Buscar

DIDÁTICA RESUMO- Quarto Capituli.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CCE
DEPARTAMENTO DE MET E TEC DE ENSINO/CCE
PROFESSORA: MARIA NORANEIDE RODRIGUES DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: DIDATICA
RESUMO CAPÍTULO QUATRO
ISABEL MARIANA BARBOSA MORAES
 TERESINA
2017
O planejamento da prática docente 
O texto aborda que a profissão de Educar envolve muita organização o planejamento que envolve a didática e a pedagogia. No decorrer do capítulo ele aborda principalmente essa questão da organização fazendo indagações sobre , experiências ,planejamento e de como Isto é posto em prática no âmbito escolar e altura faz um parágrafo questionando todo o significado de organização e planejamento , e se existe algo relacionado aos mesmos. Então cita que os pontos principais dos planos de Ensino que envolve objetivos ,conteúdos ,metodologia ,recursos e que devem não ser praticados apenas em sala de aula mas também nos outros ambientes escolares. Em momento A autora cita que existe nas escolas as semanas pedagógicas que são a semana onde os professores fazem o planejamento do ano inteiro e organizam o assunto a ser ministrado porém de acordo com alguns relatos, os professores resistem em fazer esta “tarefa” pois muitas vezes esse planejamento é repetido e serve apenas para a escola tem uma base do que será ministrado pelo professor. Um dos relatos cita também que os professores acham necessário este planejamento pois acreditam que tudo o que fazemos necessita de um.
Os professores brasileiros têm uma maior resistência em decorrência do tempo da ditadura militar onde o principal método de ensino era tecnicista que era um planejamento padronizado e que controlava o trabalho do professor, o que gerou práticas docentes individualistas fragmentadas e visadas a repetição. com o passar dos anos a melhoria política favoreceu a volta da escola classicista que denunciava o caráter alienador da prática ditadora. Com passar dos anos , a prática tecnicista foi reconfigurada com a ajuda da globalização e do neoliberalismo o contribuiu também para a precarização do trabalho.
Autora retorna com o questionamento do significado de planejamento que ela como uma ação reflexiva viva e contínua , que pode sofrer alterações para se adequar aos​ nossos objetivos e cita que o caráter participativo mobiliza toda a comunidade escolar, que é um dos pontos de planejamento que com outras palavras é um processo coletivo de construção de ideias e práticas. Os professores se organizam de acordo com o tempo que eles tem disponível. Então , os planos de ensino são divididos em : objetivos, conteúdos , metodologias ,recursos didáticos e avaliação como já foi citado anteriormente , onde o objetivo diz respeito aos propósitos da nossa ação. Já os conteúdos são considerados o alicerce e o fundamento que guia a prática pedagógica e a metodologia é como esse conteúdo seria ensinado. Já os recursos são os instrumentos utilizados na passagem do conteúdo de forma metódica. E por fim , a avaliação se faz necessário pois é um elemento construtivo plano do plano de ensino, Pois é nela que se verifica o êxito da aprendizagem.

Outros materiais