaços físicos para a prática esportiva são bem resumidos, quais as soluções que poderíamos programar para garantir um acesso maior da comunidade.
 Maior divulgação dos espaços, distribuição estratégica dos mesmos, juntar o esporte a programações culturais, que acaba juntando pessoal que gosta de esporte, com o pessoal que busca lazer, uma melhor manutenção dos locais já existentes, tanto no inverno, quanto verão e também criar novos centros para outros esportes.
Quais os projetos ou programas que foram ou ainda estão sendo desenvolvidos pelo esporte municipal que merecem destaque.
 O municipal de futsal, projeto verão, academias livres, campeonato de vôlei, o apoio aos skatistas, os projetos de dança, que não deixam de ser um tipo de eporte.
Você avalia Canguçu como terra de um esporte ou de múltiplas oportunidades de escolha?
Avalio a cidade como a terra de um único esporte, carece e muito do desenvolvimento e apoio a diversidade, dando assim uma maior visibilidade e oportunidades a população.
Esporte é despesa ou investimento?
 O esporte bem planejado sempre será um investimento, assim como tudo na vida, deve se ter um cuidado e um pessoal experiente por trás de cada projeto esportivo, afim de não se ter apenas gastos e sim benefícios em troca.
Qual a mensagem que você deixa para a juventude, profissionais do esporte e população de Canguçu?
 A mensagem que posso deixar a essas pessoas é de que o esporte é importante, e deve ser incentivado desde a infância, que além de ocupar o tempo, traz inumeros benefícios a saúde e quem sabe daqui alguns anos nós junto com essa nova geração mudar e melhorar o esporte em nossa terra, que têm tudo para crescer.

Continue navegando