Buscar

SIMULADO EC7

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308447560)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São indicações para VNI, ventilação não invasiva, exceto:
		
	 
	e) Hemorragia digestiva alta
	
	c) Insuficiência respiratória leve
	 
	a) Pacientes terminais
	
	d) Descanso da musculatura respiratória
	
	b) Desmame de VM
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309217279)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Trauma de Tórax é frequente em politraumatizados e apresenta risco à vida se não identificado rapidamente durante a avaliação inicial. Sobre o Taruma de Tórax leia atentamente as assertivas que se seguem: I. Características da ventilação como um todo devem ser avaliadas através da inspeção, percussão, palpação e ausculta. II. As principais lesões torácicas que afetam a ventilação: pneumotórax hipertensivo, pneumotórax aberto (ferida torácica aspirativa), tórax instável (retalho costal móvel) com contusão pulmonar e hemotórax maciço. III. As lesões traumáticas da parte superior do tórax podem criar um defeito palpável na região da articulação esternoclavicular com luxação posterior na cabeça da clavícula , causando obstrução da via aérea superior. IV. O tratamento do pneumotórax hipertensivo é cllínico e reflete ar sob pressão no espaço pleural. V. Após a intubação, uma das causas mais comuns de perda do murmúrio vesicular do hemitórax esquerdo é a intubação seletiva do brônquio principal esquerdo. São assertivas CORRETAS:
		
	
	II, III, V
	
	III, IV, V
	
	III, IV
	 
	I, II. III. IV
	 
	I, II, III, IV, V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309195821)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após um incêndio em local fechado com grande quantidade de fumaça, uma vítima responsiva apresenta-se com queimadura de espessura parcial nos braços direito e esquerdo; verifica-se tosse e, à ausculta pulmonar, presença de sibilos generalizados. Nesse caso, prioritariamente, deve-se:
		
	
	N.D.A
	
	Providenciar a limpeza imediata da região que sofreu queimadura.
	
	Obter um acesso venoso calibroso.
	
	Realizar curativo com soro fisiológico gelado.
	 
	Preservar a permeabilidade das vias aéreas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308942181)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Enade, 2007) No Pronto Socorro Municipal, a população que aguardava atendimento revoltou-se ao perceber que um homem de 40 anos, casado e com quatro filhos, que estava na sala de espera, aproximadamente há 4 horas, faleceu antes de ser atendido. Este acontecimento foi noticiado pela mídia e mobilizou os trabalhadores e o gestor do Pronto Socorro a discutirem propostas de melhoria do atendimento. Considerando os princípios norteadores da Política Nacional de Humanização, estiveram em pauta as seguintes ações: I. Acolhimento da demanda por meio de critérios de avaliação de risco. II. Garantia do acesso referenciado aos demais níveis de assistência. III. Organização da fila de espera, considerando a idade do usuário. IV. Definição de protocolos clínicos adequados. Estão corretas APENAS as ações propostas em:
		
	
	I e IV.
	
	III e IV.
	
	II, III e IV.
	 
	I, II e IV.
	
	I, II e III.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308942851)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Enade,2010) Um paciente de 35 anos de idade foi admitido no pronto-socorro (PS) de um hospital de pequeno porte em um município próximo a uma estrada federal. O paciente foi vítima de um acidente de trânsito envolvendo seu carro e dois caminhões, mas foi resgatado com vida. Segundo exame médico e análise de exames diagnósticos por imagem, não houve fratura ou acometimento de órgãos internos. Na coleta de dados feita pelo enfermeiro, verificou-se que o paciente estava consciente, mas com grande número de feridas sangrantes com sinais de presença de poeira, pedaços de vidro e terra, e sinais vitais fora dos parâmetros normais. Com base na situação apresentada e considerando que, para a adequada execução do Programa de Controle de Infecção Hospitalar (Portaria nº 2.616/1998), os hospitais públicos e privados devem constituir o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o enfermeiro do PS deve, mediante a Resolução COFEN nº 358/2009, implementar como intervenção no caso: I. a realização imediata de higienização do paciente e o uso de curativos. II. a implantação de atividades para minimizar os fatores de risco de infecção devido a prejuízo na integridade da pele e procedimentos invasivos realizados. III. o monitoramento de sinais flogísticos nas feridas. IV. o monitoramento de temperatura, pois, se for identificada infecção nas primeiras 48 horas, o fato deverá ser notificado ao SCIH como infecção comunitária. É correto o que se afirma em:
		
	
	II, III e IV, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	I, apenas.
	 
	I, II, III e IV.
	
	I e II, apenas