Buscar

Gestao Sócio ambiental

Prévia do material em texto

A categoria antropocêntrica tem suas origens na ética antropocêntrica humanista e no pensamento cartesiano, que situa o homem fora do mundo natural. A natureza só tem valor quando for útil para o homem, que julga ter direito e posse sobre ela, sobretudo por meio da ciência moderna e da tecnologia”
O fragmento de texto acima traz algumas características importantes de uma das perspectivas possíveis sobre o meio ambiente. Outra perspectiva alternativa interessante sobre o assunto é aquela que adota o princípio de que o homem integra o meio, ou seja, o ser humano e a natureza estão no mesmo nível de interações e de modificações. Com base nessas informações e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica, responda qual das perspectivas abaixo considera que tanto o homem quanto a natureza estão em um mesmo patamar, isto é, que um não prevalece sobre o outro?
A) Antropocêntrica.
B) Biocêntrica.
C) Globalizante.
D) Heliocêntrica.
E) Antropocêntrica, biocêntrica e globalizante.
“Tentar subsumir o problema novo à previsão normativa velha produzirá inefetividade cada vez maior. Os problemas reais requerem formulação de decisões ambientais públicas reais, que transpassam os limites da concepção positivista do Direito”.
O texto de Marin traz uma reflexão sobre o modelo positivista e sua relação com o meio ambiente. Agora, considere o seguinte cenário: Carlos é professor de Educação Ambiental e está trabalhando com seus alunos conceitos oriundos do modelo positivista, em que o ser humano se dissocia do meio ambiente.
Com base no cenário apresentado acima e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica, responda: com qual visão de meio ambiente o professor Carlos está trabalhando com seus alunos? Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
A) Antropocêntrica.
B) Biocêntrica.
C) Globalizante.
D) Egocêntrica.
E) Antropocêntrica, biocêntrica e globalizante.
“Acreditamos que ‘definir a galinha como a ave que não é pato’ não diz nada sobre ela, pois podemos saber tudo sobre patos, mas, por essa definição, continuamos não sabendo nada sobre galinhas. Do mesmo modo, podemos adquirir vários conhecimentos sobre a educação ambiental formal, mas continuarmos ignorando o que qualifica a chamada educação ambiental não formal”.
Com base no fragmento de texto citado e nos conhecimentos adquiridos com a leitura do livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica, assinale a alternativa que menciona a educação ambiental realizada não no espaço formal da escola, mas sim nas comunidades, igrejas, em ONGs, etc.:
A) Educação não formal.
B) Educação formal.
C) Educação informal.
D) Educação multidisciplinar.
E) Educação multifocal.
“Não há portanto na Constituição Federal propriamente uma definição do que seja meio ambiente ou ambiente. Mas a Lei Federal n. 6.938/815 [...] estabelece pelo seu artigo 3º, que “... Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I - meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida, em todas as suas formas”. [...] A Constituição Federal [...], embora não se refira ao termo recursos naturais, indiretamente o faz ao afirmar no parágrafo segundo do artigo 225 que “... Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente”. Distingue, portanto, recursos minerais (parte dos recursos naturais) do meio ambiente”.
O fragmento de texto citado acima considera um conceito estabelecido pela Lei Federal 6.938/1981, conceito esse que versa sobre o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Com base nessas considerações e nos conhecimentos adquiridos por meio da leitura do livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que traz o conceito a que o texto faz referência:
A) Ecologia. 
B) Sustentabilidade.
C) Problema ambiental.
D) Meio ambiente.
E) Exosfera.
“Os resíduos sólidos são considerados a expressão mais visível e concreta dos riscos ambientais [...]. Além das consequências para a saúde comunitária, deve-se considerar ainda o impacto que a disposição inadequada desses resíduos provocam no solo, na atmosfera, na vegetação e nos recursos hídricos”.
O texto acima considera os impactos ambientais que podem ser gerados pela destinação inadequada dos resíduos sólidos. De acordo com o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica, assinale a alternativa que contém a definição correta de impacto ambiental:
A) um termo utilizado para se referir a alguém ou objeto que não causa transformações no meio ambiente.
B) um desenvolvimento que atende às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das 
 gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades.
C) um termo que funciona como sinônimo de ONG, Organização Não Governamental.
D) a circunvizinhança de um organismo, incluindo as plantas, os animais e os microrganismos com os quais ele 
 interage.
E) Alterações das características físicas do meio ambiente provocadas por atividades, produtos ou serviços de uma 
 empresa, quer sejam benéficas ou maléficas.
“Não são apenas os indivíduos (ou os particulares) que vivem subordinados a normas jurídicas. Igualmente o Estado e as demais instituições que exercem autoridade pública devem obediência ao Direito (incluindo ao Direito que criam)”.
O texto acima deixa implícita a ideia de que nenhum Estado Nacional deve eximir-se de cumprir suas próprias normas e leis. Agora, considerando os conteúdos do livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica e a legislação especifica relacionada à educação ambiental, analise as alternativas e assinale aquela que menciona a Lei que institui, no Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental:
A) Lei Federal n. 9.795, de 27 de abril de 1999.
B) Lei Federal n. 6.938, de 31 de agosto de 1981.
C) Lei Federal n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
D) Lei Federal n. 12.305, de 2 de agosto de 2010.
E) Lei Federal n. 8.213, de 24 de julho de 1991.
“Suas análises envolvendo diversas espécies de animais e vegetais possibilitaram a compilação de uma variedade de informações nas áreas de botânica e zoologia e influenciaram até mesmo uma geografia voltada para o que conhecemos atualmente como a área da biogeografia”.
O texto acima se refere ao biólogo e naturalista alemão Ernst Haeckel, que classificou a ecologia como um ramo das ciências biológicas. Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que traz a finalidade correta da ecologia:
A) estudar as relações entre os organismos vivos e seus ambientes.
B) analisar a relação entre a econometria e a matemática.
C) conhecer os diferentes tipos de solos.
D) compreender o fenômeno da globalização.
E) pesquisar as transformações ocorridas na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial.
“Esta Lei [...] estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente, cria o Conselho Nacional do Meio Ambiente e institui o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental.
A citação acima faz referência a trechos da Lei 6.938/1981. Considerando a leitura do livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica e da própria lei, é correto afirmar que a legislação citada estabelece:
A) Política Nacional do Meio Ambiente
B) Ministério Público.
C) Congresso Nacional.
D) Licitações e Contratos da Administração Pública.
E) Políticas de comércio exterior.
“Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo paraas presentes e futuras gerações [...]. § 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas [...]”
A partir da leitura do livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica e dos conhecimentos sobre o Art. 225 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, citado acima, assinale a alternativa que menciona a quem, segundo o texto constitucional, é atribuída a responsabilidade de preservação e defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado:
A) IBAMA e ao BNDES.
B) Ao Poder Público e à coletividade.
C) Ao Conselho de Governo, exclusivamente.
D) SUS e ao IBAMA.
E) Ao Poder Público, exclusivamente.
“Entendem-se [...] os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
O fragmento, retirado da Lei n. 9.795, de 27 de Abril de 1999, trata de um importante conceito, o qual diz respeito à iniciativa de criar métodos para produzir e adquirir habilidades, atitudes e conhecimentos comuns à coletividade a respeito do meio ambiente. Baseando-se no trecho citado da Lei e nos conhecimentos adquiridos na leitura do livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que menciona esse conceito:
A) Cultura.
B) Educação Ambiental.
C) Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP).
D) Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).
E) Antropocentrismo.
“Coube à Lei 6.938/81, instituidora da Política Nacional do Meio-Ambiente – pela introdução da responsabilidade civil objetiva – revolucionar o sistema de reparação judicial do dano ambiental no Brasil, permitindo, de vez, por essa via, a incorporação, em nosso país, desta faceta do princípio poluidor-pagador”.
O texto acima se refere ao “princípio poluidor-pagador”. Esse princípio é uma norma de direito ambiental que estabelece que os transgressores que não cumprirem as medidas necessárias à preservação ou correção dos inconvenientes e danos causados pela degradação da qualidade ambiental estarão sujeitos a penalidades. Tendo em vista o excerto e os conhecimentos adquiridos na leitura do livro-base Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as sentenças falsas quanto às possíveis penalizações por transgredir a legislação ambiental.
 I. ( ) multa simples ou diária.
II. ( ) obrigação de reparar e/ou indenizar, independentemente da existência de culpa, danos causados ao ambiente.
III. ( ) reclusão.
IV. ( ) suspensão de sua atividade.
V. ( ) direito, por tempo indeterminado, a incentivos e benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público.
“a) política nacional do meio ambiente e dos recursos hídricos; b) política de preservação, conservação e utilização sustentável de ecossistemas, e biodiversidade e florestas; [...] d) políticas para integração do meio ambiente e produção”.
Analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale aquela que menciona corretamente a que ministério competem os assuntos citados na Lei 13.341:
A) Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
B) Ministério da Agricultura.
C) Ministério do Trabalho.
D) Ministério da Educação.
E) Ministério do Meio Ambiente.
1B 2D 3A 4D 5E 6A 7A 8A 9B 10B 11C 12E

Continue navegando