Buscar

REVISÃO AV 2 & AV 3 DE GESTÃO DE QUALIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REVISÃO AV 2 QUAL Turma 3004 1 Log N 
Qualidade 
As ferramentas da qualidade, reconhecidas em todo o mundo, foram criadas há décadas por aqueles que iniciaram o processo de Qualidade Total e, ao longo do tempo, umas permaneceram, outras foram atualizadas e algumas criadas.
Podemos reconhecer a qualidade de um produto ou serviço através de diversos conceitos, tais como:
Um requisito define uma expectativa ou necessidade do cliente.
Pelo conceito de Qualidade "baseada no produto" pode-se afirmar que é a Qualidade baseada nas características ou
componentes do produto.
Um fluxograma é uma ferramenta utilizada para descrever um processo.
O Ciclo PDCA é um método utilizado para implementar a melhoria de processos. Assinale a opção correta:
Com a publicação do Manual de Controle da Qualidade, em 1950, de Joseph Moses Juran, o controle de qualidade ganha nova dimensão, incluindo todas as atividades do ciclo produtivo do desenvolvimento ao pós-venda.
O Manual da Qualidade serve para dar entendimento em relação à natureza do negócio auditado e fornecer o rumo e a estrutura global do sistema.
Muito se houve falar em EFICÁCIA e EFICIÊNCIA na logística, mas o que essas palavras significam?
EFICIÊNCIA tem relação com o modo pelo qual se processa o desempenho da atividade administrativa e, principalmente, à conduta dos agentes.
EFICÁCIA é a qualidade daquilo que cumpre com as metas planejadas, ou seja, uma característica pertencente as pessoas que alcançam os resultados esperados.
Com isso podemos desenvolver competências com foco na eficácia, desenvolver sistemas de informações estratégicas. agilizar os processos referentes à logística de entrada e armazenamento de estoques etc.
Auditoria 
Uma das ferramentas utilizadas para a melhoria dos sistemas de Gestão da Qualidade é a auditoria da Qualidade. 
Segundo a ISO 9000:2000 a auditoria pode ser definida como “um processo sistemático, independente e documentado para se obter evidência e avaliá-la objetivamente visando determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são entendidos”.
Quando da implantação de uma auditoria, são escolhidos os membros para compor a mesma e entre eles um é designado auditor chefe.
Para que isso aconteça é necessário definir os requisitos para cada auditoria, incluindo as qualificações exigidas do auditor.
A gestão de qualidade é vista hoje, tanto no meio acadêmico como no empresarial, como fator estratégico para a melhoria da competitividade e da produtividade.
Nos anos 1960, com a ajuda dos gurus da Qualidade, o termo Qualidade passou a ser entendido de forma mais ampla, englobando os processos de trabalho de toda a organização.
Um produto para ter qualidade ele precisa atender a três requisitos: atender as especificações, exceder as expectativas dos clientes e ser adequado ao uso. 
Caso o produto não apresente os requisitos acima, tanto o produtor como o fornecedor devem ter um canal de comunicação entre eles visando informar a não conformidade do produto. 
ISO 9000
Um PADRÃO determinado pela ISO 9000, é um documento que fornece os requisitos de: Especificações; Diretrizes ou Características com o objetivo de assegurar que os materiais, produtos, processos e serviços estejam aptos para o seu propósito.
Para tanto foi criada a ISO 9000:2008 que é um documento feito para que se possa entende-la e aplica-la.
Sendo assim, para aprendermos mais sobre a ISO 9000:2008 se torna necessário estudar os fundamentos e terminologia da ISO 9001:2005 e as diretrizes com o objetivo para melhorar o desempenho ISO 9004:2010.
Ferramentas 
Diversas são as ferramentas para a melhoria da qualidade, entre as diversas estudadas temos o PDCA que é uma ferramenta utilizada para a melhoria contínua, pois a sua apresentação é em forma de Ciclo indicando que a melhoria é contínua.
REVISÃO AV3 QUAL 
Turma 3004
Auditoria
As organizações ao implantarem um sistema de qualidade necessita que seja implantado uma auditoria da qualidade por motivos específicos.
Para isso aconteça é necessário que seja designado um auditor conhecedor do assunto.
Análise crítica, também chamada de Review, trata-se de um estudo (uma avaliação) geral de um determinado setor, projeto, produto, serviço, processo ou informação com relação a requisitos pré-estabelecidos, tendo como objetivo a identificação de problemas, visando a solução dos mesmos, ou seja ações preventivas corretivas
As auditorias de qualidade são divididas em níveis:
Auditoria de Primeira Parte é uma auditoria de Sistema de Qualidade conduzida pela organização em seus próprios sistemas, 
Auditoria de Segunda Parte ocorre quando uma organização conduz uma auditoria em outra organização na qual tem, ou pretende ter, um contrato de compra de insumos ou serviços.
 Auditoria de Terceira Parte é conduzida por um organismo independente que pode ser credenciado.
Ferramentas da qualidade
Muitas são as ferramentas da qualidade apresentadas por diversos estudiosos da melhoria contínua.
Algumas usam a frequência e a probabilidade na ferramentas, outras usam a estatística que são depois transformadas em gráficos.
Outras estabelecem frases pré-estabelecidas que serão verificadas ao longo da sua análise e, ainda, outras que utilizam a tendência de ocorrências através de gráficos como a ferramenta Gráfico de Tendência, que permitir a visualização da tendência de ocorrência de determinados problemas/variações em momentos específicos sob condições específicas.
Alguns programas da qualidade contínua se utilizam da estatística para extrair informações dos dados coletados visando estabelecer a melhor compreensão das situações que representam.
Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis, pois permite ao gestor criar um consenso acerca da Visão e Missão Estratégica da organização e permite à organização integrar os planos financeiros e estratégicos
Algumas ferramentas de qualidade são representadas graficamente, portanto se torna necessário o seu entendimento e o reconhecimento desses gráficos.
Gestão da Qualidade Total enfatiza a busca disciplinada da alta qualidade e da redução de custos. 
Para este entendimento é necessário conhecermos as metodologias utilizadas, tais como o PDCA (planejar, fazer, checar e agir) e a DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar e controlar). Ela é uma metodologia utilizada pela ferramenta de qualidade conhecida como Seis Sigma ou Seis S.
Uma auditoria é uma revisão das demonstrações dos diversos setores de uma entidade ou de um projeto, efetuada por auditores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração da organização.
A auditoria proporciona:
Uma medida de quanto o sistema de qualidade está conforme com os
requisitos especificados; 
As sugestões básicas e incentivos para ação corretiva de quaisquer não-conformidade; e 
Verificação de que a ação corretiva foi efetuada em tempo e maneira eficiente.
Poka-yoke 
É um dispositivo a prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização de produtos.
Este conceito faz parte do Sistema Toyota de Produção e foi desenvolvido primeiramente por Shigeo Shingo, a partir do princípio do "não-custo".

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais