Buscar

Relatório 6

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Curso Licenciatura em Educação Física
João Luiz Braga de castro
Aula prática metodologia do ensino da ginastica
GINÁSTICA ACROBÁTICA
Nova Friburgo
2017
João Luiz Braga de castro
AULA PRÁTICA METODOLOGIA DO ENSINO DA GINASTICA
GINÁSTICA ACROBÁTICA
Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina METODOLOGIA DO ENSINO DA GINASTICA.
Prof. Alessandra Beggiato Porto
Nova Friburgo
2017
Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Curso de Licenciatura em Educação Física
METODOLOGIA DO ENSINO DA GINASTICA
Aluno: João Luiz Braga de Castro
Aula Prática 6 realizada em 06/06/2017
Curso de Licenciatura
1º Período – Noturno
Objetivo: 
Conhecer as funções que compõem a figura acrobática (base, volante e intermédio) e alguns tipos de pegas/pegadas realizadas no aprendizado desta modalidade.
Fazer um aquecimento corporal a fim de evitar lesões nas proposições de atividades.
Conhecer os aspectos técnicos tais como os “montes” e “desmontes” e fazer atividades de familiarização da modalidade utilizando as noções de peso e contrapeso.
Conhecer e realizar os elementos/exercícios individuais que compõem a Ginástica Acrobática.
Fazer a formação de figuras acrobáticas em grupos (duplas, trios, quartetos, etc).
Materiais utilizados: 
caixa de som.
Desenvolvimento:
	Realizamos um Circulo e realizamos uma figura em trios no qual era possível visualizar as três funções desempenhadas nas formações acrobáticas : base, volante ou top e intermédio (nas duplas temos apenas o base e o volante/top). Em seguida, apresentamos alguns tipos de pegas realizados na ginástica acrobática : pega simples, pega simples com braços cruzados, pegas de punho (pulso; variação: com os dedos afastados); pega simples onde um elemento se encontra de costas para o outro; pega entrelaçada ou cadeirinha, pega de dedos, pega de braço e antebraço, estafa, pega mão-pé.
andamos livremente, e ao sinal do professor realizavamos as tarefas previamente combinadas: Saltos, Agachar e dar um Giro e Mudar a direção e velocidade.
	Ficamos em cirrculo e foi explicado o que seriam os montes e desmontes. Formamos duplas para realizar a ação de subir pelos seguimentos corporais do companheiro/base. Em seguida fizemos a atividade de contrapeso, as quais foi exigido a estrutura capacitativa do equilíbrio corporal. Fizemos as pegas que mais se ajustam a cada atividade. 
	
	Após a explicação inicial dos elementos individuais que compõem a Ginástica Acrobática (demonstração, vídeos, figuras) o professor dividiu a turma em 04 grupos e cada grupo realizou um dos elementos/exercícios individuais (equilíbrio, flexibilidade, acrobáticos, coreográficos), semelhante a um circuito, com posterior rodízio destes grupos, para que todos vivenciassem os movimentos propostos. 
Elementos individuais de equilíbrio (avião, vela, parada de cabeça);
Elementos individuais de flexibilidade (espargata, ponte);
Elementos individuais acrobáticos (rolamentos , roda, rodante)
Elementos individuais coreográficos (saltos: grupado, carpado, estendido, afastado, corsa)
Formamos grupos e realizamos as atividades sugeridas no vídeo.
Cuidamos da posição do tronco e das pernas, colocando sempre um auxiliar antes da realização de qualquer figura.
Fizemos a BIGA ROMANA: O professor Convidou quatro alunos, dois foram os apoios e ficaram em 06 apoios, um sobiu sobre as costas de ambos apoiando cada pé em um elemento e o outro foi à frente guiando e ajudando aquele que estava em cima.
Considerações Finais: 
	
	A presença do tutor se mostrou indispensável pois foi com a ajuda do mesmo que pudemos realizar e aprender a forma correta de realizar os movimentos, e nesta aula pudemos ter a experiencia além da teoria de sala de aula tornando o conteúdo mais interessante e mais fácil de ser compreendido. 	
	Assim, quando esse conteúdo é bem trabalhado e contextualizado, passa a ser valorizado na sua prática indicando novos caminhos. Desse modo facilitam na formação geral dos alunos, possibilitando a eles não só vivências esportivas nas aulas de Educação Física, mas também outros conteúdos estruturantes.
5

Continue navegando