Buscar

PROVA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0504_AV_201210039567 » DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201210039567 - ELAINE ABREU DA SILVA
	Professor:
	JOSE HELIO DE BRITO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 16/06/2017 15:56:01
	
	 1a Questão (Ref.: 201210082540)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As organizações devem desenvolver estratégias para os diferentes estágios do ciclo de vida, de forma a assegurar seu sucesso no mercado e aumentar a longevidade do produto que, incondicionalmente, morrerá pela superação de um concorrente ou pela troca por um produto substituto. Que estratégias são necessárias ao estágio de maturidade?
		
	
Resposta: Nessa fase o produto já não é mais novidade, já não está mais na fase de crescimento e geralmente está estagnado, é necessário investir em inovações complementares para o produto afim de adiar ao máximo a chegada da fase de declínio, reavaliar os preços, investir em promoções, ações de marketing que prolonguem a vida do produto.
	
Gabarito: neste estágio, muitas empresas decidem retirar-se do mercado por não conseguirem posicionar-se. As empresas remanescentes procuram atender segmentos distintos umas das outras evitando o surgimento de um novo ciclo de concorrência. A empresa pode expandir o número de pessoas que utilizam a marca.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201210089593)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	David Aacker afirma que a lealdade é um forte indicador do "brand equity" que está fortemente relacionado aos lucros futuros, uma vez que o aumento desta lealdade diminui a vulnerabilidade da base dos consumidores à ação da concorrência, o que se traduz diretamente nas vendas. De que maneira isso ocorre?
		
	
Resposta: Quando o produto tem seu valor percebido pelo cliente isso se reflete diretamente no valor que ele está disposto a pagar para adquirir o produto, isso também se reflete na obtenção da fidelidade do cliente, sendo assim a empresa poderá praticar valores mais altos gerando maior receita na empresa através desses produtos pois quando a empresa consegue fidelizar um cliente a probalidade do mesmo escolher a concorrência é significativamente reduzida e isso gera uma certa '' estabilidade" na base de consumidores da empresa, por isso se relaciona aos lucros futuros.
	
Gabarito: Quando o consumidor identifica para si uma determinada marca como sendo satisfatória, esta tende a se tornar sua escolha do dia a dia. Essa preferência propicia a lealdade do consumidor à marca, fazendo com que ele volte a adquirir o bem ou serviço.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201210220012)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As pessoas não compram produtos, mas soluções para seus problemas. Em outras palavras, o produto é mais do que um objeto físico com características funcionais e estéticas. Kotler (1993) afirma que "é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado". Sendo assim, assinale a alternativa com a sequência CORRETA: 1- O mercado, busca, constantemente, atender as expectativas dos consumidores. 2- É imprescindível estar atentos as reações, aos desejos, aos comportamentos e as necessidades do público alvo. 3- As características físicas ou especificações não devem ser entendidas como estratégias de Marketing.
		
	
	As três afirmações são falsas.
	
	As três afirmações são verdadeiras
	
	A primeira, a segunda afirmações são falsas e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, a segunda e terceira são falsas.
	 
	A primeira e a segunda afirmações são verdadeiras e a terceira é falsa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201210132179)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Não é fácil lançar um novo produto no mercado. Sobre as estratégias utilizadas pelo profissional de desenvolvimento de produtos, pode-se dizer:
		
	
	Nenhuma das respostas.
	 
	Para lançar um novo produto no mercado, é preciso investir na área de desenvolvimento de produtos e marcas dentro da empresa através de contratação de profissionais com perfil inovador e criativo. Também é preciso envolver outras áreas da empresa, como comunicação com o mercado. Uma estratégia de marketing é analisar novos mercados a serem atingidos, a fim de tornar esta informação uma vantagem competitiva para a empresa.
	
	Para lançar um novo produto no mercado, é preciso investir na área de desenvolvimento de produtos e marcas dentro da empresa através de contratação de profissionais com perfil inovador e criativo. Também é preciso envolver outras áreas da empresa, como comunicação com o mercado. Uma estratégia de marketing é analisar novos mercados a serem atingidos, a fim de usar esta informação para obter orçamento para a área de marketing em geral.
	
	Para lançar um novo produto no mercado, é preciso investir na área de desenvolvimento de produtos e marcas dentro da empresa através de contratação de profissionais com perfil inovador e criativo. Também é preciso envolver outras áreas da empresa, como comunicação com o mercado. Uma estratégia de marketing é analisar novos mercados a serem atingidos, a fim de não utilizar esta informação, pois é mais seguro não inovar na captação de novos consumidores.
	
	a) Para lançar um novo produto no mercado, é preciso investir na área de desenvolvimento de produtos e marcas dentro da empresa através de contratação de profissionais com perfil inovador e criativo. Também é preciso envolver outras áreas da empresa, como comunicação com o mercado. Uma estratégia de marketing é analisar novos mercados a serem atingidos, a fim de armazenar esta informação, somente.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201210778151)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na fase de Introdução de um produto a empresa pode optar pela estratégia de Desnatamento Rápido que significa:
		
	
	lançamento do novo produto alterando preços, melhorando a distribuição, utilizando novas ferramentas de comunicação
	 
	lançamento do novo produto a um preço elevado e com altos gastos em comunicação
	
	lançamento do novo produto a um preço alto, mas com baixos investimentos em comunicação.
	
	lançamento de um novo produto a preço baixo, mas com alto investimento em comunicação
	
	lançamento do novo produto a preço baixo e com baixos investimentos em comunicação.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201210071551)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O posicionamento é a criação de superioridade de marca na mente dos consumidores. A estratégia de posicionamento é desenvolvida com base no diferencial do produto, representando uma vantagem competitiva como, por exemplo, pelo benefício oferecido.
Isso porque o posicionamento cria uma razão convincente para o mercado-alvo comprar o produto, uma diferença significativa Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
	
	as duas afirmações são falsas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201210093149)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com o dinheiro de seu décimo terceiro, Claudia resolve adquirir uma televisão nova, de 32 polegadas e um home theater para a sua sala. Em termos de hábitos de compra, como podemos classificar esses produtos?
		
	
	Bens de Conveniência - são aqueles que o consumidor compra com freqüência, imediatamente e com um mínimo de esforço
	
	Bens de Especialidade - são bens com características singulares ou identificação de marca pelos quais um número suficiente de compradores está disposto a fazer um esforço extra de compra
	 
	Bens de Compra Comparados - são bens que o cliente compara em termos de adequação, qualidade, preço e modelo durante o processo de seleção e compra
	
	Bens de Impulso - são comprados sem qualquer planejamentoou esforço de busca
	
	Bens não Procurados - são bens que o consumidor não conhece ou normalmente não pensa em comprar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201210619411)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A marca Ekos inaugurou, em 2000, um modelo pioneiro de fazer negócios de forma sustentável. Desenvolvemos produtos mantendo a floresta em pé, em parceria com 23 comunidades rurais, envolvendo um total de 2.731 famílias. Assim, Natura Ekos une tradição popular ao uso sustentável de ativos da biodiversidade brasileira, despertando a consciência de que somos parte de uma só natureza e responsáveis por tudo aquilo que nos cerca. Consultado em 21/08/14, disponível em: http://naturaekos.com.br/valores-da-marca/natura-ekos-voce-faz-parte-desta-historia/ O texto acima se refere à que nível de significado da marca:
		
	
	Usuário.
	 
	Valores.
	 
	Cultura.
	
	Personalidade.
	
	Atributos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201210089535)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para agregar valor a um produto, é preciso executar uma ou mais atividades a um menor custo ou de uma forma melhor do que os concorrentes. Como uma organização dificilmente terá domínio sobre todas as competências necessárias, as alianças estratégicas compensam essas lacunas ao longo de sua cadeia de valor. São várias as razões pelas quais as empresas decidem desenvolver uma aliança como:
(I) acesso a novos mercados, redução de custos;
(II) redução de riscos;
(III) redução de custos;
Estão corretas as seguintes afirmações:
		
	
	II e III
	
	Apenas a III
	 
	I, II e III
	
	I e II
	
	Apenas I
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201210071520)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O mix de produtos de uma empresa se refere às diferentes linhas de produtos. A empresa que oferece um Mix consistente tem maiores possibilidade de inovar, pois permite uma expansão de negócios com maior facilidade. São possibilidades de inovação em produtos:
		
	
	Layout e vitrine
	
	Design e vitrine
	
	Embalagem e fachada
	 
	Design e embalagem
	
	Embalagem e condições de pagamento

Outros materiais