Buscar

RESUMO. As Contribuições dos Filósofos e de Alexander Von Humbodt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Oeste do Pará
Professora Dra.: Maria Mirtes Cortinhas dos Santos
Aluno acadêmico: Randerson Sousa Monteiro Junior 2017/1
Historia do Pensamento Geográfico e Epistemológico em Geografia 
Autor: Paulo R. Teixeira de Godoy
Neste trabalho, objetiva-se apresentar a origem da geografia, tida na Grécia antiga através da ciência e da filosofia e, também o legado científico deixado por Humboldt. Foi sendo descoberta conforme os estudos dos grandes filósofos pré-socráticos, que buscavam explicações do mundo, na natureza, no homem e no universo. Os filósofos eram dotados de conhecimento, tinham o domínio das ciências, artes e técnicas. A Grécia antiga foi classificada em dois períodos, cosmológica (das explicações mitológicas) e antropológica (do discurso moral e politico tendo como temática o homem). Fato histórico para a geografia foi o aparecimento da cartografia, que considerava o mapa a forma de comunicação mais antiga da humanidade, confeccionada em argila cozida, na Mesopotâmia. Entre os séculos VII e VI a.C viveram os sete sábios, que eram os homens notáveis de sabedoria prática, moldaram uma nova ética e moral e influenciaram diretamente na politica, com novas formas de organização, através de leis e regras inovadoras. Os filósofos pré-socráticos eram considerados naturalistas, pois seus estudos eram voltados para o principio de todas as coisas, ou seja, o cosmológico e, surgiram as escolas pré-socráticas (Jônica, Itálica, Eleata e da Pluralidade) representadas por eles. A filosofia passa então a contribuir do pensamento filosófico para o estudo da natureza, promovendo a passagem do saber mítico para a razão, e cerca de treze filósofos destacaram-se com estudos voltados para o conhecimento da natureza, onde surgem valiosas e significativas contribuições em diversos campos do conhecimento para o mundo. 
Grande ícone de suma importância para a geografia, foi também o naturalista Alexander Von Humboldt, que deixou seu legado cientifico em ricos materiais (teóricos e metodológicos), ao desbravar fronteiras pelo mundo, juntamente de grandes cientistas. Estudou finanças, mas destacou-se aos campos (zoologia, química, astronomia, botânica e etc.), mas tinha apreço mesmo era pela geografia, e foi um dos fundadores da geografia física. Humboldt queria mesmo era desbrava os novos mundos, considerados intocados. Passou por duas frustrações para realizar sua viagem, mas junto com seu amigo Bonpland seguiu para a Espanha, de onde sua viagem começa segue e, seu grande sonho, em direção as Américas, aportando primeiramente em 15 de Julho de 1799 em Cumaná, Venezuela. E a partir de então começaram suas grandes descobertas, por milhares de quilômetros em rios navegados e também itens colecionados, como plantas, peles, rochas e etc. Percorreu o total de 9.650km. Humboldt era considerado por Simon Bolívar ”o grande descobridor da América” por ser o que mais fez entre seus conquistadores. Humboldt deixou grandes contribuições para a geografia como ramo específico, como as bases da geografia física (climatologia, botânica, orografia, oceanografia, geologia etc.), também o estudo sobre as populações (estatísticas e economia politica). 
Os filósofos e o naturalista Humboldt deixaram juntos grandes contribuições e bases primordiais para a geografia e também para outros diversos campos de conhecimento, através de teorias e metodologias que a filosofia constituiu e, da sistematização do pensamento cientifico deixada como legado por Alexander Von Humboldt.

Outros materiais