Buscar

EXERCICIO PROCESSO CIVIL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCICIO PROCESSO CIVIL III
O que se entende por efeito obstativo do recurso ? 
Segundo a doutrina, a interposição de qualquer recurso obsta a preclusão temporal e o trânsito em julgado da decisão, sendo este somente verificado com o julgamento definitivo do recurso. Então, conclui-se que, durante o processamento até o julgamento definitivo do recurso, não há que se falar em preclusão temporal, sendo por consequência afastado o trânsito em julgado e a coisa julgada material, extraindo assim o chamado efeito obstativo do recurso.
Proferida decisão nos autos do processo em que litigam Humberto e Roberto, juiz julgou procedente o pedido do autor. O vencido impugna a decisão para postular através de embargos de declaração com efeitos infringentes o saneamento da omissão e contradição apontadas na sentença o juiz ao examinar o recurso modifica a decisão para julgar improcedente o pedido do autor dando ao recurso efeitos infringentes ou modificativos. Indaga-se pode o juiz modificar sua decisão inovando o processo?
Sim, acolhendo o juiz os embargos opostos caso implique em modificação da decisão embargada, deverá o juiz intimar o embargado para no prazo de 5 dias manifestar-se. Art. 1023 cpc
2. Bartolomeu celebrou contrato com Dílson, onde assumiu obrigação de pagar mensalmente certa quantia em dinheiro. Vencida a primeira obrigação, Dílson recusa o pagamento alegando que cedeu os seus direitos, decorrente do contrato assinado pelas partes, a Matheus, mas não exibe nenhuma prova documental da cessão do crédito, restando dúvida a quem pagar. Indaga-se: 
a) Pode Bartolomeu promover ação de consignação em pagamento, neste caso? Justifique. 
Sim, com base na dúvida de quem possui legitimidade pra receber o objeto do pagamento, pode o autor requerer o depósito consignado. Art. 335, IV cc
b) Quem deve figurar no pólo passivo da ação? Justifique. Todos os possíveis titulares do crédito afim de que provem seu direito. 548 NCPC.
c) Ocorrendo, entre os réus, dúvida sobre o verdadeiro credor, o autor da ação é excluído da relação processual, continuando os réus nos autos para fins de definição de quem deve levantar o valor depositado? Justifique. Sim, O juiz declarará efetuado o depósito e extinta a obrigação, continuando o processo entre os presuntivos credores observando o procedimento comum. Art. 548 , III CPC
3. Arlete celebrou com José um contrato de promessa de compra e venda de um imóvel cujo pagamento do valor do bem foi parcelado em 50 parcelas de R$10.000.00. José, diante da necessidade financeira, realizou contrato de mútuo com o Banco XZV onde ofereceu o referido imóvel em garantia, sem comunicar previamente a Arlete. Diante do descumprimento do contrato de mútuo por José, o Banco instaurou processo judicial visando a execução da garantia. Considerando que José está em local incerto e Arlete não mais vem recebendo os boletos para pagamento das parcelas, a compradora propôs ação de consignação em pagamento, nos termos do art. 547 do CPC/2015, em face de José e do Banco XZV, pois teve dúvida acerca da titularidade do crédito. O juiz extinguiu o feito, sem resolução do mérito, por entender que inexiste, nesse caso, interesse de agir vez que não há dúvida acerca de quem é o titular do crédito. O juiz agiu corretamente? 
Agiu de forma incorreta o douto juiz, pois a dúvida é uma hipótese que persiste, logo deveriam ser citados os possíveis titulares. 
4- Determinado Tribunal Regional Federal confirmou a sentença proferida por juízo federal no sentido de negar a equiparação de soldos entre militares das forças armadas. Inconformado, o recorrente interpôs recurso extraordinário, que foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal. O Ministro Relator entendeu que a violação a o texto constitucional era reflexa, por necessitar de revisão de lei federal, e inadmitiu o recurso extraordinário. Agiu adequadamente o relator? 
 R - O correto seria o relator remeter os autos ao STJ para julgamento como recurso especial conforme art. 1033 NCPC .
5- Em sessão plenária o Supremo Tribunal Federal alterou o entendimento pacífico através do precedente judicial extraído da ADPF 186, no sentido de admitir a constitucionalidade das cotas raciais nas universidades públicas, determinando que a partir da data da referida sessão o único critério a ser utilizado para ingresso nas universidades deve ser a meritocracia. Considerando a sistemática de aplicação dos precedentes judiciais podemos afirmar que o STF agiu adequadamente? 
Resp.: o posicionamento não está vedado a alterações, entretanto, deve ser analisado a modulação dos efeitos da alteração no interesse social e na segurança jurídica, no caso em tela não se agiu corretamente pois não aplicou se a modulação. 
6- Marcia ingressou com uma ação de revisão de cláusulas contratuais em face da Editora Encanto no 1º Juizado Especial da Comarca de Salvador. Após a realização da audiência de instrução e julgamento o juiz proferiu sentença julgando procedente o pedido da autora. A ré opôs embargos de declaração, sob o argumento de que houve erro material e omissão no julgado, no prazo legal, sendo este rejeitado pelo julgador. Após a publicação da decisão que julgou os embargos a empresa embargante interpôs recurso inominado no prazo de 10 dias. O recurso foi inadmitido pelo juiz por intempestividade, considerando a regra disposta no art. 50 d a Lei n' 9.099.+95. Agiu adequadamente o juiz? Conforme a mencionada lei o Juiz agiu incorretamente pois uma vez que os embargos de declaração foram interpostos dentro do prazo interrompem a contagem para interposição de recurso. 
7) Carlos ingressou com uma ação indeniza tória em face da Construtora JSP com o objetivo d e obter indenização pela demora na entrega d e seu imóvel. Após a citação, constatou-se que a construtora encerrou suas atividade s irregularmente, o que motivou o autor a requerer a desconsideração da personalidade jurídica, que foi indeferido de plano p elo juiz. Terminada a instrução, o juiz condenou a construtora a indenizar ao autor no valor d e R$10.000,00, devidamente atualizado e com juros legais. Irresignado com a sentença o autor interpôs recurso de apelação visando reformar a decisão interlocutória que indeferiu a desconsideração da personalidade como também aumentar o valor fixado a título de indenização. Diante do caso indaga-se: 
 a)A apelação de Carlos foi formulada adequadamente? 
 R- Não, considerando que a desconsideração da personalidade jurídica deveria ter sido atacada por meio de agravo de instrumento, conforme art. 1015, IV do N CPC. 
b) O juiz sentenciante poderá inadmitir o recurso de Carlos
R – O juízo “ a quo” em virtude do NCPC não faz juízo de admissibilidade 
8- o que você entende pelo denominado efeito expansivo de um recurso?
Expande seus efeitos para atingir pessoas ou coisas que não fizeram parte do recurso ex: recurso de um listiconsorte passivo que aproveita os demais.
9- O juiz da 2ª vara cível Federal do Rio de Janeiro, julgou improcedente o pleito indenizatório, decorrente de constrangimentos por espera excessiva da fila de banco, proposto por Jane Carla em face da caixa Econômica Federal. Irresignada com a decisão interpôs recurso de apelação que foi distribuída para 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª região. O relator ao receber o recurso julgou manifestadamente improcedente o fundamento de que a decisão recorrida esta com a jurisprudência do referido Tribunal Federal.
O relator pode julgar monocraticamente nesta hipótese? Fundamente. 
Agiu inadequadamente pois p caso em tela não é acordão do STF ou STJ não sendo possível julgar monocraticamente. Art. 932, IV, b CPC
Em caso de positivo, qual o recurso cabível contra a decisão proferida pelo relator? 
Agravo de instrumento conforme art. 1021 NCPC
10- João ingressou com uma ação de reintegração de posse em face de Valdomiro visando obter a retomada de seu imóvel como também a indenização por perdas e danos. A pretensão foi acolhidaem parte p elo juízo tão somente para determinar a reintegração do autor na posse do imóvel. O autor interpõe recurso de apelação para o respectivo Tribunal de Justiça visando obter a indenização por perdas e danos, o que foi negado pela Câmara que apreciou o recurso. O recorrente, diante da omissão do colegiado acerca d e pontos relevantes abordados no recurso, apresenta pedido de reconsideração no prazo de 15 dias, que foi rejeitado imediatamente pelo relator. Diante do c aso indaga-se? 
a) O pedido de reconsideração possui natureza recursal? Não, o pedido de reconsideração tem natureza de sucedâneo recursal, ou seja, apesar de possuir as mesmas finalidades não está no rol taxativo como recurso art. 994 CPC. 
b) Poderia o relator aplicar o princípio da fungibilidade recursal nesse caso? Não, pois além de erro grosseiro não se trata de um recurso para se aplicar fungibilidade.
11- Determinada empresa ajuizou perante Tribunal regional Federal mandato de segurança contra ato de juiz federal que lhe teria violado direito assegurado pela CF/88 nas informações o magistrado sustentou que a norma constitucional invocada vinha sendo interpretada pelos outros TRF de maneira diversa da adotada pelo impetrante. O tribunal aceitando a interpretação sustentada pelo impetrante concedeu à segurança desejando ser reformada a decisão a autoridade apontada como coatora bem como a pessoa jurídica a que ela pertence, deve interpor? Poderá interpor Recurso Extraordinário RE tendo em vista já serem esgotadas todas as outras possibilidades.
12- Imagine um mandato de segurança interposto em virtude de competência originária junto ao TJes, por dois votos contrárion o impetrante s ordem foi denegada almejando recorrer já saiu ferida alei federal invocada como fonte de seu direito violado pela autoridade competente o impetrante-vencido interpõe? Recurso Ordinário uma vez que preencheu os requisitos necessários art. 1027ncpc
13- João Vitor impetrou mandato de segurança perante TJSP concedido parcialmente vencido o terceiro juiz que provia a ordem integralmente inconformado com a decisão quais recursos que as partes poderão utilizar? O impetrante RO o impetrado RESP ou RE dependendo da matéria julgada.
14- Qual recurso cabível contra decisão do relator que nega admissibilidade para embargos de divergência ? Agravo interno art. 1021 NCPC
15- Conforme entendimento jurisprudencial dominante desde que preenchidos os requisitos legis são cabíveis embargos declaratórios d quais decisões judiciais? Qualquer decisão judicial que contenha omissão, obscuridade, contradição ou erro material art. 1022 NCPC O( omissão)CO (contradição)EM( erro material) ocoem
16- quando um acordão não unânime houver reformado em grau de apelação a sentença de mérito cabem ?
Se a violação for CF/88 Recurso extraordinário REXT se violar lei federal Recurso Especial - RESP
17- Qual recurso cabível contra acordão não unânime que, julgando procedente apelação cível reformou a sentença definitiva em expressa violação a dispositivo constitucional?
Recurso extraordinário 
18- Rafael e José impetraram Mandado de Segurança em face do Município visando obter a reintegração na Guarda Municipal, considerando que foram exonerados arbitrariamente por abuso de poder da municipalidade. O juiz excluiu José sob o fundamento de que, na hipótese, não cabe litisconsórcio. José interpôs agravo de instrumento que, após a devida distribuição, foi inadmitido sob fundamento de que contra a referida decisão o recurso cabível é a apelação. Agiu adequadamente o relator? Agiu incorretamente o relator pois a exclusão de litisconsorte está no rol de cabimento de interposição do agravo de instrumento art.1015 CPC

Outros materiais