Buscar

revisao morfologia celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Bacteriologia Clínica – aula 08-03
MORFOLOGIA CELULAR
Diversidade entre as bactérias: coco, bacilo, espirilo, espiroqueta, hifa, pedúnculo, filamentosa.
Gram tem muito artefato, pode haver cristais, deposição desse corante, atento aos artefatos. Percebam qdo agt faz gram agt não olha só pra bactéria agt olha tbm, agt tem que encontrar o tipo de resposta que esta ocorrendo (célula epitelial, leucócitos, PMN, mononucleares) outro fator importante, a maioria do pcte na amosta e não na cultura – urina, material fecal, excreção. Então vai ver nesse material célula epitelial, as bac. Oq NÃO observa isso é qdo é gram em colônia. La só tem a bac crescendo no meio. 
O gram NÃO é uma coloração capsular, ele só classifica as bac em gram + e -. Se quer afirmar que ela tem cápsula tem que fazer uma coloração capsular. No gram pode ser SUGESTIVO, não afirma nada. 
Oq nos permite identificar bac: 1º é o gram vc tem morfologia, gram positivo ou negativo, o gram negativo fica avermelhado ou rosa pálido se usar fucsina, o gram positivo fica sempre escuro, preto, ou ainda puxando para o roxo. O gram que dá esse ponto de partida, precisa disso pra saber que grupo de provas vai usar. Então se deu positivo, vc vai fazer oq? Vai fazer catalase, verifica o padrão de hemólise ou faz uma coagulase, e se for negativo faz oq? Vai verificar se fermenta glucose, se cresce no macconkey, citocromo oxidase. O gram SOZINHO NÃO IDENTIFICA. E tbm num material que em condições normais é estéril, como o liquor, se vc faz o gram e encontra bac isso já mostra que aquela meningite é bacteriana, então é um ponto de partida importante! Mas não te diz qual é a bac :/, nesse caso é super importante.
Outro ponto importante além de classificar as bac como coco, bacilo, espirilo, assim por diante ...elas variam em tamanho. Tem bac bem pequenininhas, até 8um. Variam no tamanho, outro detalhe em relação as células eucarióticas, qual é o tamanho delas, cabe muitas E. coli sobre uma célula epitelial. São muuito menores. Bem agora vamos falar da estrutura bacteriana. Então agt comentou que essas bac tem material genético, DNA, nucleoide, RNA, tem citoplasma onde acontecem a maioria das reações, mas não só lá, tem uma membrana citoplasmática, podem ou não ter parede celular. E dependendo da bac a PC pode ser de gram +, - ou ainda das micobacterias que é diferente, lembram. Elas podem ter flagelos, podem ou não apresentar cápsulas.
Vamos começar pela parede celular. Pela parece as bac são classificadas em gram + ou -. Então a composição química, o principal componente é o peptídeo glicano, é um polímero de anéis. Bem, então essa estrutura PG esta presente tanto em gram + qto -, e tbm nas micobacterias. Só que a qtde varia, os + a qtde de PG é maior, há uma malha com ligações intercadeias, gera uma cadeia muito forte e gera uma resistência à lise. Já nos – há outro PG, tem um elemento que esta externamente ao PG (mas que faz parte da parede celular), a membrana externa, e ela agt tem uma estrutura ela é heterogênea na composição, há lipopolissacarideos, é uma bicamada lipidica, chamada de endotoxina. Tem lipídios A, TODO GRAM NEGATIVO TEM LIPIDEO A, que é tóxico, a composição varia entre os gram -, uns são mais tóxicos. Ligado ao lipídeo a tem possacarideos, e depois outro polissacarídeo dá pra classificar essas bac, usamos 3 antigenos para identificar as bac gram negativos. Um deles vem da parede celular (antígeno O), podem ter antígeno H, ou flagelar. Vai depender da estrutura da flagilina, e algumas podem tem o antígeno capsular se apresenta em qq que tenha cápsula. O antígeno O é característica das bac gram negativas. E dependendo então das reações que agt tem pode dizer que essa bac pode ser classificada num sorogrupo (o6) dependendo da composição do polissacarídeo, ou pode ter um sorotipo ex. o157/h7. O sorotipo eu posso ter o antígeno O, o H e ainda o capsular. 
Essa estruturas tornam as gram negativas muito menos permeáveis que os gram positivos, isso se reflete numa maior resistência aos gram negativos, pq o gram positiva tem uma malha de PG, de forma grosseira substancia conseguem passar por essa malha, já os negativos só permite que as substancia passem pelas porinas. 
Qual a importância da parede celular? Primeiro associada com a forma bacteriana, resistência a pressão osmótica (as bac vão acumulando os solutos, tem pressão osmótica mto grande), proteção a ruptura, barreira a passagem de subst. 
Nas gram negativas tem um espaço importante, que é o espaço periplasmatico, um espaço compreendido entre a membrana interna e a externa. Ali acontecem inúmeras reações bioquímicas. 
As gram negativas se coram de violeta e permanece, já as positivas qdo descora perde essa cor. Tem que dar um contra corante (safranina) para torná-las visíveis. Daí fica rosa avermelhado, as negativas ficam escuras. (????)
Membrana: parecida com as nossas células eucarióticas, só que não tem colesterol. Tem ptnas integrais de membrana, tem fosfolipídio, as propriedades são similares. Tem funções vitais: barreia a entrada de substancia, é impermeável, barreia osmótica, transporte de fluidos, sitio de ligação de enzimas, envolvidas na secreção de substancias pro exterior da celulas, particularmente as gram negativas tem muitos sistemas de secreção, ou toxinas. Produção e energia. E ainda separação dos cromossomos durante a divisão celular. 
Permeabilidade: os fosfolipideos são polares, diferenciar, ou separar do que esta no citoplasma ou no exterior, vai barrar a entrada ou saída de composto, acumula nutrientes ou saída de produtos do metabolismo. 
Fonte de conservação e de produção de energia: na memb tem varias ptnas que compõe cadeia de transporte de elétrons, se a célula esta metabolizando glicose e isso esta gerando elétrons/protons, que vai acabar no aceptor final e com isso a célula vai jogando pro exterior os prótons, e vai criando pólos como se fosse uma pilha, é uma forma de conservação de energia que pode ser usada diretamente por exemplo na movimentação flagelar, ou pode acontecer dessa membrana ser relativamente impermeável aos prótons, que pode entrar só por atpase, entra pelos poros gerando ATP. Gera energia na forma de ATP, ou conserva a energia. 
Essa membrana é bastante impermeável, entra substancias solúveis pra dentro da célula. Difusão simples tem pouco material disponível pra entrar então entra pouco, já por transporte ativo se tem pouco a quantidade de soluto que é internalizado é muitíssimo maior, esse tipo de transporte acumula grandes qtdes. Existem na membrana celular da bactéria diversos tipos de transportadores, alguns transportam uma única substancia, com gasto de energia, pode através de uma ptna especifica. Vários tipos de sistema de transporte. Tem também do tipo simporte, ou antiporte. Ex.: lactose, primeiro só vai acontecer transporte eficiente de lactose se uma estrutura operon lac estiver ativado, se ele estiver ativado vai ser formado esse transportador especifico que é uma lac permease e a lactose vai entrar juntamente com um próton, nesse caso seria do tipo simporte. Para cada tipo de molécula tem um tipo de transporte. E assim por diante. Outras moléculas, como a glicose, a partir do momento que ela entra ela já é fosforilada. 
O flagelo é uma estrutura rígida, e não faz movimento ondulatório, faz movimento em hélice, como se fosse a hélice de um “barco”. Esse movimento não é de oscilação. Ela se move em direção ao nutriente, se é tóxico move pro outro lado, de acordo com oq é conveniente para ela. A membrana tem sítios de algumas estruturas que estão inseridas dentro da membrana como flagelos. 
Existem a motilidade por deslizamento, grupo de ptnas que perpassam pela membrana externa e PC, que vão se movendo por “esteira”, “tratores que deslizam”. 
Tem fimbrias, pili (conjugação). Ambos associados com adesão, associadas com VIRULÊNCIA, e pili associado com troca de informação genética chamada de conjugação.
Algumas podem esporular, não faz parte do ciclo de vida.

Continue navegando