Buscar

AV1 Pedagogia não escolares

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CEL0132_AV1_201402448521 » PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201402448521 - GLAUCE RAMOS DA SILVA DORNELES
	Professor:
	ROSARIA MARIA DE CASTILHOS SARAIVA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.:    Nota de Partic.:  Data: 01/04/2017 12:26:12
	
	 1a Questão (Ref.: 201402701826)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A sociedade atual é eminentemente pedagógica, ao ponto de ser chamada de sociedade do conhecimento.(...). Está se acentuando o poder pedagógico dos meios de comunicação: TV, imprensa, escrita, rádio etc. (...). A mídia se especializa em fazer cabeças, não apenas no campo econômico, político; especialmente no campo moral, vemos diariamente a veiculação de mensagens educativas, a disseminação de saberes e modos de agir através de programas, vinhetas e chamadas sobre educação ambiental, AIDS, drogas, saúde. Há práticas pedagógicas nos jornais, nas rádios, na produção de material informativo,(...) guias de turismo, mapas, vídeos, revistas;(...) nas empresas, há atividades de supervisão do trabalho, orientação de estagiários, formação profissional em serviço.(...)".
 Escolha dentre os itens abaixo apenas aqueles que representam as novas habilidades exigidas ao trabalhador atualmente
Mais capacidade de abstração.
Mais capacidade de atenção.
Mais atenção ao processo de escolha do trabalhador.
Mais flexibilidade no comportamento profissional.
 
		
	 
	II, III e IV
	
	I,II e III
	
	I e IV
	
	 I, II, III e IV
	 
	I,II e IV
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402633652)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	            Leia os textos abaixo e depois marque o item correto.
 Um conceito a que Paulo Freire deu a máxima importância, e que nem sempre é abordado pelos teóricos, é o de coerência. Para ele, não é possível adotar diretrizes pedagógicas de modo consequente sem que elas orientem a prática, até em seus aspectos mais corriqueiros. "As qualidades e virtudes são construídas por nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e fazemos", escreveu o educador. "Como, na verdade, posso eu continuar falando no respeito à dignidade do educando se o ironizo, se o discrimino, se o inibo com minha arrogância¿? Você, professor, tem a preocupação de agir na escola de acordo com os princípios em que acredita? E costuma analisar as próprias atitudes sob esse ponto de vista?                                                                                                                                     Márcio Ferrari (novaescola@atleitor.com.br).
Após refletir sobre o pensamento de Paulo Freire, registrado no parágrafo anterior e refletir sobre o seguinte pensamento de Andrea Ramal, que diz: ¿Vivemos numa era em que o conhecimento assume novas configurações.
Ele se modifica permanentemente, sendo atualizado dia-a-dia pelas descobertas das ciências e por inteligência coletiva que produz saberes em conjunto, na grande rede do ciberespaço.
I- Segundo Paulo Freire o pedagogo precisa assumir um novo papel.
II- Segundo Andrea Ramal a tecnologia não permite que se sustentem mais o mestre ¿ transmissor.
III-  A tarefa do pedagogo se modifica e sua profissão se torna estratégica.
		
	
	 Estão corretas as opções II e III
	
	 Todas as questões estão errada.
	
	Estão corretas as opções I e III
	 
	 Estão corretas as opções I,II e III
	
	 Estão corretas as opções I e II
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402633646)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas empresas, a necessidade de no manter a competitividade no mercado exige desenvolver sempre novas competências nos funcionários. Nesse campo, a tarefa do pedagogo é crucial, colaborando não só nos processos de capacitação em serviço, como também na avaliação permanente que permita diagnosticar as novas necessidades em função de cada contexto e os meios para gerá-las mais rapidamente nos grupos de trabalho¿. (Pedagogo: a profissão do momento, de Andrea Cecília Ramal) As palavras chaves que completam a frase são:
		
	
	( ) gerência / coaching
	
	( ) meta / gerente
	
	( ) relatividade / funcionário
	
	( ) empregabilidade / mercado
	 
	( ) competitividade/ pedagogo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402633663)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia a reportagem a seguir para responder a questão:
Ação de pedagogo extrapola sala de aula, de autoria de Luisa Alcantara e Silva da Folha de S.Paulo
Engana-se quem acha que lugar de pedagogo é só na sala de aula. Atualmente, além de atuar em escolas, o profissional pode trabalhar em empresas de recursos humanos, editoras e até em museus e jardins zoológicos. Isso mesmo. Ele pode chefiar a equipe de monitores desses locais, montar a programação e ajudar a produzir as explicações sobre cada item --vivo ou morto -- do local. Contrariando a grande maioria que atua em escolas, a pedagoga Helena Quadros escolheu trabalhar com ambiente. Ainda na faculdade, na década de 80, ela começou a trabalhar no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (Pará), onde está até hoje, como coordenadora do núcleo de visitas. Nas duas primeiras semanas deste mês, ela recebeu 5.000 estudantes no local. Mostrou para eles um pouco do acervo, que, além de plantas, tem animais, como onça, jacaré e cobras. "Adoro saber que estou ensinando as pessoas a preservar a natureza", diz ela. De tempos em tempos, Helena é convidada para falar sobre a importância da pedagogia fora da sala de aula em sua cidade. "Ainda é a minoria que opta por outras áreas, que são tão importantes quanto a educação escolar(...).
A partir do exposto observa-se a importância da figura do pedagogo que atua em museu. Assinale a única opção que NÃO reflete a postura adequada do pedagogo que atua num museu.
		
	 
	Dispensa a forma didática e adequada à linguagem dos visitantes do museu.
	
	Contribui para a criação de um olhar crítico.
	
	Analisando a realidade colabora na construção da memória cultural.
	
	Cria estratégias para entender os espaços como instâncias educacionais.
	
	É um colaborador na formação de um olhar histórico.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402726978)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os neoliberais acusam o Estado de bem-estar de ser provocar crise fiscal, porque desestimula o trabalho e o investimento, porque favorece o monopólio estatal e a tutela dos interesses particulares e porque elimina as formas tradicionais ¿ família e comunidade ¿ de proteção social. Mediante este fato, relacione os termos que eram utilizados pelos neoliberais:
		
	 
	anti-econômico / anti-produtivo / ineficaz / ineficiente
	
	anti-econômico / produtivo / eficaz / ineficiente
	
	econômico / produtivo / eficaz / eficiente
	
	politizado / produtivo / estimulador / ineficiente
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402647819)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O livro "Pedagogo: a profissão do momento", de Andrea Cecília Ramal, aborda a seguinte questão:
"Nas empresas, a necessidade de no manter a competitividade no mercado exige desenvolver sempre novas competências nos funcionários. Nesse campo, a tarefa do pedagogo é crucial, colaborando não só nos processos de capacitação em serviço, como também na avaliação permanente que permita diagnosticar as novas necessidades em função de cada contexto e os meios para gerá-las mais rapidamente nos grupos de trabalho".  
As palavras-chave que sitentizam a ideia da autora são:
		
	
	empregabilidade /  mercado
	
	meta / gerente
	 
	competitividade /pedagogo
	
	gerência / coaching
	
	relatividade /  funcionário
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403246926)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Chiavenato (1992),os resultados de pesquisas realizadas, , classificaram as empresas em dois tipos. O primeiro tipo, as organizações mecanísticas, possuíam as seguintes características:
		
	
	Predomínioda∫eraçãohorizontal,ondeos⊂ord∈adostêmvezevoz;As relações de autoridade são flexíveis. Os chefes aceitam sugestões dos subordinados;
	
	Sistema de controle flexível e compreensivo;
	
	Ênfase em reuniões para definição coletiva de regras e comportamentos a serem seguidos;
	 
	Hierarquia de autoridade rígida, com pouca permeabilidade entre os diferentes níveis de hierarquia;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403247000)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que um tipo de trabalhador mais qualificado possa manter sua adesão ao projeto capitalista e se comprometer com as finalidades da organização, certamente passa a ser necessário que as empresas desenvolvam novas estratégias e mediações, pois agora é mais difícil controlar os trabalhadores. Nessa perspectiva, as organizações hipermodernas sofisticam e complexificam as mediações exercidas, de modo a manter os trabalhadores sob sua orientação. Podemos afirmar que estão corretas as mediações das organizações hipermodernas explicitadas na seguinte resposta:
		
	
	As organizações centram as ordens na chefia imediata. O chefe é o grande educador;
	
	Em função da desqualificação dos trabalhadores, a empresa não necessita de manter mecanismos mais sutis, logo as ordens são diretas e determinam o comportamento que todos devem seguir;
	
	A dominação da organização sobre os indivíduos se consolida na figura do chefe que controla o espaço e a liberdade das pessoas ;
	
	As relações nas organizações hipermodernas são verticais. Os chefes são pessoas de difícil acesso;
	 
	As organizações hipermodernas desenvolvem mediações econômicas mais amplas, oferecendo salários mais elevados, possibilidades de ascensão na carreira e educação permanente;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403093713)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Desde a década de 1970, o modo de produção fordista entra em declínio e começa a abrir espaço para um novo sistema, chamado de produção flexível. Um dos motivos para essa mudança no cenário econômico foi: Está INCORRETA:
		
	
	( ) porque havia uma forma de gestão da força do trabalho.
	
	( ) a mudança de perspectiva tomada pelo capitalismo, onde o proletariado começa a exercer pressões nos donos dos meios de produção.
	 
	( ) porque havia pleno emprego e redução das desigualdades.
	
	( ) porque a força de trabalho era compatível com as necessidades de acumulação capitalista.
	
	( ) que foram levadas em conta as questões sociais dos operários que exerciam uma função sem ter conhecimento das outras etapas do projeto.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403119386)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O paradigma tradicional de gestão, desenvolvido ao longo da constituição e consolidação do paradigma fordista, se caracteriza por conceber o processo de produção sob a abordagem da engenharia. Isto quer dizer que: I - Isso significa que a administração foi entendida como um ato regulatório. II - Visava modelar o processo de produção para o alcance de metas de custo e tempo. III - Administrar consistia, em controlar o processo de produção em si, acreditando-se que o controle e o monitoramento de todos os eventos desse processo iria garantir a eficiência do resultado. IV - Administrar consistia em dar voz aos funcionários e atender, na medida do possível, suas reivindicações.
		
	 
	Apenas as questões I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a questão IV está correta.
	
	Apenas as questões II e III estão corretas.
	
	Apenas a questão II está correta.
	
	Apenas as questões I e II estão corretas.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Continue navegando