Buscar

Avaliação (PROVA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST1070_AV_201703160568 » GESTÃO INTEGRADA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201703160568 - KAREN DE SOUZA LIMA
	Professor:
	VALERIA BELLAS DA COSTA TEIXEIRA
	Turma: 9067/AL
	Nota da Prova: 5,3    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 08/06/2017 11:23:04
	
	 1a Questão (Ref.: 201703837658)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Spector (2002, p. 146) um recrutamento é um procedimento que se caracteriza por se constituir em um informe (direcionado ao mercado de mão-de-obra) sobre a oportunidade de vaga disponível que a organização pretende oferecer. A partir disto responda: 01. Qual o propósito do recrutamento? 02. Quais são suas vantagens no processo como um todo?
		
	
Resposta: 1)Encontrar talentos específicos para preencher determinadas vagas,com o intuito de promover uma boa produtividade para a organização. 2) Ele promove mudanças,motivação e inovações para a organização, como também através de um novo talento pode trazer agilidade,produtividade,habilidades e conhecimentos novos para a organização.
	
Gabarito: O propósito é empregar esforços consideráveis para a atração de pessoas qualificadas para a organização. Sendo o recrutamento uma ponte entre o mercado de trabalho e as organizações, quanto melhor ele se constituir mais condições de avaliação terá o psicólogo quando do processo de seleção, visto que o recrutamento serve como uma pré-seleção.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703782797)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	A greve é de direito dos trabalhadores e pode ser intencional de parte ou da totalidade dos trabalhadores, com a intenção de pressionar os empresários, a fim de terem suas reivindicações atendidas. Descreva 03 tipos de greve.
		
	
Resposta: Greve por aumento de salário, greve para ter um local de trabalho adequado e greve por atraso de salário.
	
Gabarito: Quanto ao objetivo- greve de reivindicação; Quanto à duração- de curta duração; de longa duração; Quanto a legalidade- greve licita e não abusiva; greve ilícita e abusiva; Quanto à extensão- greve numa só empresa; greve geral; Quanto à forma- greve ao pé da máquina; greve pipoca.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703436475)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É papel da área de RH pensar no delineamento de um plano de carreiras, ou seja, em uma sequência de cargos que mostre o desenvolvimento gradativo da complexidade do cargo. A existência desse plano pode facilitar o planejamento de sucessão em determinados cargos. Sabendo disto, assinale a alternativa correta.
		
	 
	O plano de carreiras aumenta a ansiedade dos funcionários porque eles ficam sabendo quais são os critérios para demissão.
	
	Um plano de carreiras impossibilita o planejamento da sucessão porque define os critérios para progressão na carreira.
	 
	Os programas de trainee servem para alocar estagiários nas organizações e se configuram como atividade vinculada do plano de carreiras.
	
	Seguir um plano de carreiras é responsabilidade do próprio empregado, que deve buscar empresas que garantam sua estabilidade no cargo.
	
	O plano de carreiras não existe em empresas com estruturas achatadas, porque não há possibilidades de movimentação horizontal.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703760697)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As funções básicas da área de Recursos Humanos devem ser analisadas e executadas de forma que proporcionem melhores resultados à organização. Tais práticas envolvem: I- o nepotismo como valor indispensável à progressão funcional; II- a garantia de oportunidades de crescimento com base em valores como meritocracia e ética; III- a utilização de ferramentas de acompanhamento do desempenho individual de cada empregado. Está(ão) correto(s):
		
	
	apenas o item I.
	 
	apenas os itens II e III.
	
	apenas os itens I e III.
	
	os itens I, II e III.
	
	apenas os itens I e II.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703284797)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	APONTE QUAIS SÃO OS SUBSISTEMAS DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS:
		
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MATERIAIS E INSTALAÇÕES; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; MONITORAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; SEGURANÇA PATRIMONIAL.
	 
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; MONITORAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	PROVISÃO DE METAS E RESULTADOS; PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703743010)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa ABC está perdendo mercado devido ao baixo rendimento e pouca inovação. É uma empresa que tem como característica, uma baixa rotatividade (a maioria dos empregados e gestores tem mais de 10 anos de casa) e todos compartilham das mesmas ideias que, geraram um grande sucesso empresarial no período de 1995 à 2005. Existe uma grande resistência à mudanças e sempre é citado o sucesso do passado como justificativa. A diretoria, pressionada pelos acionistas, resolveu fazer mudanças no quadro gerencial e solicitou ao RH uma estratégia de recrutamento e seleção que ajudasse a resolver o problema. Escolha nas opções a seguir a melhor estratégia para o problema relatado.
		
	
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento externo por ser mais econômico, mais rápido e apresentar maior índice de segurança
	
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento externo só para cargos técnicos e utilizar o recrutamento interno para os cargos gerenciais
	
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento interno para trazer novos conhecimentos, novas experiências e garantir a adaptação das pessoas
	 
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento externo, para trazer novos conhecimentos, novas experiências e mexer com a acomodação
	
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento interno por ser mais econômico, mais rápido e motivar a prata da casa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703872934)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual item abaixo não atende ao que se considera como objetivo da integração social?
		
	
	Humanizar a empresa.
	 
	Afastar as pessoas para uma percepção diferenciada.
	
	Minimizar as antipatias gratuitas existentes no ambiente de trabalho.
	 
	Quebrar aridez do ritmo dos negócios.
	
	Trabalhar as relações interpessoais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703355798)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na execução do Treinamento, alguns cuidados devem ser tomados para que o objetivo seja atingido. Dentre das alternativas abaixo, qual é a que atende melhor a esses requisitos?
		
	 
	O recrutamento de pessoal, treinamento qualificado e desenvolvimento profissional.
	
	A contratação de instrutores qualificados e experientes, espaços qualificados e diretoria de financeira acompanhando o processo de treinamento.
	
	Uso de aparelhagem multimídia para aumentar a eficiente no treinamento, instrutores altamente qualificados e participação direta do presidente da empresa.
	
	A definição de conteúdo adequado às necessidades da empresa, uso de alta tecnologia para impactar os treinandos, uso de hotel cinco estrelas para aumentar a motivação dos treinandos.
	 
	A seleção dos treinados, a competência dos instrutores e a pertinência do programa.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703410852)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O papel do Sindicato é muito importante para os trabalhadores. Reivindicareme/ou garantirem seus direitos e terem voz ativa junto aos empregadores. O Sindicato é uma associação de caráter permanente formada por trabalhadores e/ou empresários que tem a finalidade de:
		
	
	Mediar conflitos trabalhistas para garantir sua sobrevivência.
	
	Garantir os direitos dos trabalhadores quando os empresários atrasam os salários.
	
	Defender os direitos dos empresários quando os trabalhadores se manifestam.
	
	Participar de reuniões entre empregados e empregados e ficar do lado dos mais fracos que são os trabalhadores.
	 
	Representar, assistir e negociar com os patrões os direitos dos trabalhadores.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703780838)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Compete ao Departamento de Recursos Humanos promover, planejar, coordenar e controlar as atividades desenvolvidas relacionadas à seleção, orientação, avaliação de desempenho funcional e comportamental, capacitação, qualificação, acompanhamento do pessoal da instituição num todo, assim como, as atividades relativas à preservação da saúde e da segurança no ambiente de trabalho da Instituição. Diante disto, marque os objetivos e a obrigatoriedade do PCMSO ¿ Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional?
		
	
	Promover e preservar a saúde dos trabalhadores e é facultativo em todo e qualquer tipo de empresa, independente do porte e do grau de risco, bem como, é renovado anualmente.
	
	Promover e preservar a saúde dos trabalhadores e é obrigatório em todo e qualquer tipo de empresa, independente do porte e do grau de risco, bem como, é renovado semestralmente.
	
	Promover e preservar a saúde dos trabalhadores e é obrigatório em todo e qualquer tipo de empresa, independente do porte e do grau de risco, bem como, é renovado mensalmente.
	 
	Promover e preservar a saúde dos trabalhadores e é obrigatório em todo e qualquer tipo de empresa, independente do porte e do grau de risco, bem como, é renovado anualmente.
	
	Promover e preservar a saúde dos trabalhadores e é facultativo em todo e qualquer tipo de empresa, dependente do porte e do grau de risco, bem como, é renovado anualmente.

Outros materiais