Buscar

ED Sanidade P3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Descreva as lesões macroscópicas encontradas em frangos de corte em um surto severo de Influenza Aviária.
Desidratação, secreção nasal e oral, além de congestão severa. Hemorragia nas patas. Observam-se petéquias na cartilagem do esterno, serosa dos órgãos, na gordura abdominal e no peritônio. Hemorragias intestinais e ovarianas, congestão na moela, degeneração ovariana.
2) Quais as medidas que um Médico Veternário, Responsável Técnico, frente ao diagnóstico presuntivo de Infuenza Aviária, em uma granja de corte deve tomar?
Notificar ao Ministério da Agricultura da sua suspeita. Avisar ao dono da granja. Fechar imediatamente a granja não permitindo que nenhum animal entre ou saia da mesma. O Ministério da Agricultura que confirma ou não o caso de Influenza e toma as devidas medidas.
3) Quais os prejuízos causados pelas Micoplasmoses em frango de corte?
Causa menor eficiência alimentar, refugagem, infecções secundárias, mortalidade, condenação da carcaça, gasto com antibióticos e problemas respiratórios.
4) O que você entende por DCR complicada? Quais as possíveis lesões encontradas?
DCR é causada pelo Micoplasma gallicepticum que consiste numa afecção do sistema respiratório superior das aves. Promove edema facial e estertor respiratório. Quando os sacos aéreos são atingidos e apresentam depósito de fibrina, quer pelo envolvimento de outros agentes, como vírus respiratórios ou E. coli, tem-se usado a denominação DCR complicada. As lesões são inflamações catarrais nas fossas e seios nasais, faringe, traquéia e brônquios. Os sacos aéreos apresentam espessados, opacos e podem conter depósito de fibrina. Pneumonia e lesão de oviduto também podem ser observada. 
5) Quais características são desejáveis para que um teste de diagnóstico seja utilizado no monitoramento de uma doença do PNSA?
6) Quais as medidas a serem tomadas no controle das Micotoxicoses?
Monitoramento do fungo, manejo correto dos ovos, utilização de alimentos livres do fungo, armazenamento correto do alimento (evitar locais umidos e quentes), galpões livres de insetos e roedores, evitar que o alimento fique armazenado por longos períodos e evitar dano físico ao alimento.
7) Descreva os mecanismos patogenéticos desencadeador da síndrome ascítica em frangos de corte.
A carcaça cresce muito rápido e de forma excessiva e a proporção pulmão carcaça é baixa, e o sistema cardiovascular não consegue suprir a necessidade de oxigenação dos tecidos. O pulmão não consegue expandir, a perfusão tecidual diminui, em resposta a isso ocorre a estimulação da medula óssea para aumentar a produção de eritopoetina. Daí aumenta a viscosidade sanguínea e a produção de sangue, havendo descompensação circulatória e aumento do débito cardíaco, o que causa uma insuficiência cardíaca indireta, levando ao retorno venoso e dilatação atrial, e o coração não consegue bombear suficientemente o sangue e causa hipertensão pulmonar e cardíaca direta, e há extravasamento de líquido do sistema porta hepático para a cavidade.
9) O monitoramento é uma estratégia muito importante para a prevenção da aspergilose em aves de produção. Descreva e explique em detalhes as diferentes estratégias utilizadas no monitoramento dessa enfermidade.
Exame de material de cama de chão ou ninho; Exame da casca do ovo; Exame da câmara de ar dos ovos incubados e não eclodidos; Exame do ambiente (ar); Exame de penugem (Fluff test); Exame micológico do pulmão
10) Quais os fatores podem influenciar nos níveis de vitamina da ração?
Temperatura ambiente, umidade do ar, umidade da ração, forma física da ração e tempo de armazenamento.

Outros materiais