Buscar

Cultura das Mídias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503541553)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	GILLES LIPOVETKY DEFENDE A TESE DE QUE A MÍDIA É UM FENÔMENO MUITO COMPLEXO E POR ISSO NÃO DEVE SER CULPADA POR TUDO DE RUIM QUE ACONTECE NA SOCIEDADE. ASSINALE A OPÇÃO QUE MOSTRA OS ARGUMENTOS QUE EMBASAM SEU PENSAMENTO.
		
	
	A mídia faz desaparecer qualquer espírito crítico dos indivíduos; os debates não oferecem esclarecimentos ao público; a internet é o único meio que divulga a verdade dos fatos.
	 
	Noticiários e debates abrem os horizontes de cada um, oferecendo diversos esclarecimentos; a mídia libera os espíritos da influência das tradições e das culturas de grupo ou de classe; o espírito crítico não desaparece, tende a generalizar-se.
	
	A mídia manipula toda informação levada ao público; a mídia acaba com o espírito crítico dos indivíduos; os noticiários abrem os horizontes de cada indivíduo.
	
	A mídia libera as pessoas da influência das tradições; os debates não oferecem esclarecimentos ao público; a mídia homogeneíza o corpo social.
	
	Noticiários manipulam os indivíduos; o rádio e a TV manipulam toda e qualquer informação; a mídia homogeneíza todo o corpo social.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504194874)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O estudo da Cultura das Mídias está pautado nos processos comunicativos e nas formas de cultura. Ao entender essa relação é possível equiparar cada pesquisa comunicacional à evolução da sociedade humana (Tradicional, Moderna, Pós-moderna, Hipermoderna). Determine essas relações, considerando a cronologia de desenvolvimento dos meios de comunicação e o aprofundamento dos estudos tecnocientíficos:
		
	
	A Teoria Crítica é desenvolvida pela(s) Sociedade(s): ____________________________________________. Essa afirmação é possível pois durante essa geração se desenvolve(m) o(s) meio(s):___________________.
	 
	A Teoria Cibernética é desenvolvida pela(s) Sociedade(s): ________________________________________. Essa afirmação é possível pois durante essa geração se desenvolve(m) o(s) meio(s):___________________.
	
	A Teoria Funcionalista é desenvolvida pela(s) Sociedade(s): _______________________________________. Essa afirmação é possível pois durante essa geração se desenvolve(m) o(s) meio(s): ___________________.
	
	A Teoria Estruturalista é desenvolvida pela(s) Sociedade(s): _______________________________________. Essa afirmação é possível pois durante essa geração se desenvolve(m) o(s) meio(s): ___________________.
	
	A Teoria Culturológica é desenvolvida pela(s) Sociedade(s): _______________________________________. Essa afirmação é possível pois durante essa geração se desenvolve(m) o(s) meio(s): ___________________.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503550871)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Nas alternativas abaixo assinale a correta: Há duas concepções possíveis de cultura, que são a...:
		
	
	... a humanista e a religiosa;
	 
	... a humanista e a antropológica;
	 
	... antropológica e a filosófica;
	
	... a antropológica e a psicológica;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504098317)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A década de 60 fomentou transformações nas esferas públicas e privadas que puderam ser materializadas no início dos anos 70. A chamada PÓS-MODERNIDADE teve seu início com diversas transformações sociais. Dentre elas podemos relacionar, exceto:
		
	
	O supervalorização da autonomia individual.
	 
	A retomada das normas rígidas e tradicionais.
	
	O desmoronamento das grandes ideologias e a ruína das utopias.
	
	A falência dos projetos revolucionários.
	
	A busca do lúdico e do prazer momentâneo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504076368)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A partir do pensamento de Gilles Lipovesky em seu texto "Deve-se culpar a mídia?", assinale quais as alternativas estão de acordo com a reflexão do autor.
 I - Durante anos a mídia foi acusada de ser instrumento de manipulação e de alienação. A própria Escola de Frankfurt via a mídia como uma fábrica de estereótipos a serviço da consolidação do conformismo. Na mídia atua,l para ele, isso ainda continua.
II - Através dos noticiários e dos debates, a mídia abre os horizontes de cada um, dando a conhecer diferentes pontos de vista e oferecendo diversos esclarecimentos. Assim, os indivíduos teriam mais possibilidades de questionar, de avaliar e de julgar mais livremente.
III - Pelo poder que a mídia possui atualmente, é possível afirmar que o aumento da violência, ou a queda do rendimento escolar é resultado das horas passadas diante televisão e da "imbecilidade" dos programas. Assim, a mídia seria capaz de atrofiar as faculdades intelectuais das pessoas.
IV- Mesmo que, de fato, a mídia se dirigisse a todos, ela não homogeneiza o corpo social mais que a escola. As técnicas da comunicação de massa geraram um indivíduo desinstitucionalizado, disposto a dirigir a si mesmo, sem permitir a tão falada manipulação generalizada.
		
	
	II e III
	 
	I e IV
	
	I e III
	
	III e IV
	 
	II e IV
	
	
	1a Questão (Ref.: 201504026608)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A associação de ideias se compõe basicamente da imaginação + memória. Os gregos já haviam estabelecido quatro leis para a associação de ideias. Das alternativas abaixo, indique aquela que NÃO se enquadra nessas leis.
		
	
	Contraste.
	
	Sucessão.
	
	Contiguidade.
	 
	Significado.
	 
	Semelhança.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504098351)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com o advento das tecnologias digitais no universo comunicacional vemos o aparecimento de uma forma textual própria: a HIPERMÍDIA. Assim, podemos afirmar, exceto:
		
	
	A hipermídia é a reunião de várias mídias em um ambiente computacional, suportada por sistemas eletrônicos de comunicação.
	
	A hipermídia pode ser entendida como a integração de texto e imagens fixas e em movimento, bem como os sons em uma linguagem.
	 
	A hipermídia foi um acontecimento repentino, que aconteceu em consequência da Guerra Fria e, depois, espalhou-se rapidamente pelo mundo.
	
	A hipermídia pode ser entendida como um ambiente virtual onde as informações encontram-se vinculadas num alto grau de interconexões, onde o leitor pode transportar-se no tempo e no espaço mudando de dimensões e de pensamento.
	 
	A hipermídia como nova forma de linguagem em um novo tipo de meio ou ambiente de informação, possibilitou novas formas de pensar, agir e sentir.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504097765)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Pierre Lévy é hoje um dos mais expressivos filósofos do mundo no campo da informação, novas mídias, Internet e cibercultura. De acordo com o pensamento desse autor a respeito de tais assuntos, assinale a opção correta.
		
	
	Lévy considera que, apesar de o interesse comunicativo determinar de que maneira os usuários devem interagir no espaço virtual, a posição geográfica em que eles se encontram ainda é um fator significativo de diferenciação e de exclusão social de pessoas.
	 
	Segundo esse autor, o ciberespaço propicia a criação de uma inteligência coletiva, apresentando o cenário ideal para a concretização dos ideais do Iluminismo.
	 
	Para Lévy, a Internet não permite a interatividade total, uma vez que, assim como a televisão e o rádio, está centrada no sistema de difusão Um-Todos, pois os usuários ainda dependem de provedores que controlam a transmissão de dados e limitam o acesso à rede.
	
	Para Lévy, os CDs e DVDs, por serem mídias que comportam arquivos digitalizados, fazem parte do ciberespaço.
	
	De acordo com o filósofo mencionado, o ciberespaço não possui capacidade de armazenar memória, e, por isso, serve apenas para a transmissão de dados entre usuários.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503536195)
	Pontos: 0,0  / 0,1¿Antes da MTV, pensava-se que ninguém seria capaz de fazer sentido de um corte menor do que dois segundos. Hoje, os vídeos usam regularmente cortes de um terço ou um quarto de segundo¿, afirma Lúcia Santaella. A não linearidade permeia todas as partes de nossa cultura e já está encarnada na própria maneira de viver. Quais dos meios abaixo possuem características de não linearidade e descontinuidade: I. Jornal impresso II. TV III. Computador IV. Jogos Eletrônicos
		
	
	II, III e IV
	
	I e II
	 
	III e IV
	 
	I, II, III e IV
	
	Somente III
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504023317)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao salário, um dos principais objetivos do trabalho e base do consumo, notemos que não é apenas fonte de subsistência: ele também é o veículo da realização de sonhos e de aspirações pessoais, é peso de medida de grande parte da satisfação com a vida prática em suas condições materiais. O salário tem influência direta sobre a taxa de natalidade, sobre o nível de consumo de bens materiais e imateriais, sobre a organização das cidades, sobre o nível de felicidade desta sociedade que precisa se realizar nas estruturas e ideologias que estão aí. O valor recebido como contraprestação pelo serviço, contribui para a subsistência, segurança, realização de aspirações, satisfação pessoal quanto ao valor de sua força de trabalho. SOARES, Felipe. Trabalho e Consumo, UFMG, 2013 Tendo as informações e os sentidos dos textos acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito da hipermodernidade.
I. A concentração da publicidade na televisão é designada pela força econômica e política nesta nova era.
II. O dinheiro nos proporciona comprarmos tudo que temos vontade, isso torna a vida muito mais fácil na atualidade.
III. Ser ou ter, eis a questão? É melhor: Ter tudo do que ser tudo na hipermodernidade.
IV. O poder da publicidade permite que se promova um apelo aos clientes através de veículos de comunicação de massa, como na televisão.
V. Neste caso, a hipermodernidade pode significar o intensificar da complexidade da experiência e a consequente perda do sentido.
Estão certos apenas os itens.
		
	
	I,II e III.
	
	II,III e IV.
	
	I,II e V.
	 
	I,IV e V.
	
	III,IV e V.

Continue navegando