Buscar

AVS 4º Período

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0355_AVS_ » CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno
	Professor:
	JOAO MARCUS PERELLI DOS SANTOS
	Turma: 
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201509778510)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ultima LDBEN (Brasil, 1996) possibilita total autonomia das escolas para estabelecer o que é prioritário para sua comunidade, dando aos seus educadores liberdade de escolha para discutir, organizar e elaborar o projeto político-pedagógico, definindo a grade curricular. desta forma a Educação Física acabou perdendo espaço na escola. A que se deve essa perda?
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: À falta de conhecimento e, consequentemente, desvalorização dessa disciplina por parte daqueles que dirigem e administram a escola, se estendendo a comunidade, representada pelos pais, que não conhecem os benefícios que as aulas de Educação Física poderão trazer aos seus filhos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509217608)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As questões desdobram-se em muitas outras e compõem o objetivo pretendido de articular teoria com a prática e fazer acontecer à diferença social na vida cotidiana. De que forma podemos desenvolver o processo educativo-pedagógico?
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: A garantia das aprendizagens para a vida cidadã passa pelo prazer de criar e se entregar à atividade, pela liberdade de participar e pela autoridade de ser e saber realizar o possível.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509216191)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Constituem objetivos da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física. EXCETO uma alternativa.
 
		
	
	Inaugurar uma discussão reflexiva sobre o corpo humano e suas potências histórico-sociais, numa visão de totalidade, e relacioná-lo a uma concepção de Educação Física Escolar.
	
	Levar ao entendimento de que ser um corpo é integrar-se em um mundo de exigências e de possibilidades.
	
	Envolver os alunos do Curso de Pedagogia na problematização dos temas da vida cidadã, que como elos articulares potencializam princípios estruturantes sobre o corpo em movimento e práticas socioculturais
	 
	Capacitar o futuro pedagogo para ministrar aulas de educação física.
	
	reconhecer o corpo e o movimento como forma de expressão e comunicação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509825964)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao analisarmos a visão positivista sobre a história vislumbramos a ideia de que essa concepção entende os fatos cronológicos como ciência do passado, negando as interpretações históricas do corpo e de suas práticas cotidianas. O que buscamos na disciplina Conteúdo, metodologia e prática de ensino da educação física é construir saberes que favoreçam uma compreensão de homem como um sujeito existente no e com o mundo, inserido em um contexto cultural diferenciado pelo movimento das representações coletivas da sociedade. Com base nessa afirmativa podemos considerar que:
		
	
	A história da humanidade não interfere nas construções corporais, pois cada indivíduo é formado apenas pela herança genética.
	
	O estudo sobre o corpo demonstra que não existe relação entre história, cultura e desenvolvimento corporal.
	 
	O corpo é formado dia a dia no movimento sociopolítico e vai registrando sua história diante do que lhe é apresentado e atribuído nas relações socioculturais.
	
	As práticas cotidianas existentes nos diferentes períodos históricos não interferem nas construções corporais da pessoa humana.
	
	A observação da construção corporal de um indivíduo demonstra que o mesmo não sofre influência da cultura e que a relação tempo e espaço não afeta seu fazer.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509216666)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a função social da educação física, considere as afirmativas abaixo:
I- A educação física deve ser vista como um instrumento ideológico e de manipulação da sociedade.
II- Os estudos em educação física devem ser abrangentes e voltados para as necessidades da sociedade.
III- O indivíduo deve ser visto na prática da educação física como um ser biopsicossocial.
IV- A educação física deve enfatizar o esporte como um instrumento para a seletividade.
V- A educação física na atualidade, não pode ser vista como área do conhecimento que trabalha com o corpo como fenômeno sociocultural.
Assinale a opção que apresenta os conceitos CORRETOS:
		
	
	3 Estão corretas as afirmativas III e IV
	
	5- Estão corretas as afirmativas I, e IV
	 
	2- Estão corretas as afirmativas II e III
	
	4- Estão corretas as afirmativas I, II e V
	
	1 Estão corretas as afirmativas I, III e V
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509339910)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Os anos setenta foram anos de contrastes. Iniciou com o apogeu do golpe militar no Brasil, do regime implantado pelos militares, mas também foi do declínio deste regime. Foram anos de massiva propaganda, anos de ditadura, falta de liberdade, censura e perseguições. Mas também foram anos de resistência, formada pelos intelectuais, estudantes, operários, artistas. Foi também a década em que o futebol esteve em pauta contribuindo para alienação do povo salientado pelo título de tri-campeão mundial, bem no começo da década "noventa milhões em ação". Os objetivos e propostas educacionais da Educação Física sofreram diversas alterações desde a sua introdução no currículo escolar, no final do século XIX. Porém estas perspectivas pedagógicas não aconteceram de forma isolada do contexto político e social em que estavam inseridas. De acordo com o texto acima, de que forma a Educação Física atuou no período da ditadura militar, no Brasil?
		
	 
	Valorizando as atividades esportivas, os campeonatos escolares, principalmente como forma de manutenção da Ordem e do Progresso, pelo controle do corpo.
	
	Fortalecer o trabalhador, melhorando sua capacidade produtiva, além de desenvolver a cooperação em benefício da coletividade.
	
	Incutindo hábitos de higiene e saúde, valorizando o desenvolvimento do físico e da moral, a partir do exercício e de uma prática eugenista.
	
	Desenvolvendo atividades lúdicas que propiciassem o trabalho interdisciplinar no ambiente escolar.
	
	Concebendo o aluno como um ser humano integral, por meio do desenvolvimento psicomotor.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509875496)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com base nos indicadores estruturantes que orientam a pedagogia do movimento e seu desdobramento prático, considera-se a partir de Freire & Scaglia (2003) que a escolha dos conteúdos que farão parte dos planos pedagógicos deverá ser coerente e envolver, entre outros, princípios elementares que desenvolvam uma prática pedagógica de qualidade. Podemos afirmar que são princípios propostos por esses autores os expostos a seguir, com EXCEÇÃO de:
		
	
	Os planos pedagógicos devem contemplar as manifestações de jogo que tenham sido incorporadas a essa área de conhecimento ou possam vir a sê-lo;
	
	Os planos pedagógicos devem estar relacionados ao exercício corporal, um conjunto de tecnologias que objetivam fortalecer, corrigir, prevenir e aperfeiçoar as capacidades e habilidades corporais.
	
	Os planos pedagógicos devem valorizar as atividades lúdicas e o exercício corporal como atividades do presente que não se dirige a um futuro previsível;
	
	Os planos pedagógicos devem levar em conta os pressupostos teóricos que embasam as atividades desafiadoras como o jogo, que não tem de se conformar a algo predeterminado.
	 
	Os planos pedagógicos devem contemplar atividades que separem o sujeito do objeto, isto é, que dicotomizem o praticante dos objetos do jogo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509216577)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando as exigências de qualidade e de ética profissional nas intervenções,o profissional de educação física NÃO deverá:
		
	
	Contribuir para a formação integral de crianças, jovens, adultos e idosos, no sentido de que sejam cidadãos autônomos e conscientes
	
	Conhecer e utilizar os recursos tecnológicos, inerentes à aplicação profissional
	
	Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades de indivíduos e grupos, atuando como agente de trans formação social
	 
	Estimular e fomentar o direito de todas as pessoas às atividades físicas apenas por vias formais
	
	Respeitar a individualidade dos alunos planejando suas atividades
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509382350)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Vimos em nossas aulas que ¿o lazer, ao ser veiculado nas mídias de massa como elemento do desejo e produzido para o consumo, impõe-se por todo o mercado globalizado como uma mercadoria capaz de oferecer inúmeras possibilidades que se ajustam a todos os gostos e desejos, todos os orçamentos, classe social¿ (trecho retirado de aula). Esta estrutura é mantida por uma indústria cultural que cresce a cada ano, influenciando diretamente nossas escolhas.Quanto às relações sobre indústria cultural e lazer, é correto afirmar que:I ¿ A indústria cultural produz bens culturais como mercadorias.II ¿ O objetivo da indústria cultural é estimular a capacidade crítica dos indivíduos.III ¿ A indústria cultural cria a ilusão de felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.IV ¿ A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em que vive. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II e III.
	 
	I, III e IV.
	
	II, III e IV.
	
	II e III.
	
	I e IV.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509210002)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para que o jogo seja verdadeiramente educativo, o que podemos considerar como correto:
		
	
	O jogo deve supor um desafio para as crianças.
	
	O jogo deve constituir uma via de aprendizagem do comportamento cooperativo.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	É preciso diversificar os jogos.
	
	O jogo deve permitir o desenvolvimento global da criança enquanto ela se diverte.

Outros materiais