Buscar

HPA I Atividade 1 da AD1 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2017/1º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a):
Polo: 
Ativitade I: Análise Crítica do Artigo “ A Adminisração é Realmente uma Arte? ’’ de Henry M. Boettinger.
O Autor por meio da pesquisa com profissionais e professores renomados de diverssas áreas como: música, balé, pintura, escultura, arquitetura, literatura, cirurgia, culinária e certos tipos de esportes individuais como esgrima e a equitação buscou achar atributos em comum que pudessem ser usados ao ensino e a prática da Administração.
Boettinger ao decorrer do texto fez muitas análises entre a Administração e a arte com o objetivo de levar ao leitor a crer que a Administração é uma Arte, visto que tanto o administrador quanto o artista precisa de talento (habilidades técnicas) e imaginação (facilidades mental de chegar á visão) para alcançar suas finalidades e propósitos.
Assim como Henry M. Boetting, Mary Parker Follett considerava a Administração uma arte. Segundo Follett a Administração é a arte de conseguir fazer as coisas através das pessoas. Com fundamento nessa ideologia, os administradores devem obter resultados a partir da capacidade (ou arte) de conferir direção e liderança às pessas em uma organização. 
Ser administrador é muitos mais do que ter um diploma e ter um registro no Conselho Regional de administração (CRA), ser administrador é ter talento para planejar, organizar, liderar, saber lidar com situações adversas, ouvir, se expressar e estar sempre disposto a servir. Envolve âmbito da sociologia e psicologia, as aptidões psicossociais da liderança e a arte estabelece novos modelos para as ocasiões que aparecem no ambiente profissional. Administração é uma mistura de ciência e arte. Ciência porque é ordenado através de convicções, métodos e entendimentos, isto é, a Ciência da Administração, e arte porque o administrador usa o pressentimentos e sensibilidade, pois nem sempre ele tem recursos o suficiente para tomar as medidas certas. Assim o administrador através da intuição terá que tomar as decisões para resolver os problemas que serão encaminhados a ele, como um artista faria.

Outros materiais