Buscar

objetivo 2.txt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

o
AVALIAÇÃO OBJETIVA 2 - Prova G2
1
1. Duas são as conferências realizadas pelas potências que seriam as vencedoras da Segunda Guerra Mundial e que marcam o seu final. Aquela na qual foi definida a divisão do território alemão em dois (dando origem, posteriormente, à Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental), com 4 zonas de influência, bem como a destruição do poder militar alemão e a anexação de territórios germânicos pela URSS e Polônia e também na qual EUA e URSS definiram suas respectivas áreas de influência política e ideológica, cabendo, na Europa, aos EUA a Europa Ocidental e à Rússia a Europa Oriental, é... :
Peso: 1.0
 A Conferência da Renânia, em maio de 1944. 
 A Conferência de Berlim, em agosto de 1945. 
 A Conferência de Ialta, em fevereiro de 1945. 
 A Conferência de Potsdam, em julho de 1945. ok
 A Conferência de Berlim, em agosto de 1885. 
2
2.Considerados os aspectos geopolíticos e geoeconômicos do século XXI, pode-se afirmar que seus polos, ou seja, os Estados ou blocos de Estados que hegemonizam a ordem mundial do presente século são:
Peso: 1.0
 EUA, China e Índia. 
 China, EUA e Japão. 
 EUA, Alemanha e Índia. 
 China, Índia e Brasil. 
 EUA, União Europeia e China. ok
3
3. Caracteriza-se como um espaço geográfico fechado e autônomo em que os diferentes componentes se acham hierarquizados, caracterizando situações de dominação centro-periferia. – Pode-se definir desta forma a:
Peso: 1.0
 Guerra Fria. 
 Nova Ordem Mundial. 
 Economia-mundo. ok
 Economia-global. 
 Trasnacionalização. 
4
4. São, respectivamente, os três maiores (1º, 2º e 3º) Produtos Internos Brutos do mundo na atualidade:
Peso: 1.0
 União Europeia, EUA e China. ok
 China, EUA e França. 
 EUA, Alemanha e Índia. 
 China, Índia e Brasil. 
 Guatemala, Bolívia e Bulgária. 
5
5. Leia o texto:
“A integração regional é prioridade para a diplomacia brasileira. O Brasil incentiva esse projeto não apenas por estar convicto dos benefícios para a inserção e a projeção do país e da região em um mundo cada vez mais multipolar, mas também porque se trata de objetivo determinado pela Constituição Federal à nossa política externa. Em seu artigo 4º, parágrafo único, estabelece que "a República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações". (Conforme site do Ministério das Relações Exteriores, em http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR [25/07/2016])
“Apesar da objetivação com foco na América Latina, conforme salienta o texto, presente na própria Constituição, o Estado Brasileiro, nos últimos anos redirecionou sua geopolítica estratégica no continente americano, centrando-se, principalmente, na ________________ e no/na _____________________.”
Os termos que completam corretamente as lacunas da frase são:
Peso: 1.0
 América do Sul ¿ Mercosul. 
 América do Sul ¿ UNASUL. ok
 América ¿ NAFTA. 
 América ¿ BRICS 
 URSS - UNASUL 
6
6. São os princípios básicos da chamada Paz de Westfália de 1648:
Peso: 1.0
 Estado, Territorialidade, Soberania e Reconhecimento interestatal. ok
 Estado, Democracia e Governança. 
 Estado, Nação, Religião e Soberania. 
 Soberania, Reconhecimento interestatal, Poder e Política. 
 Razão de Estado, Hegemonia, Soberania e Reconhecimento interestatal. 
7
7. “É o meio onde se processam as relações entre os diferentes atores que compõe e fazem parte do conjunto de interações sociais que se processam na esfera internacional, envolvendo seus atores, acontecimentos e fenômenos. É o palco, o cenário, o ambiente no qual se desenrolam as Relações Internacionais. Além disso, o sistema internacional pode ser caracterizado pela sua contraposição ao sistema doméstico” – O texto define:
Peso: 1.0
 O sistema interestatal. 
 O sistema-mundo. 
 A paz de Westfália. ok
 A economia-mundo. 
 O sistema internacional. 
8
8. Os gregos, cujos Estados não ultrapassavam os limites da cidade, usavam o termo polis, cidade, e daí veio política, arte ou ciência de governar a cidade. Os romanos, com o mesmo sentido tinham civitas e respublica. No século XVI em diante o termo Estado foi aos poucos aparecendo na terminologia política dos povos ocidentais: é o État francês, Staat alemão, State inglês, Stato italiano e, em português e espanhol, Estado. Na modernidade afirma-se que um Estado é formado por três elementos fundamentais. O território nacional é um deles, sendo o espaço sobre o qual o Estado exerce sua soberania. Os Estado são, portanto, territoriais; contudo, a partir da segunda metade do século XX, com a globalização, as grandes empresas e corporações privadas, em contraste com os Estados, são, no que se refere a suas ações:
Peso: 1.0
 Regionais. 
 Locais. 
 Espaciais. 
 Multiterritoriais. ok
 Estatais. 
9
9. Conforme o sociólogo Henri Lefebvre, em função das relações poder e das relações sociais inerentes ao espaço, este é:
Peso: 1.0
 Histórico. 
 Político. 
e
 Territorial. ok
 Local. 
 Estatal. 
10
10. “A Guerra da Coreia, a Revolução Chinesa, a Guerra do Vietnã e a própria Revolução Cubana expuseram a ação capitalista e socialista em uma situação de contraste. Nessas situações de conflito indireto, acontecia paralelamente uma corrida tecnológica e armamentista que também demarcou o auge dessa disputa. O desenvolvimento de armas nucleares, o anúncio de novas tecnologias de destruição, o aprimoramento de armamento militar, a ampliação de exércitos e até a exploração espacial figuravam nesse outro braço da disputa dos blocos.”
– O texto faz referência à ordem mundial geopolítica denominada como:
Peso: 1.0
 Multipolar. 
 Guerra ao Terror. 
 Nova Guerra Fria. 
 Bipolar ou Guerra Fria. ok
 Pentapolar ou Nova Ordem Mundial. 
  


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando