Buscar

ANTI PROTOZOÃ RIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTI-PROTOZOÁRIOS – NATALIA BITU
Os antiprotozoários tem sua aula dividida em duas partes: antiprotozoários tradicionais que são usados nas infestações por ameba, giárdia e Trichomonas vaginalis e também os antiprotozoários que são os antimaláricos que vemos separadamente pois é uma classe de muitos medicamentos.
Antiprotozoários tradicionais
A principal classe são os Nitroimidazóis que são para os protozoários o que os benzoinidazóis são para os helmintos.
Então quem são os Nitroimidazois? Metronidazol, Secnidazol e Tinidazol. 
Então, tem gente que confunde Metronidazol, Secnidazol e Tinidazol com Albedazol, Mebendazol e Tiabendazol que são anti helmínticos.
Esses Nitroimidazóis além de serem usados em infestações por protozoários como na amebíase, Giardíase e Trichomoníase essas drogas também podem ser usadas em infecções por bactérias anaeróbicas. Então o Metronidazol, por exemplo, é um antiprotozoário que tem propriedade anti microbiana. Todos os nitro tem, mas o mais usado é o Metro. A gente vai já ver porque é só bactéria anaeróbica.
Uso clínico: Amebíase, Giardíase, Trichomoníase, infecções por bactérias anaeróbicas. Então porque o Metronidazol é usado no tratamento de clostridium, porque é uma bactéria anaeróbica. 
Você vê muito paciente que vai fazer cirurgia abdominal fazer uso profilático de antibiótico junto com metronidazol para evitar infecção por bactérias anaeróbicas, principalmente do gênero clostridium. 
E porque só bactérias anaeróbicas? Olha só, os Nitroimidazóis são pró-fármacos e todo Antimicrobiano, Antihelmíntico ou Antiprotozoários que são pro fármacos são ativados não pela citocromo P450 e sim pela bactéria, pelo protozoário pelo mecanismo de redução do grupo NITRO. Então o grupo NITRO é o grupo funcional dele, esse grupo responsável pelo efeito farmacológico. Então para que seja ativado é necessário que ocorra a redução desse grupo NITRO pelo organismo sensível. Esse grupo NITRO reduzido vai se transformar num radical altamente reativo que vai atacar as proteínas e o DNA, danificando as células desse parasita atuando como se fosse um agente alquilante, causando a morte desses organismos suscetíveis. Porque só anaeróbica e não aeróbica? Níveis altos de oxigênio reduzem a eficácia principalmente do metronidazol (que falei que é mais usado para bactérias anaeróbicas) pois o oxigênio vai seqüestrar os elétrons e reduzir a ativação do grupo NITRO o que reduz a eficácia dos nitroimidazóis. No tratamento de Amebíase, Giardíase e Trichomoníase pode-se usar qualquer um dos três nitroimidazóis. Porque geralmente se usa muito para amebíase e giardíase Secnidazol? Porque é um fármaco de dose única, você toma 2 comprimidos de 1 grama e o tratamento é de 2 gramas, ou seja tem uma grande comodidade posológica. Já o Metronidazol você tem que usar durante sete dias, três vezes ao dia (então tem essa desvantagem). Então o Secnidazol tem sido muito usado no tratamento da Giardíase e Amebíase devido a sua comodidade posológica. Geralmente, para tratamento de Trichomoníase é feito muito creme vaginal que pode ser tanto a base de Metronidazol como Tinidazol. Então você pode usar creme vaginal e em alguns casos via oral. A via vaginal tem a vantagem de ter menos efeitos colaterais. Porque faz três dias de Albendazol e no quarto faz Secnidazol? Porque você faz uma coisa completa: Mata os vermes grandes e mata os protozoários no quarto dia.
Qual o mecanismo de ação dos Nitroimidazóis? São pró-fármacos que vão ser ativados pelo organismo sensível, essa ativação envolve a redução do grupo NITRO que precisa de baixos níveis de oxigênio. 
Efeitos colaterais:
Distúrbios gastrointestinais: Náuseas, cefaleias. Também pode causar, raramente, insônia, vertigem e parestesias além de neutropenia. Também pode causar efeito dissulfiran (inibição da Aldeído desidrogenase bloqueando a metabolização do álcool e acumulo de aldeído). 
Efeito dissulfiram: Rubor, problema cardiovascular, tontura, cefaléia. Então lembrar que até mesmo uma semana após parar o tratamento parar com o consumo de bebida alcoólica. Esse efeito ocorre com todos os Nitroimidazóis.
Obs: Os Nitroimidazóis podem aumentar o efeito de anticoagulantes, fenitoína e fenobarbital. 
Os Nitroimidazóis são inibidores enzimáticos podem intervir no metabolismo de alguns medicamentos e ao inibir o metabolismo aumenta os efeitos tóxicos. 
Os Nitroimidazóis causam efeitos mutagênicos e tumorigênicos e portanto não podem ser usados na gravidez.
Obs: Se o Secnidazol for usado na Trichomoníase deve ser usado no parceiro.
Obs: Os Nitroimidazóis dão um gosto metálico na boca.
O Tinidazol ele é ativo contra os protozoários: Trichomonas vaginalis, Entamoeba histolytica e Giardia, também é eficaz contra bactérias anaeróbicas como falei, todos os Nitroimidazóis tem eficácia contra bactérias anaeróbicas e a vantagem dele é que tem ação contra a bactéria Gardnerela Vaginalis que é também um causador de uma vaginose. Portanto o Tinidazol cobre 2 vaginoses: é eficaz para Trichomonas vaginalis e Gardnerela vaginalis por isso tem sido mais usado no tratamento de vaginoses. O tinidazol tem tanto na forma de comprimido como na forma de creme vaginal.
Ele causa efeitos mutagênicos e tumorigênicos então não devem ser usados na gravidez. Então qual a posologia do secnidazol que faz com que ele seja um dos mais usados? 2g em dose única. E na tricomoníase tem que usar no parceiro, assim como em alguns casos de candidíase em que o fluconazol é um antifúngico e deve ser usado também no parceiro. Geralmente, o secnidazol é o mais usado dos nitroimidazóis devido a sua comodidade posológica. 
O tinidazol é ativo contra protozoários: trichomonas vaginalis, entamoeba histolytica e giárdia.	
E também é eficaz contra bactérias anaeróbias a sua vantagem é a ação contra gardnerella vaginalis que é também causador de uma vaginose. Portanto, o tinidazol cobre 2 vaginoses a causada pelo trichomonas e a causada pela gardnerela. Por isso tem sido mais utilizado no tratamento de vaginoses. Ele tem tanto na forma de comprimido como na forma de creme vaginal. Atualmente os cremes vaginais vem associados a anfotericina B que é antifúngico! Então geralmente vem associado antiprotozoário com antifúngico. Porque às vezes você pode ter infestação mista de fungo (p.ex cândida) com protozoário.
Deve-se evitar o uso de álcool até 3 dias após o uso do medicamento para evitar o efeito dissulfiran. Até 3 dias para que dê tempo eliminar o medicamento da corrente sanguínea. E mesmo que seja de uso tópico é importante evitar o uso de álcool. Assim como o metronidazol, o tinidazol tem sido usado para prevenir infecção pós-operatória principalmente infecção de cirurgia abdominal, no entanto o mais usado é o metronidazol.
Então, principal classe de antiprotozoário são quem? Nitroimidazóis que são 3 (metronidazol, secnidazol e tinidazol), usados para giardíase, amebíase e tricomoníase e também nas infecções por bactérias anaeróbicas em que nessas infecções por anaeróbios o mais usado é o metronidazol. O mecanismo de ação se dá pela ativação do grupo nitro por isso que é um pro-farmaco e para o grupo nitro ser ativado precisa de baixas taxas de oxigênio por isso só é eficaz contra anaeróbios. Os efeitos colaterais são principalmente os distúrbios gastrointestinais, gosto metálico e efeito dissulfiran por isso deve-se evitar o uso de bebida alcoólica. 
Nitroimidazois representaram o padrão ouro no tratamento dessas infecções por protozoários por muito tempo e hoje temos cepas de protozoários resistentes aos nitroimidazóis. Por isso surgiu uma nova droga que é pra ser usada em casos de cepas resistentes: é a Anita, no qual o princípio ativo é a nitazoxanida e representa hoje o bambambam no tratamento das verminoses porque destrói tudo! É um excelente antiprotozoário e um excelente anti-helmíntico e também tem eficácia contra cryptosporum (fungo). A desvantagem é o custo. O tratamento é 3 dias, 2 vezes ao dia. Poucos efeitos colaterais.
A nitazoxanida, que é uma amida, é um excelente antiprotozoário,anti-helmíntico e tem ação contra uma cepa de fungo (protozoáriococcídeo unicelular e intracelular pertencente ao filo Apicomplexa) chamada Criptosporidium, que geralmente causam infecções sistêmicas em paciente imunocomprometidos. 
MECANISMO DE AÇÃO: Não está totalmente esclarecido, mas ele parece interferir na cadeia transportadora de elétrons do parasito, interferindo no metabolismo do parasito, assim vai bloquear a produção de energia e também parece inibir a piruvato ferrodoxina-óxidoredutase. Porém seu mecanismo não está bem esclarecido. Vocês sabem que para que o medicamento seja lançado no mercado, ele só precisa ter duas coisas: eficácia e segurança. 
A nitazoxanida é um pró-fármaco. A gente tá vendo que a maioria dos anti-protozoários são pró-fármacos que vão ser ativados pelo parasita, então o metabólito ativo é chamado tizoxanida. Esse metabólito ativo é responsável pelo mecanismo de ação que ocasiona a morte do parasito. Tem sido eficaz contra as cepas de protozoários, principalmente as cepas resistentes aos nitroimidazóis. É eficaz contra os nematódeos e infecções mistas (ex.: crianças que tem amebíase e giardíase).
[Não vai cobrar: O tratamento é feito por três dias consecutivos. Se a criança tiver de um ano a 47 meses, ele vai tomar 100mg 12 em 12 h por três dias; até 12 anos 200mg 12 em 12 h adultos: 500mg 12 em 12 h por três dias consecutivos. Na caixa vêm seis comprimidos. Nitazoxanida é a partir de um ano, já os outros a partir de dois anos.]
A vantagem dele: poucos efeitos colaterais, basicamente efeitos gastrointestinais, ele pode provocar coloração esverdeada da urina, já que ele é excretado pela urina.
O último medicamento para fechar antiprotozoários é um fitoterápico, a hortelã, uma planta que tem um cheiro bastante agradável, o princípio ativo é a mentha crispa (hortelã), que é o Giamebil, um medicamento à base de planta, foi descoberto que ele tem efeito antiprotozoário tem atividade giardicida e amebicida, além disso é eficaz em caso de resistência aos Nitroimidazóis. Ela é composta de flavanoides (não cobra a composição química) e também tem atividade anti-espasmódica, por isso alivia as cólicas, já que essa doença também pode causar cólicas intestinais.
Nós temos três opções para giárdia e ameba: os nitroimidazóis, a nitazoxanida e o fitoterápico que é a mentha crispa; Já pra tricomoníase se usa mais os nitroimidazóis.
 Ascaridíase é o albendazol.

Outros materiais